Algumas coisas são simples. Outras são óbvias. Por vezes o simples e o óbvio estão juntos e nem por isso conseguimos enxergar... Sou usuário de câmeras digitais praticamente desde o seu surgimento. Os mais “vividos” vão se lembrar de certa marca muito famosa que inovou absurdamente ao lançar uma câmera digital que gravava as fotos em disquetes de 3 ½ polegadas!!! Era o objeto de desejo à sua época!! Hoje ao contar isso parece uma piada. Afinal os cartões de memória hoje são infinitamente melhores, mais confiáveis, imensa quantidade de espaço, etc.
Mas na hora de comprar um cartão de memória, todos eles são iguais. O que importa é a capacidade apenas. Certo? Errado! Claro que a capacidade é muito importante. Afinal a quantidade de Gigabytes que o cartão de memória tem impacta diretamente na quantidade de fotos que o consumidor pode tirar e nos minutos de vídeo que ele pode registrar, seja em sua câmera (que também filma) ou em uma filmadora digital.
Há cartões de diversos formatos e capacidades. Atualmente são usados SD, micro SD eCompact Flash. Este último é o formato mais antigo e de maior tamanho, mas apesar de parecer anacrônico ele evoluiu muito em capacidade (128 GB) e velocidade. Ainda é usado por vários tipos de câmeras, principalmente profissionais. Em seguida surgiu o formato SD, menor e não por isso com muito menos capacidade, há versões também de 128 GB. Por fim, para atender a demanda do mercado de smartphones e Tablets, veio o microSD com versões até 64 GB. Chegou a existir um formato intermediário chamado mini SD, mas que não teve grande aceitação uma vez que o micro SD o substituiu com todas as vantagens.
Uso profissional e pessoal
O conhecido fabricante Sandisk, uma das empresas líderes deste mercado organizou um workshop apresentado pelo fotógrafo profissional Caio Guatelli para discorrer sobre os usos de cartão de memória. Em função de sua profissão ele usa sofisticadas máquinas e de uma forma bastante interessante. Ao registrar uma foto uma câmera comum grava um arquivo do tipo JPG o qual comprime a imagem. Fotógrafos profissionais têm como requisito armazenar a imagem “pura”, sem compressão alguma (formato RAW). E estas câmeras profissionais ao gerar arquivos com resoluções altas (15 ou mais megapixels) usam bastante espaço para cada foto (entre 20 e 25 MB).
Mas a demanda extraordinária desses profissionais não acaba aí. É bastante comum tirar um monte de fotos em sequência, entre 12 e 14 por segundo, visando capturar diversos momentos e cenas para escolher dentre dezenas a melhor. Por isso este tipo de profissional precisa de cartões de memória de grande capacidade e alta velocidade de gravação. Por isso este tipo de câmera usa habitualmente cartões do tipo Compact Flash do tipo Extreme Pro (o mais sofisticado) que tem 128 GB de capacidade e velocidade de 100 MB/s (comparável à velocidade de um disco rígido de computador).
Mas a demanda extraordinária desses profissionais não acaba aí. É bastante comum tirar um monte de fotos em sequência, entre 12 e 14 por segundo, visando capturar diversos momentos e cenas para escolher dentre dezenas a melhor. Por isso este tipo de profissional precisa de cartões de memória de grande capacidade e alta velocidade de gravação. Por isso este tipo de câmera usa habitualmente cartões do tipo Compact Flash do tipo Extreme Pro (o mais sofisticado) que tem 128 GB de capacidade e velocidade de 100 MB/s (comparável à velocidade de um disco rígido de computador).
Claro que nem todas as pessoas tem este tipo de necessidade. Por isso mesmo há cartões Compact Flash mais “modestos” nas especificações. Mas o que é mesmo notável é o progresso das características do outro tipo de dispositivo de memória, os cartões SD. Até pouco tempo eles não chegavam perto das características dos Compact Flash. Atualmente a Sandisk tem 5 linhas distintas de SDs que têm capacidades, velocidades e preços diferentes. Isto está ilustrado na figura 3.
Explicando melhor cada família destes cartões de memória:
SD Extreme Pro, capacidades entre 8 GB a 64 GB e velocidade de 95 MB/s
SD Extreme, capacidades entre 4 GB a 128 GB e velocidades entre 30 e 45 MB/s
SD Ultra, capacidades entre 4 GB a 64 GB e velocidades ente 15 e 30 MB/s
SD Regular, capacidades entre 2 GB a 64 GB e velocidades entre 2 a 10 MB/s
SD Eye Fi, com WiFi embutido para transferir os dados imediatamente (mais lento)
Mas como escolher entre cada um desses?? Acho que os extremos são fáceis de definir. Sabe aquele porta retrato digital que você tem, que lê uma foto a cada 3 ou 4 segundos? Com certeza o SD mais simples e mais barato (o azul) é mais que suficiente para este tipo de aplicação!! Por outro lado, precisa de máxima capacidade (128 GB) com boa velocidade? O Extreme é o que tem esta característica. Vai tirar várias fotos em seguida? Com certeza não como o fotógrafo profissional, mas várias câmeras mais simples e até mesmo “de bolso” permitem tirar várias fotos por segundo para que a melhor seja escolhida. Assim um cartão rápido também é necessário.
Vou dar outro exemplo. Eu tenho uma filmadora que registra as imagens em resolução Full HD (1920x1080). Há 4 modos de qualidade (cada um deles gasta mais espaço no cartão e requer mais velocidade de gravação). Empiricamente eu descobri que os dois modos de mais qualidade geram arquivos iguais!! Isso me deixou bem confuso. Achei em fóruns de discussão a resposta. Como o meu cartão SD não tem capacidade de gravar o volume de dados por segundo na melhor qualidade, a câmera para não gerar “soluços” ou “pulos” no vídeo, automaticamente muda para o nível anterior. Esperto!! Mas somente com um cartão do tipo Extreme ou Extreme Pro conseguirei extrair o máximo de minha ótima filmadora!!
E preciso confessar que até então eu não dava muita atenção às diferenças entre os cartões de memória. Ao andar nos corredores de uma loja eu olhava principalmente preço e capacidade. São atributos importantes, mas não são suficientes para uma escolha correta.
Colocando ordem na nomenclatura usada pelos fabricantes de cartões de memória atualmente são chamados apenas de SD os produtos de até 2 GB. Ganha o nome de SDHC cartões entre 4 e 32 GB) e SDXC entre 32 GB até 1 TB. Também é importante citar que para aplicações de vídeo é usada uma convenção de “classe” (que tem a ver com velocidade) sendo os “classe 10” os que começam a ser apropriados para este tipo de aplicação (gravar em alta definição).
O terceiro tipo de cartão são os do tipo micro SD. É impressionante o grau de miniaturização. Até devemos ter cuidado para que não sejam perdidos, pois são menores que a unha de um dedo mindinho de uma criança. São os utilizados em smartphones, menos comuns em máquinas fotográficas ou filmadoras, mas há um ou outro modelo que os utiliza. Um bom cartão micro SD pode fazer diferença no desempenho de um smartphone, principalmente no tempo de carga de aplicativos, alternância entre programas e até mesmo na gravação de fotos e vídeos.
Micro SD Ultra, capacidades entre 4 GB e 64 GB e velocidade entre 10 a 15 MB/s
Micro SD Extreme, capacidades entre 8 GB e a 16 GB e velocidade entre 15 e 30 MB/s
Micro SD Regular, capacidades entre 2 e 32 GB e velocidades entre 2 e 10 MB/s
O que nem todos sabem é que se usa muito um adaptador de micro SD para SD. Alguns produtos ao serem comprados trazem consigo o tal adaptador ou podem ser comprados à parte. Ter um destes adaptadores é sempre uma boa ideia. Os PCs e notebooks têm leitores de SD, mas poucas vezes conseguem ler micro SD. Assim um cartão de memória pode ser montado em um notebook para recuperar fotos e gerenciar o seu conteúdo. Também gosto da ideia do adaptador, pois dá flexibilidade ao permitir o uso da mesma memória em dispositivos diferentes. Um exemplo do adaptador pode ser visto na figura 5.
A despeito dos tão falados atributos como tamanho, capacidade e velocidade de cada um destes tipos de cartão de memória, existem outras características importantes. O produto tem que ser robusto e resistente. Eu já perdi um cartão SD de marca “genérica” porque após uma queda (de cima de uma mesa). Ele desmontou e por mais que eu o remontasse ele não funcionou mais. A Sandisk divulgou que seus produtos são construídos para serem usados em condições extremas. Aceita temperaturas entre -25C até 85C (frio ou calor extremo), são a prova de água, resistindo 72 horas dentro até 1m de profundidade. Estas são condições referência, mas há relatos de cartões que resistiram por semanas em local ainda mais profundo antes de serem recuperados, secos e utilizados.
Tive a oportunidade de fazer uma prova disso. Deixei um cartão SD dentro da um aquário cheio de gelo por alguns minutos. Bastou secá-lo e voltar a utilizá-lo na máquina fotográfica. Também aceitou queda de 2 metros de altura. São garantidos contra vibrações e impactos de até 5 metros.
A empresa Sandisk tem 25 anos de vida. Conta com mais de 4400 patentes e vendeu mais de 1 bilhão de cartões nos últimos 10 anos. Também inventou o formato Compact Flash e micro SD e participou da criação do formato SD em conjunto com outras empresas.
Cada fabricante agrega ou não alguns softwares aos seus produtos. A Sandisk inclui nos cartões Extreme e Pro o Rescue Pro ou Rescue Pro Deluxe. Estes são capazes de realizar a recuperação de arquivos do cartão, apagados, formatados, etc. Afinal acidentes acontecem. O software também pode ser comprado direto do fabricante caso o cliente deseje (US$ 59 pela licença de 1 ano).
Conclusão
A Sandisk primeiro chamou minha atenção tempos atrás por conta de seus pendrives (que nem foram objeto deste texto), também disponíveis em diferentes capacidades e também com interface USB 3.0 (bem rápidos). Mas os cartões de memória, que antes eram para mim apenas pequenos receptáculos de plástico com um punhado de chips, revelaram-se bem mais abrangentes!! Por causa das diferenças de velocidade eu consegui entender o porquê de minha câmara de vídeo não estar operando na máxima qualidade. Da mesma forma de nada adianta gastar muito com um cartão de memória que será usado em um porta-retratos digital ou em um tocador de MP3.
O cartão de memória correto faz a diferença para o fotógrafo profissional, que tira dezenas de fotos em poucos segundos, bem como para o consumidor comum que quer registrar rapidamente uma foto para já poder tirar outra. Não existe nada mais irritante do que perder a oportunidade e tirar uma foto porque a anterior demorou em ser gravada. Não deve ser repetido o meu erro de apenas olhar preço e capacidade. É bem mais do que isso!!
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