Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

BD: Festival da Amadora começa dia 19 - Albert Uderzo homenageado


* Sofia Canelas de Castro
.
Contagem decrescente para mais um Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (FIBDA), que arranca dia 19, uma vez mais e pelo segundo ano consecutivo, no Fórum Luís de Camões, na Amadora.
.
O evento contará com a presença de vários ilustres da arte dos quadradinhos e Uderzo, o criador de ‘Astérix’, é esperado com ansiedade, bem como Ziraldo, também homenageado pelo festival na Galeria Municipal Artur Bual (um dos espaços paralelos onde se desenrola o festival, que passa ainda pela Casa Roque Gameiro, Recreios da Amadora e CNBDI), marcará presença no FIBDA, certame que termina a 4 de Novembro.
.
No Fórum, ‘pólo’ central do festival, 3500 metros quadros acolherão várias exposições deste mundo criativo que, nesta edição, se apresenta sob o tema da ‘Maioridade’. Afinal, estão volvidos 18 anos sobre a estreia do Festival, que já passou por vários locais e ainda poderá mudar de ‘sede’, segundo antecipou ontem, na Amadora, Joaquim Raposo, presidente da autarquia que promove o evento orçado em 350 mil euros. Referindo a vontade de ampliar o espaço que acolhe o FIBDA, o autarca anunciou o interesse da câmara nas instalações da Bombardier. “Vamos avaliar se haverá alguma nave que possa ser transformada num espaço polivalente, de forma a acolher também o festival”, afirmou.
.
CORBIER EM DESTAQUE
.
Como de costume, o evento soma e segue com a presença de vários autores consagrados e expõe-se em mostras diversas. ‘Salazar, Agora e na Hora da sua Morte’, de Miguel Rocha e João Paulo Cotrim, mostra-se logo à entrada do Fórum e Alain Corbier, conceituado ilustrador francês, merece também destaque numa retrospectiva. Além de zonas de lazer e comerciais – com a presença de editoras especializadas –, um stand chamará à atenção. A Lápis Viarco, a celebrar 75 anos, também entra no certame que quer passar a incluir representantes do sector da arte do desenho.
.
HERÓIS A NÃO PERDER
.
Apesar de ainda não ter confirmado a presença, Albert Uderzo, co-criador (com René Goscinny) de ‘Astérix’, é um dos nomes mais aguardados no evento. Na mostra ‘Astérix e os Amigos’, recorda-se a obra de sucesso desenhada pelo francês de 80 anos e, entre outras propostas, o festival tem ainda ‘As 10 BD do séc. XX’. Na shortlist, ‘Tintin’, ‘Snoopy’ e ‘Corto Maltese’ são alguns dos heróis que brilharão nas paredes do Fórum. Os adultos também têm uma exposição para Maiores de 18, com BD “erótica e de cariz violento”, como explicou Nelson Dona, director do certame. Neste conjunto, destaque para Milo Manara, que também estará presente.
.
in Correio da Manhã 2007.10.09
.
» Artigos Relacionados
.
08-06-2006 - 00:00:00 Os vikings que querem voar
.
Foto - Jorge Paula - Joaquim Raposo - à esq - e Nelson Dona

Sem comentários: