Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

sábado, 27 de outubro de 2007

I Jornadas de Arqueologia e Património - Património português em debate

1913 - Cinquentenário da Associação dos Arqueólogos Portugueses

museu-das-ruinas-do-carmo - Cunha, Ferreira da, (1901-1970)
Arquivo Fotográfico de Lisboa


Arqueólogos portugueses debatem na próxima quinta e sexta-feira, em Lisboa, o estado do património arquitectónico e arqueológico nacional. O encontro, intitulado I Jornadas de Arqueologia e Património, organizado pela Associação Portuguesa de Arqueólogos (APA) vai discutir os efeitos de destruição e de salvaguarda do património nos últimos duzentos anos.
.
A APA define o ano de 1807 como o início de um “panorama desolador” a nível do património nacional, referenciando exemplos como igrejas assaltadas e incendiadas, túmulos violados e roubo de peças de arte.
.
De acordo com o presidente da associação, José Morais Arnaud, citado pela imprensa, o período entre 1996 e 2003 marcou os “anos de desenvolvimento e expansão na salvaguarda e actuações preventivas”, cenário que actualmente está em mudança e sobre o qual se pretende debater neste encontro.
.
Arnaud vai propôr neste debate estratégias para salvaguardar o património, sensibilizar e consciencializar a opinião pública, considerando que o património "é um valor que não pode ser desperdiçado" e que o turismo é uma importante fonte de receitas para o país.
.
in Correio da Manhã 2007.10.24

Sem comentários: