Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

sábado, 27 de outubro de 2007

PRIMEIRA APRESENTAÇÃO DA EXPOSIÇÃO HERMITAGE EM LISBOA


Museu Hermitage - Exposição


PRIMEIRA APRESENTAÇÃO DA EXPOSIÇÃO HERMITAGE EM LISBOA

De Pedro (o Grande) a Nicolau II
Arte e Cultura do Império Russo nas Colecções do Hermitage
Inauguração 25 de Outubro.

Local
Galeria de Pintura do Rei D. Luís, Palácio da Ajuda.


Conteúdos
636 peças de áreas tão diversas como pintura - com retratos de Estado de Catarina da Rússia e Pedro o Grande – mobiliário, ourivesaria (cálice e patena, relógios, caixas, peças de adorno), trajes imperiais, trenó real e de criança, baixelas de prata e ouro, serviços de jantar em porcelana reconstituindo as mesas do palácio imperial, etc.

O Museu Hermitage pertence ao mundo pela importância das suas colecções, palavras do Dr. Mateveyev, Director Adjunto para Exposições e Desenvolvimento, em recente entrevista, durante a sua visita na Lisboa.

A apresentação em Portugal, pela primeira vez, de uma exposição de obras das colecções do Hermitage, que incluirá cerca de 650 peças de pintura, mobiliário, ourivesaria e traje, com particular destaque para os retratos de Estado de Catarina da Rússia e Pedro o Grande, trenós usados pelos Czares, baixelas de prata e ouro, serviços de jantar em porcelana reconstituindo as mesas do palácio imperial, entre outros, será um momento único, gerador de interesse ímpar, que atrairá à Galeria de Pintura do Rei D. Luís, I no Palácio da Ajuda, um vasto e diversificado público.


A exposição 'De Pedro, o Grande, a Nicolau II - Arte e Cultura do Império Russo nas Colecções do Hermitage' é organizada especificamente para Portugal, sob a direcção de duas comissárias do Museu Hermitage, reunindo cerca de 650 obras das variadas colecções do Museu, em especial provenientes dos Departamentos de Arte Europeia e do Departamento Russo.

O programa expositivo traça um percurso cronológico que se inicia no século XVIII, no reinado de Pedro I, o fundador do Império, continuando por Isabel I e Catarina a Grande, czarinas a quem se deve uma expressiva protecção das artes e a fundação do Palácio de Inverno de São Petersburgo, edifício que viria a albergar o Museu Hermitage. A abordagem prolonga-se pelo século XIX, através dos reinados de Paulo I, Alexandre I e termina já no dealbar do século XX no último czar Nicolau II, traçando um percurso de mais de dois séculos com uma selecção de obras escolhidas entre as mais significativas colecções deste museu.


Nesta mostra, as colecções de Pintura, estão amplamente representadas com retratos de Estado dos imperadores ou de membros da corte ou ainda de vistas de S. Petersburgo, as colecções de jóias e ourivesaria com os famosos trabalhos do ourives Fabergé que deu a conhecer ao mundo a sua arte única de trabalhar o esmalte, ouro e pedras preciosas, as miniaturas com retratos imperiais, obras de arte muito populares durante o reinado de Catarina a Grande, que criou mesmo uma escola para ensinar este ofício na Real Academia de Arte, as colecções de mobiliário representadas por cadeiras imperiais, mesas entalhadas ou ainda com os trenós da família imperial, as colecções de porcelana oriundas da Fábrica Imperial de Porcelana, que serão amplamente apresentadas com ricos serviços de mesa recriando as mesas imperiais.

Num percurso sobre as várias formas de expressão cultural do Império Russo, estão igualmente seleccionadas peças de arte ligadas aos grandes filósofos ou médicos da corte. As colecções de Traje estão igualmente presentes com sumptuosos vestidos de corte, mantos ou uniformes militares dos czares.

A apresentação das referidas colecções de pintura, artes decorativas, mobiliário e traje ilustrará, através de diferentes núcleos expositivos, a sumptuosa vida das cortes dos czares russos, numa exposição que aliará a raridade das peças em exposição ao interesse emotivo que as mesmas seguramente despertarão junto do público.

in http://www.atl-turismolisboa.pt/

1 comentário:

redonda disse...

Gostaria muito de ir ver esta exposição!