Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

terça-feira, 19 de abril de 2011

Representações da última ceia de Cristo


.
Entre a mitologia e a religião existe um grande abismo, mas algumas neomitologias tentam de algum modo transgredir/reinterpretar a religião, no sentido de dar um movimento que não seja a já costumeira regressão, de retomar as “origens”, de um ponto estático do passado; mas sim um movimento novo, não necessariamente adiante, apenas um movimento com potencial para transformar o que se move.

Apesar de grande parte da nossa cultura atual ser formada pelas religiões que conhecemos, algumas outras formadoras de opinião tem potencial para pelo menos criar outros olhos para se ver essas religiões, principalmente no que concerne às religiões ocidentais em geral; que possuem muitos costumes e ideais que são excludentes e intolerantes. As neomitologias, quando abertas às interpretações que se davam às antigas mitologias, mas com os argumentos atuais; nos dão a possibilidade de conseguirmos uma fonte de atualizações dos antigos mitos.
.
Quantos de vocês conhecem a pintura de Leonardo Da Vinci com o título “A Última Ceia”(tradução), ou “Santa Ceia”? Talvez não pelo título, mas sim pela história de que foi onde Jesus fez sua última refeição com os apóstolos antes de ser preso. Ou depois de assistir o filme “O Código Da Vinci”. Ok se ainda não lembra, talvez a imagem lhe seja familiar…
“Pintura de Leonardo da Vinci feita na parede do refeitório do convento de Santa Maria delle Grazie, em Milão.” Retirei essa imagem do site:  HYPERLINK “http://www.nublog.com.br/exibecompleta.php? 
De acordo com a Wikipédia, em um manuscrito encontrado no século XIX assinado por Da Vinci os apóstolos estariam representados da esquerda pra direita – do espectador – como sendo: Bartolomeu, Tiago Menor e André; no segundo grupo Judas Iscariotes (cabelo e barba negra), Simão Pedro e João, este o único imberbe do grupo; Cristo ao centro; Tomé, Tiago Maior e Filipe (este também imberbe) e no quarto grupo estão Mateus (aparentemente com barba rala), Judas Jésus e Simão Cananeu também chamado de Simão, o Zelote, por último. Nota de Régis: João é a Maria, devido a sociedade machista ela se camuflou.
.
Pois bem, agora que já estamos mais familiarizados com a história, a imagem e as novas possibilidades de reinterpretar esses antigos mitos; gostaria de mostrar uma das pesquisas que nosso amigo, conhecido aqui como “monstrodopantano”, fez em relação à essa grande referência das artes plásticas que é a pintura de Da Vinci.
São várias as mídias que citaram esse quadro, algumas de modo bem sutil, outras nem tanto. Mas em todas elas temos uma constante todos os personagens correlatos carregam em si significados que vão além de sua personalidade “oficial”, por causa de sua posição na imagem, óbvio que a associação normalmente mais imediata é a do personagem central com Jesus, neste caso vemos quase um paradoxo com o Cavaleiro das Trevas representando o filho de Deus.
.
nota de Régis(esq p/ direita – Tornado Vermelho, Lanterna Verde, Canário Negro, Mulher Maravilha, Batman, Vixen, Trovão Negro, Mulher-Gavião, Arqueiro Vermelho, e na frente Superman e Sr. Ação (que é o Jimmy Olsen) Pode-se notar que o Lanterna é Judas pois havia já se tornado o Parallax, e se faz a uma alusão de um caso entre Batman e a Diana, como Jesus e Maria.
Já que nossos principais objetos de estudos são as HQs como citamos a DC na anterior, agora foi a vez dos X-Men.
.
nota de Régis: A Fênix é a representação do sagrado e do profano, enquanto Gambit faz seu papel como o Judas dos X-men. Quem reparar, vai ver o Teleporter ali atrás do cable?Why? (esq p/ direita Colossus, Homem de Gelo, Noturno, Wolverine, Gambit, Ciclope, Fênix, Teleporter, Cable,Anjo, Fera, Bishop e Professor X)
Aqui vemos vários atores do cinema  tendo a Marilyn Monroe no centro.
Nota de Régis:Este desenho se chama “Dinner for Great Names (Dinner der Berühmten),”é de um designer italiano Renato Casaro (esq p/ direita - Laurel e Hardy (O gordo e o magro), Elvis, Clark Gable, John Wayne (no lugar de Robert Mitchum), Charlie Chaplin, Marilyn Monroe, James Dean, Humphrey Bogart, Fred Astaire, Cary Grant, Boris Karloff como Frankestein (no lugar de Groucho Marx) e Marlon Brando nosso selvagem da motocileta. Postei outra imagem embaixo para mostrar as alterações.
Alguns esotéricos acreditam que os 12 apóstolos na pintura representam os 12 signos, ou mesmo os 12 planetas.
Aqui vemos vários roqueiros das antigas, com Bob Dylan sendo o homenageado central. Corrijam-me se estiver enganado, mas os 2 penúltimos me lembram muito o Chech e o Chong. Santana e Willie Nelson, que além de lembrarem fisicamente Cheech e Chong também nos lembram por outros motivos..hehe nota de régis:(esq p/ direita – Duane Allman, Bruce Springsteen, Bob Marley, John Lennon, Eric Clapton, Jerry Garcia, Bob Dylan, Van Morrison, Jimi Hendrix, Mick Jagger, Carlos Santana, Willie Nelson , Tom Waits) desenho de James Seward
Até o videogame foi fonte dessa releitura com o Mario no centro.
.
NotaRegis: esq p/dir :Snake (Metal Gear), Ness (Earthbound/Mother), Yoshi, Donkey Kong, Pikachu (Pokemon), the Princess, Mario, Kirby, Link (Legend of Zelda), Samus (Metroid), Pit (Kid Icarus), Fox (StarFox), Sonic.
.
Como sempre o Guerra nas Estrelas é uma eterna fonte de releituras, na animação, nos jogos, nos produtos que levam a marca e por que não nas criações posteriores, sejam elas de fãns ou de artistas renomados.
.
Personagens da Looney Tunes.
nota régis: Henery Hawk, Willie E. Coyote, JUnior Bear, Elmer Fudd (Hortelino Trocaletra), Road Runner (Papa Léguas), Bugs Bunny (Pernalonga), Daffy Duck (Patolino), Marvin o Marciano, Marc Anthony, Pepe le Pew, Gossamer e Porky Pig (Gaguinho)
.

Alguns dos palhaços mais famosos e mais sinistros do mundo.
.
Nota de Régis: It de Stephen King no centro, Os três coringas da esq. (Jack Nicholson, Cesar Romero e Heat Ledger) Krusty dos Simpsons. o resto eu não lembro só o Ronaldo Mcdonald.
.
Os Muppets. Nota de Régis: na verdade é a vila sésamo que fazem parte dos Muppets.
.
Popeye. esq p/ direita: Alice the Goon, the Sea Hag (A Bruxa do mar), Poopdeck Pappy, Brutus, Professor O.G. Wattasnozzle, Olive Oyl, Popeye, the Jeep, J. Wellington Wimpy (Dudu), Rough House the cook, Swee’ Pea (Gugu), George Geezil, Castor Oyl.
.
Os chamados action figures – bonecos de ação.
.
Lego caracterizado como diversos personagens de outras mídias.
.
Lego representando os apóstolos mesmo.
.
Mais alguns super-heróis beem antigos da Marvel Comics. Belíssimo desenho da lenda Joe Simon, o criador do Capitão. Com ajuda de seu Filho Gail Simon e de um certo Leonardo q o ajudou. Fez este desenho quando soube que seu herói iria morrer.
.
Bela capa de Simon com Kirby, do Capitão dando um belo cruzado no Hitler.
.
Alguns não tão heróis.
.
Nota de Régis: Esq p/ dir: Papai smurf, Spiderman, Mickey Mouse, Mortadelo, Tintin, Corto Maltese a, Obelix, Popeye, Spirou, Lucky Luke, Charlie Brown e Snoopy na mesa ae têm aquele manga maluco shin chan…
.
Zumbis.
Monstros. Régi’s notes (esq p/ direita: Mummy, Cyclops, Wolfman, the Headless Horseman é Judas, Zombie, Death, Dracula é Jesus, Creature From the Black Lagoon, Invisible Man, Frankenstein’s Monster, Bride of Frankenstein, Ghost, Witch.
.
Personalidades diversas 1
Personalidades diversas 2
E até mesmo os personagens dos cereais matinais não fugiram da citação.
.
Enfim, essa foi a pesquisa feita por nosso amigo “monstrodopântano”. 
.
Agradeço sua autorização para postar essa pesquisa aqui. Espero que tenham gostado tanto quanto eu.
abraços PLAUNS
.
.
(...)
.

Santa Ceia pt 2 – por Régis Y.

Apenas complementando o trabalho com alguma cultuadas cenas retratando a santa ceia. Estes são apenas alguns segredos que Da Vinci escondeu em seu trabalho:
(...)
.

Essa pesquisa se inicou na busca do secgredo que havia atrás desta obra, por trás da mitologia e da vida de Jesus Cristo, como é dito em imagionationland de south park, essas figuras mitológicas são muito mais significantes para o mundo do que as pessoas comuns. São figuras imaginárias que representam muito mais na vida de algumas pessoas do que o que realmente existe. A questão é o que realmente existe, Jesus, Superman, Popeye, Luke Skywalker são muito mais importantes do que às vezes a própria família em si. Como coloquei anteriormente que João não é João, e sim, Maria. Como no filme de Ed Wood, Glen or Glenda, os mitos estào cheios de mistérios já dentro de sua própria criação e também cheios de destruição no seu desenvolvimento. O livro de Dan Brown o qual eu não li e nem sei se vou ler, retrata isso. Vi em muitos sites que o segredo é photoshopiano, coloque a santa ceia de da vinci  sobreposta em uma mesma santa ceia de Da Vinci, mas isso eu também não fiz, assim:
.

Logo você verá mais apóstolos, antigos, com roupas templários, cavaleiros:

 Na verdade se é visível o próprio Leo.
.

Bow não vi segredo nenhum fora o do Bezerra, mas quem sou eu para debater um dos maiores artistas, roteirista e desenhistas de toda a história da humanidade que foi, e que é leonardo da Vinci, que elaborou até um Disco Voador, Há quem diga que Leonardo era o próprio Jesus e forjou uma bela história para si. Podem ser os12 Trabalhos de Hércules, que são os passos iniciáticos necessários para se encarnar o Cristo Interior. As 12 faculdades superiores de nosso Ser Interior, são os 12 apóstolos, os 12 Cavaleiros da Távola Redonda, os 12 Signos, ou será que Leonardo estava lá, era o 13?
.
Essa dae foi tirada do stand up comedy dos Barbichas, quem quizer dar boas risadas é só procurar no Youtube.
.
Começo com cena de South Park, da 13 temporada episódio 03 – Margaritaville The Last pizza party
.
da esq p/ dir – Craig, Timmy, Jason, Cartman como o Judas, Token, Kyle como o salvador judeu, Jimmy, Butters, ?,Tweek, Ike, Clyde
.













Os Simpsons no bar do Moe, do episódio – Thank God It’s Doomsday
That 70′s showepisódio – The Streaking
Lost
Dr. House
Dilbert
.
Watchmen – no começo do filme com a música times they are a changin de Bob Dylan, é a aposentadoria da Sally, quem tiver essa imagem no gibi, eu agradeço
.
esq p dir: Mothman, Silhouette, nurse, The Comedian (in the seat of Judas), a pregnant Silk Spectre I/Sally Jupiter as the Christ figure, her husband Laurence Schexnader, Nite Owl I, Captain Metropolis, Hooded Justice. preguiça de traduzir
.





























































The Last Supplement por Robert Crumb – com o guru de nossa geração no centro Mr. Natural



































Marilyn Manson do clipe Disposable Teens
.

Mais coisas demoníacas – o Baphomet no centro, não é que se come e bebe mesmo o corpo e o sangue de Cristo.
.

Essa do filme devil’s rejects dirigido pelo Rob Zombie (2005)
.








































Mais uma satanista do Macdonalds, brincadeira essa é muito boa, reparem em alguns personagens antigos do Macdonalds, que não existem mais..















Esta é bem esquisita, é um pouco sacrilégica, mas no fim são só girafas? Desenho do artista Martin Missfeldt
.








Obra de Salvador Dalí, The Sacrament of Last Supper (1955)













Mais uma obra, dessa vez de Andy Warhol: The Last Supper (Dove) 1986









Esta é de um fotógrafo chinês Cui Xiuwen – Schoolgirl Last Supper – Snajie
.
SanjieEsse é do Artista Arum1966 – Se chama Scream last supper- é uma reação munchiana ao fast food













Essa última só vê quem quer, é da crise final na DC
.
Left to right: Granny Goodness, Dark Mary Marvel, Eclipso (Jean Loring), Martian Manhunter, The Joker, Catwoman (Selina Kyle), Lex Luthor, Kingdom Come Superman, Cyborg Superman (Hank Henshaw) wearing his Sinestro Corps costume, Superman Prime, The old Trickster (James Jesse) wearing the new Trickster’s clothes and carrying the Pied Piper’s flute, Desaad, The Penguin.”
.

1 comentário:

Lucas C.C. disse...

Na foto do South Park, o garoto loiro com o rosto tampado é o KENNY, como assim vocês não identificaram?

Dos 4 principais, apenas Stan está fora da Santa Ceia.