Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

terça-feira, 9 de outubro de 2007

40 anos após o assassínio de Che Guevara


.

.
.
.
Folha Online - Che Guevara tentou aliar ... revolução e avanços na área de saúde, por MOACYR SCLIAR
.
CMI Brasil - Revista Veja e o segundo assassinato de Che Guevara
.
IRONIAS do DESTINO
Expresso: Carrasco de Che Guevara operado por médicos cubanos


Jornal oficial de Cuba fez a revelação
Carrasco de Che Guevara operado por médicos cubanos
Médicos cubanos desconheciam que o homem a quem curaram as cataratas tinha sido o executor de Che, mas garantem que teriam realizado a operação mesmo que soubessem quem era.
Miguel Conde Coutinho
16:32 Terça-feira, 2 de Out de 2007
-
Os olhos do homem que disparou a bala que matou Che Guevara foram, quarenta anos depois, curados por médicos cubanos. Recorrer à "Operação Milagre", programa dirigido por Cuba e que presta serviços oftalmológicos por toda a América Latina, foi a solução encontrada por Mario Terán, ex-sargento do Exército boliviano, para resolver os problemas de cataratas que lhe toldavam a vista.
A revelação foi feita pelo jornal oficial do regime cubano, o "Granma", a poucos dias das comemorações do 40º aniversário da morte de um dos líderes da revolução cubana, assassinado na Bolívia a 8 de Outubro de 1967.
Os médicos que realizaram a operação revelaram ter ficado "indignados" quando souberam que tinham ajudado o carrasco de Che Guevara, mas Margarita Andreu, responsável pelo centro boliviano onde decorreu a operação, assegura que teriam tratado Moran, mesmo que conhecessem a sua identidade. "É nosso dever, nossa obrigação", declarou à AFP.
O "Granma" comentou também a ironia de ter tornado mais fácil a vida do homem que matou o mais exportado símbolo da revolução comunista de Cuba: "Agora na reforma, [Teran] poderá apreciar de novo as cores do céu e da floresta, conhecer o sorriso dos seus netos (...). Mas nunca será capaz de ver a diferença entre as ideias que o levaram a assassinar um homem a sangue-frio e as desse homem".

1 comentário:

De Amor e de Terra disse...

Mesmo tendo sido involuntário, foi
um bonito gesto!
Pontos a favor dos Médicos Cubanos!



Maria Mamede