Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

domingo, 14 de outubro de 2007

Barragem vai afogar linha do Tua - Desperdício: 500 mil euros em obras

* Secundino Cunha
.
O Governo ainda não sabe do que são capazes os transmontanos zangados, mas vai sabê-lo em breve”. A afirmação, de um popular de Mirandela, de 60 anos, retrata o sentimento da esmagadora maioria da população dos cinco concelhos – Mirandela, Vila Flor, Carrazeda de Ansiães, Murça e Alijó – onde vão chegar as águas da futura barragem de Foz Tua, uma albufeira que deixará submersos cerca de 30 quilómetros de uma das mais belas linhas ferroviárias de montanha de toda a Europa.

.A primeira questão prende-se com o facto de estarem já a decorrer obras de reparação da linha no local onde ocorreu o acidente de Fevereiro. As obras estão orçadas em 500 mil euros e, a ser respeitado o calendário do Plano Nacional de Barragens apresentado há dias, devem ser inutilizadas dentro de sete ou oito anos.

“Se a linha é para acabar, então para que diabo estão a gastar esses milhões em obras? Que tenham coragem e inutilizem já o troço entre o Tua e o Cachão e implementem sistemas de transportes alternativos”, disse o sexagenário, assegurando que, “quando os sinos tocarem a rebate, os protestos vão ser violentos”.

Para já, aponta o dedo aos políticos, que “dão o dito por não dito”, por causa “dos milhões que lhes foram prometidos se a barragem avançar sem problemas”.

Acusações que não atingem o presidente da Câmara de Mirandela, José Silvano. O autarca diz que não consegue compreender a decisão do Governo e promete “luta feroz” contra o projecto.

“O Estado deve estar rico”, disse o autarca ao CM, lembrando que a decisão de submergir a linha surge depois de o Governo gastar “cerca de 2,5 milhões de euros na segurança da linha e 500 mil nas obras consequentes do acidente”.

Realça ainda que “a anulação da linha representa o fim da única ligação ferroviária de Trás- -os-Montes ao Litoral e uma machadada violenta no turismo da região”. Daí que também os agentes turísticos se mostrem contra a barragem.

“O que esta gente não vê é que barragens há em todo o lado e linhas de via estreita com esta beleza são raríssimas. As poucas que existem na Europa estão a ser preservadas e potenciadas”, disse o dono de uma agência de viagens de Mirandela.

TROÇO REABRE ESTE MÊS

O troço entre o Tua e o Cachão, encerrado na sequência do acidente, deve reabrir à circulação no próximo dia 15. Para já não se sabe se algum governante estará presente na cerimónia que possibilitará, novamente, a viagem de comboio da estação do Tua, na Linha do Douro, até à cidade de Mirandela. Se a barragem for efectivamente construída, deixará submersos cerca de 30 quilómetros de linha e as estações e apeadeiros de Tralhariz, Santa Luzia, S. Lourenço, Brunheda, Codeçais, Abreiro, Ribeirinha e Vilarinho.

“Estamos convictos de que se o senhor primeiro-ministro fizer esta viagem, ordenará, de imediato, que a barragem de Foz Tua seja riscada do tal plano nacional”, disse ao CM o autarca de Mirandela, José Silvano.

REGIÃO VAI PERDER 20 MIL TURISTAS

A Linha do Tua, segundo os dados das autarquias e das regiões de turismo, serve cerca de 20 mil turistas por ano, um importante investimento para a região de Trás-os-Montes, sobre Mirandela, cidade onde a linha termina desde 1987 – antes seguia até Miranda do Douro. Se no Inverno o pequeno comboio, tipo metro de superfície, chega a fazer viagens com quatro ou cinco pessoas, a verdade é que no Verão os dois vagões sobem e descem à pinha de gente.

Trata-se, dizem os especialistas, de um segmento com enormes potencialidades que o nosso país não tem explorado como devia. A Linha do Tua foi uma das mais notáveis obras de engenharia do início do século XX e percorre um vale de rara beleza, por entre vinhas e encostas inóspitas.

.

in Correio da Manhã 2007.10.08
.
Para saber mais visitar Linha do Tua - Fotos

» Artigos Relacionados

08-10-2007 - 00:00:00 Linha do Tua

.

» Comentários no CM on line
Sexta-feira, 12 Outubro

.

- Antonio Luis Gomes Sousa Nasci e cresci na região da Linha do Tua e fui usuário dela durante muitos anos uma vez que era nos anos 70 o meio de transporte mais utilizado nessa região.Tenho ótimas recordações e saudades dessa época. Na minha opinião, além de ser uma região de rara beleza, tem potencial para aumentar o turismo histórico da nossa região. Preservar a História de um povo é parte do engrandecimento de uma Nação.
.

Terça-feira, 9 Outubro

- José Tanto dinheiro foi gasto na escolha das maravilhas de Portugal e do mundo, cujo o espectáculo decorreu inclusivamente em Lisboa e agora as ditas cujas cabeças querem destruir uma das maravilhas naturais do país. Pois eu digo: o problema do país não é falta de energia não, é mas é a idiotice de um punhado de pacóvios com horizontes limitados.
- Xico Silva Bom pretexto que os politicos arranjaram para se desfazerem da Linha do Tua sem levantar muita polémica, invocam o interesse publico, façam um estudo de impacto ambiental de jeito com geografos e vejam se o parecer deles é favoravel à construção da barragem. Obvio que não, a barragem vai destruir o ecosistema riquissimo que existe naquela região da Terra Quente Transmontana!

.

Segunda-feira, 8 Outubro

- Cátia Fiz viagem na linha do Tua há uns anos atrás quando fui para um festival de Verão. Fiquei deslumbrada com a beleza da paisagem, o comboio a passar mesmo à beira do rio, o ambiente rústico e acolhedor... Espero francamente que a barragem não avance, pois irá ser destruido um potencial natural e turistico que não tem preço.
- Jose Sousa Sou transmontano e daquela zona (Alijó). Por isso quero barragem e porque não linha de CF. Com vontade tudo se resolve. Tinha mais pena se fossem as caldas de Carlão.
- vitor silva Lá está o Governo a querer arranjar postos de trabalho e a pôr as pessoas a trabalhar.
- Mariana - Brasil O governo português está totalmente equivocado. Esta região que querem destruir é muito bonita! Já tive o prazer de fazer o percurso de trem e achei ótimo! Com pouco gasto pode-se revitalizar este lugar, que trará sem dúvida grandes reservas econômicas! Não destruam a natureza! Portugal tem um território tão pequeno! Preservem e cuidem do que é dos portugueses! Este lugar merece ser preservado!
- paulo raul O rio Tua é um rio que nasce em Trás-os-Montes e é dos Transmontanos, gente que o amansou, amou e cuidou.A barragem é uma jogada económica do ramo da energia, que poderá resultar na percentagem de 1%, se tanto, para a resolução do problema energético nacional. E para isso inunda-se toda uma estrutura da já abandonada "Terra Quente Transmontana" para dar uma "aspirina" aos reis do betão.
- Fernando Gouveia A linha do Tua nunca chegou a Miranda do Douro, mas sim a Bragança. A que chagava a Miranda do Douro era a antiga linha do Sabor, também já desactivada, que saía do Pocinho e ia até Miranda do Douro.
- aurora barbosa sou descendente de gente transmontana, vou lá sempre que posso pois adoro a aldeia de meus avós. Sr Engenheiro José Socrates peço-lhe que tenha consideração pela gente transmontana. Não deixe que esta linda paisagem se estrague com mais uma barragem. Tente compreender a beleza agreste desta pequena maravilha que faz parte de Portugal!! Muito obrigada!
- José Antes seguia para Bragança. Para Miranda do Douro nunca houve nenhuma ligação ferroviária, só chegava às Duas Igrejas.
- migalhas Isto faz-me lembrar um celebre inspector da cp que mandou derrubar o deposito da agua construido em 1933 para dar assistencia á fabrica da renault que veio a encerrar. e o patrimonio ja nao existe. é o que querem fazer com a linha do tua.
- Ana Alves A assembleia da republica é que devia ficar submersa, mas com politicos lá dentro. Depois queixam-se que são insultados... coitadinhos...
- carlos gomes Aí está os Políticos a gastarem os nossos impostos bem... investiram numa linha que vai ser submersa...vão arruinar um dos poucos rendimentos da região que é o Turismo...e por fim vão destruir paisagens de rara beleza e insubstituiveis... ENFIM ISTO É O NOSSO PAIS...
- catarina sá Esta linha é talvez, senão mesmo a única possibilidade de muitos transmontamos daqueles concelhos de se conseguirem ligar a mirandela. Falo isto por experiência própria, por ser de uma aldeia do concelho de carrazeda de ansiães, onde a camioneta passa uma vez por dia e não vai até mirandela, só vai até vila flor. Destruir a linha do tua é desertificar cada vez mais o interior,lembrem-se disso!
- Gonçalo Seabra Este regime ditatorial que governa o país anuncia cada vez mais obras:1º construção de aeroporto,TGV,barragens,novas pontes,se alguns investimentos,feitos de uma forma moderada poderão ser justificaveis,outros não.De onde vem tanto dinheiro?Tudo disto vai absorver metade dos futuros fundos comunitarios.E quem vai pagar as megalomanias?
- joao sou da zona do cachão, O rio tua desde há muitos anos è o esgoto de todas as aldeias e vilas da região, no lugar da barragem? fação uma estação de tratamênto
- Gomes (Genève) Eu penso que a barragem é benéfico para o país, mas tambémtêm que encontrar alternativas para salvaguardar a linha do Tua e arranjar alternativa para que a linha continue a mostrar esta linda região .
- Carlos Uma linha fantástica, que vale a pena visitar e conhecer os bons pratos de Mirandela. No Verão todos os anos os Estrangeiros visitam o Tua e o encanto da sua Linha mundialmente conhecida.
- bruno Mas em nome do "progresso" se destrói o que de de mais belo existe em Portugal? Justifica-se mesmo? E se este dinheiro que querem lá gastar fosse canalizado para o turismo?! A região não ficaria a ganhar MUITO MAIS? Todos agradecíamos.
.

mais comentários

.
» Comentários
Segunda-feira, 8 Outubro

.

- carlos Esta linha de comboio se fosse no Algarve já estava tudo resolvido, para encher os bolsos ao governo, mas como é aqui no norte de Portugal nada é feito, sabem o que eu digo é tudo uma camada de cobardes, este governo não sabe trabalhar, só anda a roubar o povo.
- Correia Pobres transmontanos. N sabeis o q creis. Se n se fizer nada acabais por morrer de tedeo. Conheço a zona pois sou de la e tenho por convicçao q a melhor soluçao é efectivamente a BARRAGEM.
- fernando silva Isto um dia vai rebentar e os senhores politicos que se cuidem... (Lx)

1 comentário:

mc disse...

caros amigos

está a decorrer uma petição a favor da linha do tua

http://www.petitiononline.com/tuaviva/petition.html

assinem por favor e divulguem
não vamos permitir que destruam tudo

p'lo mclt

mario carvalho
www.linhadotua.net