Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Tibães: Após 20 anos em obras - Mosteiro deixa de ser estaleiro

* Secundino Cunha
.
Como sempre acontece em Portugal, foram às dezenas os avanços e recuos. No entanto, acaba por ser digno de registo o facto de o convento do Mosteiro de Tibães, em Braga, casa-mãe dos Beneditinos no nosso país, ter sido recuperado em duas décadas.
.

O Mosteiro de São Martinho de Tibães foi adquirido pelo Estado português em 1986 e afecto ao então Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) que, no ano seguinte, iniciou as obras de recuperação.
.
O investimento total ascendeu aos 13,5 milhões de euros, com financiamentos oriundos do Ministério da Cultura e dos fundos comunitários, através de vários programas e ao abrigo de três quadros comunitários de apoio.
.
A conclusão da segunda fase das obras, que passou pela recuperação e reabilitação do Noviciado, Ala Sul e Claustro do Refeitório, num investimento de 3,5 milhões de euros, foi motivo de grande festa para os responsáveis deste monumento nacional.
.
Aida Mata, a directora do Museu, manifestou-se “extremamente satisfeita”, mas preferiu não prestar declarações ontem, remetendo para a apresentação dos resultados dos trabalhos, no próximo sábado, dia 20.
.
O Mosteiro de Tibães, que conta ainda com uma magnífica cerca, está agora também preparado para receber um grupo de monjas que, há cinco anos, revelou interesse em instalar-se na região de Braga. Uma iniciativa que conta com o apoio da Igreja.
.
in Correio da Manhã 2007.10.16
.
Foto Sérgio Freitas - A casa-mãe dos Beneditinos em Portugal é agora um dos mais belos museus do País.
.
Para saber mais ver:
.

Sem comentários: