Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Cidade e Castelo de Trancoso (Beira Interior)


.
.
Ícone de canal
Cityzoneful


.
Trancoso é uma cidade portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com cerca de 3 500 habitantes.
.
Foi elevada à categoria de cidade em 9 de Dezembro de 2004.
.
É sede de um município com 364,54 km² de área e 10 889 habitantes (2001), subdividido em 29 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Penedono, a nordeste por Meda, a leste por Pinhel, a sul por Celorico da Beira, a sudoeste por Fornos de Algodres, a oeste por Aguiar da Beira e a noroeste por Sernancelhe.
.
Trancoso encontra-se hoje rodeada de muralhas, da época dionisiana, com um belo castelo, também medieval, a coroar esse majestoso conjunto fortificado.
.
Com os seus numerosos monumentos, da arquitectura civil e religiosa, constitui um dos mais expressivos e belos centros históricos do país, visitado anualmente por muitos milhares de pessoas. Destacam-se, entre todos, as igrejas paroquiais de Santa Maria e de São Pedro, a Casa dos Arcos, do século XVI, a igreja da Misericórdia, a Casa do Gato Preto (um curioso edifício do antigo bairro judaico), e o Pelourinho, bela peça do mais puro estilo manuelino. Não esquecendo a antiguidade, Trancoso mantém traços medievais no centro histórico quase inalteráveis, sendo no exterior um meio urbano já moderno e planeado.
.
Aqui se travaram importantes batalhas, entre as quais a de Trancoso, em 1385, num planalto a poucos quilómetros do centro histórico, que impôs pesada derrota às tropas invasoras e que antecipou o resultado da batalha de Aljubarrota.
.

Fotos: Miguel_Arq (SSC)

Participe: http://www.skyscrapercity.com
.

.
.

Ícone de canal
MrPRebelo


Fotos - Paulo Rebelo
Fundo Musical - Luís Represes - Da próxima vez
.
1999.10.31
Lamego 
(...).
Marialva
Era noite cerrada. Fotos ao cruzeiro, a capela e a porta manuelina da igreja, ao chão, pelourinho e casa da Câmara e Torre de menagem; fora da cerca estão a construir casas . Cá fora as casas têm muitas flores e algumas estão caiadas.
Trancoso
Foto ao castelo, numa estrema da vila amuralhada. Largo airoso e arborizado, com esboço de planta topográfica da povoação. Foto ao pelourinho. Algumas casas com arcadas, que parecem medievias. Junto ao Pelourinho fica a Igreja de S. Pedro, onde está o túmulo de Bandarra.
Ruas do Açougue, do Magriço, do Poço do Mestre, da Corredoura, do Pelourinho, da Alegria e do Castelo. As muralhas abraçam a povoação antiga e o castelo ainda existe.
 (...)
Victor Nogueira - Viagens - Rascunho do Livro 2
.
.

Sem comentários: