Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Setúbal em palavras e vídeos

A cidade de Setúbal está situada na margem direita da desembocadura do Rio Sado. Capital do distrito do mesmo nome, sua economia esteve ligada ao porto e a uma indústria conserveira de primeira ordem. A Baía de Setúbal acolhe o visitante que não deixará de provar o seu famoso vinho moscatel.

HISTORIA SETÚBAL


Diversos achados parecem confirmar a presença humana nesta zona desde o periodo Neolítico. Estas terras foram visitadas no decorrer da sua história por diferentes civilizações.

A ocupação romana se manteve desde o século I ao século IV, se estabeleceram a ambos os lados do rio Sado e criaram um importante núcleo urbano conhecido como Cetóbriga. Começa então a surgir sua principal actividade económica, a indústria do sal.

Durante as invasões barbaras e a ocupação árabe, o rio deixou de ser navegável, o que produziu um progressivo abandono da zona. O rio se converte em um terreno pantanoso aproveitável para o cultivo de arroz.

A população regressou a Setúbal depois da reconquista cristã no século XIII. No ano de 1249 D. Paio Peres Correia lhe outorga seu primeiro Foral e em 1343 D. Afonso IV delimita e rodeia por muralhas a população.

Os séculos XV e XVI são de crescimento graças ao desenvolvimento da indústria e do comércio. A economia segue dependendo do sal, da pesca, da agricultura e da indústria conserveira. Seu porto, é um dos mais activos do país, recebe um grande impulso na 'Época dos Descobrimentos'. No ano de 1514 se reforma o Foral e em 1525 D. João III lhe outorga o título de Notável Vila.

No século XIX se converte em um dos principais centros comerciais e industriais do país. Em 1860 se lhe concede o título da Cidade. Começa a ser muito conhecida por suas laranjas e mexericas e também por seu delicioso vinho de mesa.

Durante o século XX se converte na sede do Concelho e capital do Distrito de Setúbal.

PASSEIO TURISTICO SETÚBAL


Castelo de São Filipe O Castelo de São Filipe é uma fortaleza que foi mandada construir no final do século XVI pelo rei Filipe I, ao engenheiro italiano Filipe Terzi. O projecto foi finalizado, por causa da morte de Filipe Terzi, concluída em 1600 por Leonardo Torreano. Encontra-se situado a escassos quilómetros do centro da cidade e está banhado pelo rio Sado. Tem um formato de estrela de seis pontas com formas irregulares. É um belo exemplo de arquitectura militar com altas muralhas e explanadas defendidas por ameias. No interior da fortaleza se encontra a capela barroca totalmente revestida por azulejos do século XVIII e um conjunto de edifícios, entre os que se destacam a antiga residência do governador. Actualmente convertido em pousada permite desfrutar de uma privilegiada panorâmica da cidade, do rio Sado, Tróia e a Serra da Arrábida.


Capela da Fortaleza de São Filipe A Capela da Fortaleza de São Filipe, como seu nome indica, se encontra situada no interior do recinto que forma a fortaleza. É estilo barroco e de uma só nave com torres sineiras geminadas. Encontra-se totalmente revestida por azulejos azuis e brancos do século XVIII que representam em suas paredes cenas da vida de São Filipe, e cenas Marianas na sua capela-mor, obra de Policarpo Oliveira Bernardes. O acesso à capela se faz através de um túnel cujo arco superior está também decorado por azulejos.


Muralhas As muralhas de Setúbal foram construídas no século XIV para a defesa aos ataques dos piratas do norte de África. Se conservam alguns restos, entre os que destacam um pedaço de muralha na Rua de Santa Maria, onde se encontra um posto de turismo, e na Av. Todi uma torre hexagonal e a Porta do Sol.


Parque Natural da Arrábida O Parque Natural da Arrábida, criado no ano de 1976, tem uma área de mais de 10.000ha. Que se estendem entre os concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra. É um exemplar único de vegetação mediterrânea primitiva e sua formação se remonta a 180 milhões de anos. O parque está formado por diferentes serras como a dos Gaiteiros, S. Luís, Louro, Risco São Francisco e a de Arrábida, que caem sobre o mar formando pequenas praias. Durante muitos anos foi importante coutada de caça onde habitavam lobos, javalis, veados, etc. Foram identificados numerosas espécies de plantas, aves, peixes, etc. Todo o parque constitui um lugar de grande valor paisagístico e beleza natural. Nos arredores do parque se encontra o Convento da Arrábida.


Convento da Arrábida O Convento da Arrábida foi fundado pelos Franciscanos no século XVI. Situa-se na Serra da Arrábida. Actualmente é propriedade da Fundação Oriente e funciona como Centro de Conferências.


Forte da Arrábida O Forte de Arrábida situa-se na Praia do Portinho da Arrábida e foi construído no século XVII pelo Marquês de Fronteira para a defesa da população dos frequentes ataques piratas. Actualmente alberga o Museu Oceanográfico, onde se exibem espécies de fauna e flora do litoral da Serra de Arrábida, e o Centro de Biologia Marinha.


Mosteiro de Jesus O Mosteiro de Jesus foi construído pelo famoso arquitecto Boitaca a finais do século XV e situa-se na Praça Miguel Bombarda, lugar conhecido como Largo de Jesus. Estilo gótico manuelino, actualmente alberga o Museu da Cidade. Foi reconstruído por causa do terramoto do ano de 1755 e conserva das suas origens a fachada da igreja, o portal e suas amplias janelas.


Igreja do Antigo Mosteiro de Jesus A Igreja do antigo Mosteiro de Jesus situa-se na Praça Miguel Bombarda, Rua Acácio Barradas. Foi erguida no século XIV e a sua arquitectura é religiosa, combinando os estilos manuelino e maneirista. Seu interior é de três naves separadas por arcos quebrados sobre altas colunas. Actualmente é sede do museu de Setúbal.


Igreja de São Julião - Matriz A Igreja de São Julião, Matriz de Setúbal, foi construída na segunda metade do século XIII e posteriormente reconstruída nos séculos XVI e XVIII por causa do terramoto sofrido na zona. Situa-se na Praça de Bocage e é estilo gótico com alterações manuelinas sofridas nas suas reconstruções. Sua planta longitudinal e seu interior é de três naves de cinco partes separadas por arcos com capitéis jónicos. Destaca-se em seu interior uma talha dourada e azulejos do século XVIII. É considerada como uma das igrejas mais antigas de Setúbal.


Museu de Arqueología e Etnografia de Setúbal O Museu de Arqueologia e Etnografia de Setúbal situa-se na Avenida Luísa Todi. Nas suas diversas salas se expõem objectos relacionados com a pesca, as salinas e utensílios agrícolas relacionados com o campo. No seu interior destaca um acervo arqueológico que compreende desde o período Paleolítico ao Romano e as diferentes colecções etnográficas, destacando a de trajes típicos da região.


Igreja de Santa Maria da Graça A Igreja de Santa Maria da Graça, ou Igreja Catedral de Setúbal, foi construída no século XVI substituindo a uma pequena igreja estilo romano gótico do século XIII. É um dos edifícios mais importantes da população. Seu interior é de três naves divididas por doze colunas e com sete altares. Destacam no seu interior os retábulos em talha dourada dos séculos XVII e XVIII e as pinturas ao fresco do século XVII que decoram as colunas. Suas paredes laterais estão revestidas por azulejos azuis e brancos do século XVIII representando cenas da vida da Virgem.


Igreja da Boa Hora A Igreja da Boa Hora, também conhecida como a Igreja dos Grilos, foi construída no século XVI e situa-se na Praça do Quebedo. Nas suas origens foi sede da Ordem dos Agostinhos Descalços, chamados Grilos. As paredes do templo se encontram revestidas por azulejos neoclássicos com cenas da vida de Santo Agostinho.


Casa de Bocage/Galeria Municipal de Artes Visuais A Casa de Bocage é o lugar onde nasceu o conhecido poeta, no dia 15 de Abril de 1765. No interior da casa se expõe permanentemente uma exposição relacionada com o poeta e com a época na qual viveu. É sede da Galeria Municipal de Artes Visuais desde o dia 5 de Agosto de 1982, dia em que se inaugurou, onde se expõe obras de diferentes autores, portugueses e estrangeiros, das artes plásticas.


Igreja de São Sebastião A Igreja de São Sebastião situa-se no largo de São Domingos e foi construída no século XVI sobre uma antiga ermida fundada a finais do século XV. Foi reconstruída no século XVIII depois do terramoto sofrido no ano de 1755. Sua arquitectura combina os estilos, maneirista e pombalino. Sua planta é de uma só nave com capela-mor e destacam no seu interior, os altares de talha policromado estilo pombalino.


Estátua de S. Francisco Xavier A Estátua de São Francisco Xavier, padroeiro da cidade, situa-se no Jardim da Beira-Mar. O monumento tem uma altura de quatro metros e está envolvido por um arco parecido ao Arco do Triunfo. Foi inaugurado o dia 21 de Abril do ano de 2001.


Museu do Trabalho Michel Giacometti O Museu do Trabalho Michel Giacometti está localizado em uma antiga fábrica de conservas de pescado, no Largo Defensores da República. Foi fundado no ano de 1987 e nele se exibe a colecção etnográfica de Michael Giacometti e diferentes peças relacionadas com os ofícios tradicionais da cidade, a pesca, a agricultura, a indústria conserveira e a construção naval.


Busto de Calafate O Busto de Calafate situa-se no Jardim do Bonfim. É uma obra do escultor Castro Lobo realizada em bronze e mármore. Dedicado a memória do poeta António Maria Eusébio, mais conhecido como Calafate ou o Cantador de Setúbal. Foi inaugurado no dia 29 de Dezembro de 1968.


Igreja do Convento de São João A Igreja do Convento de São João foi mandado construir no século XVI por D. Jorge de Lencastre, filho ilegítimo de D. João II. Situa-se na Rua Almeida Garrett, ao norte da cidade. É um edifício de uma só nave com três altares no seu interior. Destacam no seu exterior o portal estilo manuelino e no interior os painéis de azulejos e pinturas do século XVII, típicos do barroco português.


Reserva Natural do Estuario do Sado (R.N.E.S.) A Reserva Natural do Estuário do Sado, criado em 1980, é uma das zonas húmidas mais importantes de Portugal. Tem uma área de mais de 23.000 ha que se estende pelos municípios de Alcácer do Sal, Setúbal, Palmela e Grândola. No lugar se observa uma grande diversidade de elementos naturais, produzindo uma paisagem única. É uma sucessão de mar, rios, bancos de areia, lagunas de água doce, áreas agrícolas, arrozais, praias, dunas, etc. Destaca a Lagoa de Melides com cerca de 26 ha, tem no seu interior pequenas ilhas com vegetação hidrófila. É considerada como um lugar de grande valor ecológico por albergar uma rica flora e fauna, típica das zonas húmidas costeiras. Estão identificadas mais de 200 espécies.

VIDEOS SETÚBAL


Setúbal
Setúbal
Setúbal
Setúbal
Parque Natural 
da Arrábida
Parque Natural da Arrábida
Parque Natural 
da Arrábida
Parque Natural da Arrábida
Reserva Natural
 do Estuario do Sado (R.N.E.S.)
Reserva Natural do Estuario do Sado (R.N.E.S.)

1 comentário:

Antonio Cunha Bento disse...

Informações com muito interesse contudo, para não haver confusões deveria ser corrigida a data de nascimento de Bocage: foi em 15 de Setembro de 1765 e não em 15 de Abril.

António Bento