Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Observatório Mundial em Grândola


* Pedro Galego, Setúbal
.
Imortalizada como ‘vila morena’ nos versos de Zeca Afonso, Grândola arranca hoje com um projecto de estudo, registo e divulgação da canção de intervenção. Trata-se do Observatório Mundial da Canção de Protesto (OMCP), cuja designação surgiu precisamente do hino revolucionário de Abril e do legado deixado pelo músico de intervenção. A apresentação é às 14h00, na Biblioteca Municipal da localidade.
.
“Este projecto pretende ser um lugar de união, registo e divulgação das canções de protesto na emancipação dos povos ao longo da História”, disse ao CM Carlos Beato, presidente da Câmara de Grândola.

“Sendo esta a terra onde o povo é quem mais ordena, teria de partir de nós uma iniciativa desta dimensão que pretende realçar todo o legado cultural, os elementos históricos e sociais que estão na génese das canções de protesto”, acrescentou o autarca, também ele um dos capitães de Abril que, ao lado de Salgueiro Maia, desfilou desde Santarém rumo à capital na noite da Revolução dos Cravos que deu origem à queda da ditadura e à implantação de um regime democrático em Portugal em 1974.

PONTO DE ENCONTRO

De acordo com os mentores do OMCP, o espaço servirá ainda para reunir investigadores e autores em colóquios, debates e conferências. Hoje, após um colóquio sobre José Afonso, acontecerá ainda um reencontro de três nomes fortes da canção de protesto de Portugal e Espanha – Francisco Fanhais e José Mário Branco juntam-se a Paço Ibañez em concerto, três décadas depois de terem partilhado um palco pela última vez.

Ao CM, Carlos Beato salientou ainda que estão a ser desenvolvidos contactos com organizações internacionais como a UNESCO e a Comissão de Cultura da União Europeia a fim de conseguir parcerias que permitam dar uma dimensão mundial ao projecto.

Criar prémios para a investigação e promover a publicação de teses, trabalhos e artigos científicos na área, organizar festivais de música e criar um estúdio-laboratório fonográfico polivalente, uma sala multimédia e salas de audições são outros dos objectivos a que se propõe o Observatório Mundial da Canção de Protesto.

PROGRAMA

COLÓQUIO

Depois da apresentação, às 14h00, segue-se às 17h00, ainda na Biblioteca, um colóquio sobre José Afonso. O debate será moderado por Alípio Rodrigues (Presidente da Associação José Afonso) e terá como oradores Daniel Proença de Carvalho, o percussionista Rui Rodrigues e a filha do compositor, Helena Afonso.

CONCERTO

Às 22h00, os portugueses Francisco Fanhais e José Mário Branco e o espanhol Paco Ibañez voltam a juntar-se em palco ao fim de 30 anos. O concerto realiza-se no Parque de Feiras e Exposições da vila alentejana.
.
in Correio da Manhã, 2007.10.21
foto - Memorial em Grândola

1 comentário:

Belisa disse...

Acho importante estas comemorações para o não esquecimento de Abril e em Grândola um sítio de eleição.
Acho que todas as actividades são bem interessantes.Desejo felicidades para o projecto.

Beijos estrelados