Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

domingo, 28 de outubro de 2007

Museus : Potenciar recursos existentes - Nove instituições juntam-se em rede

* Teixeira Marques
.
Nove instituições museológicas da região integram a recém-criada Rede de Museus do Algarve. O objectivo é articular, cooperar e partilhar responsabilidades e recursos entre os museus algarvios, visando o desenvolvimento integrado da acção museológica e patrimonial.
.

Reforçar as opções da oferta cultural na região é outro objectivo dos nove museus que, em 16 de Outubro, aderiram a este projecto.

Aos quatro museus municipais de Faro, Portimão, Tavira e Albufeira, juntaram-se os museus municipais de Loulé, o Dr. José Formosinho (Lagos), do Trajo (São Brás de Alportel), Marítimo Almirante Ramalho Ortigão (Faro) e o futuro Museu Municipal de Lagoa.

Em aberto está a adesão de outros museus, “no intuito de melhorar a resposta museológica na região”, explicou ao CM, José Gameiro, director do Museu Municipal de Portimão, um dos integrantes desta iniciativa.

“A inovação desta ideia é a sua flexibilidade, numa estrutura muito leve, sem hierarquias, que permita a discussão de ideias, congregando sinergias em torno desta temática”, afirma este técnico, que defende “nada poder ficar na mesma a partir de agora”.

Os responsáveis do comité de coordenação da Rede, que anteontem se reuniu em São Brás de Alportel, querem “potenciar os recursos existentes”, fomentando a discussão, com o objectivo de dar uma maior “visibilidade museológica” às instituições existentes.

Para já foi aprovada uma Carta de Princípios da Rede de Museus – um documento que serve de base de trabalho.

O princípio de liberdade de adesão, da cooperação em rede, de serviço público e de ética profissional, da informação e comunicação, da formação e inovação e ainda o princípio de programação museológica são os seis princípios que constituem o ponto de partida para esta inovadora iniciativa.
.
in Correio da Manhão 2007.10.27
.
Foto - Rui Pando Gomes (O Museu Municipal de Portimão é uma das instituições que já aderiram à Rede de Museus do Algarve)

Sem comentários: