Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

'O Pranto de Maria Parda' em cena - Uma comédia burlesca


* Carla Pacheco
.
Maria do Céu Guerra sobe ao palco dos Paços da Cultura de S. João da Madeira, no próximo dia 19, pelas 21h45, com ‘O Pranto de Maria Parda’. A peça, uma produção d’A Barraca, centra-se na “lamentação”, posta na boca de uma velha bêbeda que, além disso, é mulata (e, por isso, se chama ‘Parda’).
.
O texto, escrito em 1522, é um monólogo de Gil Vicente que veio a ser muito popular e teve numerosas reedições. Nesse ano, o reino enfrentou um terrível período de fome. Os camponeses esfaimados morriam ao longo dos caminhos.
.
No texto, a falta de vinho relaciona-se com a falta de víveres em geral. Maria Parda a morrer à sede é a imagem invertida dos desgraçados que morriam à fome.
.
“O seu desespero é cómico e o seu testemunho burlesco”, lê-se na informação difundida pela produção. É assim que a personagem exorciza o drama da fome. Ou seja, ‘O Pranto de Maria Parda’ é uma paródia: “No estilo da chocarrice popular, esconjura e elimina o sofrimento e a morte”.
.
Esta é uma das maiores interpretações de Maria do Céu Guerra, que por ela recebeu o Prémio UNESCO no Festival de Artes Cénicas da Expo’92, em Sevilha. Dos milhares de espectáculos aí apresentados, o júri internacional seleccionou 25, entre os quais esta peça, encenada e interpretada pela actriz portuguesa.
.
in Correio da Manhã 2007.10.16
.
foto de Pedro Catarino - Maria do Céu Guerra dá voz às lamentações de uma velha bêbeda

Sem comentários: