Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

domingo, 28 de outubro de 2007

Pelo romance 'O remorso de Baltazar Serapião' - Prémio José Saramago 2007 atribuído a Valter Hugo Mãe


O escritor Valter Hugo Mãe foi distinguido, por unanimidade, esta sexta-feira, com o Prémio Literário José Saramago 2007, pelo romance "O remorso de Baltazar Serapião".
.
O prémio pecuniário desta quinta edição do galardão, com carácter bienal, ascende a 25 mil euros.
.
Guilhermina Gomes, presidente da Fundação Círculo de Leitores, foi também a presidente do júri da edição 2007, ainda composto por Maria de Santa Cruz, Nazaré Gomes dos Santos, Manuel Frias Martins, Nélida Piñon, Pilar del Rio, Vasco Graça Moura e Ana Paula Tavares.
.
O prémio, instituído pela Fundação, destina-se a jovens autores com obra editada em língua portuguesa.

.
in Correio da Manhã 2007.10.26
.
Para saber sobre o premiado:

Novas Escritas - valter hugo mãe

poesia_e_prosa: Valter Hugo Mãe

Excerto do livro premiado:

"Numa Idade Média brutal e miserável, Baltazar casa com a mulher dos seus sonhos e, tal como o pai fizera antes com a mãe e com a vaca Sarga, fêmeas irmanadas em condição e estatuto familiar, leva muito a sério a administração da sua educação. Mas o senhor feudal, pondo os olhos sobre a jovem esposa, não desiste de exercer sobre ela os seus direitos. Entregue aos desmandos do poder e do destino, Baltazar será forçado a seguir por caminhos que o levarão ao encontro da bruxaria, da possessão e do remorso.Com um notável trabalho de linguagem que recria poeticamente a língua arcaica e rude do povo, o remorso de baltazar serapião, de valter hugo mãe — autor, entre outros, de o nosso reino, seleccionado pelo Diário de Notícias como um dos melhores romances portugueses de 2004 — é uma tenebrosa metáfora da violência doméstica e do poder sinistro do amor."

.
» Artigos Relacionados

.

18-10-2007 - 00:00:00 Dinheiro compra tempo
20-09-2007 - 00:23:00 Letizia entrega galardão a Saramago

Sem comentários: