Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

sábado, 17 de abril de 2010

Dupuytren – contratura de dupuytren




A Doença de Dupuytren (também conhecida como contratura de Dupuytren) é caracterizada pelo acúmulo de tecido cicatricial sob a pele da palma da mão. As Cicatrizes são empilhadas no tecido (chamado fáscia), que normalmente cobre os tendões que fazem movimentar os dedos das mãos. Pode resultar em nódulos ou espessamento na palma e dedos da mão e pode causar dedos permanentemente dobrados. A doença progride, e a fáscia pode tornar-se espessada e cada vez mais encurtado.
.
Inicialmente, a doença de Dupuytren podem aparecer como pequenos caroços na palma perto da base dos dedos do pé que não causa dor. Essa contração, em geral, afeta o dedo anelar (quarto dedo), mas pode afectar tambem os outros dedos. Essa condição pode ocorrer em apenas um lado ou em ambos.
.
Enquanto a doença avança, a incapacidade de estender os dedos totalmente começa a piorar. Isto pode resultar por exemplo na incapacidade de poder segurar objetos na sua mão. A contratura de Dupuytren geralmente é indolor, o principal problema é a incapacidade de poder usar os dedos afetados nas suas tarefas diarias futuras. O nível da contratura varia muito, e pode ir de leve a um grau severo.
.
PREÇOS DA CIRURGIA DE DUPUYTREN
Em media 6000 a 9000 Dolares (usd) – Faça a conversão para a sua moeda local
.
CADIDATOS Á CIRURGIA PARA O TRATAMENTO DA DOENÇA DE DUPUYTREN
A maioria dos casos deste problema ocorrem na meia-idade nos idosos, no entanto, a contratura de Dupuytren pode desenvolver-se em adultos jovens. É mais comum em homens que em mulheres e ocorre mais em pessoas com ascendência europeia.
.
Os primeiros sinais clínicos da doença de Dupuytren ocorrem sob a forma de pequenos nódulos na palma da mão como mencionado acima, estes não causam qualquer dor. Os nódulos podem começar a protuberância e causar irregularidades na pele.
.
Se voce tiver alguma dor na mão, se a pele nas palmas estiver diferente ou se tiver quaisquer outros sintomas que dizem respeito a esta contractura, entre em contato o quanto mais rapido possivel com o seu medico de familia para uma consulta. Lembre-se que a doença de Dupuytren não interfere com a sua capacidade de executar as atividades diárias.
.
EM CONSULTA
Em consulta voce irá realizar uma série de exames para determinar se sofre da doença ou não. O Seu especialista irá realizar uma avaliação feita sobre a superfície de uma mesa durante este teste, onde você vai colocar a palma da sua mão para baixo, enquanto o médico pressiona a parte superior. Além disso, o médico tambem irá perguntar-lhe sobre qual o seu nível de dificuldade que você tem que fazer as atividades diárias, como por exemplo se você é capaz de esticar os dedos para usar umas luvas ou se consegue apertar a mão de alguém.
.
Este teste é o suficiente para determinar se sofre de doença de Dupuytren. No entanto, mediante a sua aparência o cirurgião pode solicitar outros exames de forma a descartar outras doenças associadas com esta condição, como a diabetes por exemplo.
.
CIRURGIA DE CONTRATURA DE DUPUYTREN
O tipo de cirurgia necessária dependerá de fatores como a idade, nível de contratura dos dedos como a condição da pele e dos ossos da mão. Dependendo do seu caso individual, podem ser feitas as seguintes intervenções operações:
.
FASCIOTOMIA SUBCUTÂNEA
Esta cirurgia é realizada em pacientes incapazes de se submeter a uma cirurgia mais extensa ou que preferem evitar os riscos de uma maior intervenção, ou seja, pacientes mais idosos ou com problemas de saúde. Durante este procedimento, o cirurgião corta o cordão umbilical do tecido sob a pele. Pode ser uma cirurgia aberta, onde é feita uma incisão na pele ou pode ser feita usando uma agulha para criar um atalho para os cordões de tecido. Deve ser lembrado, no entanto, que esta ultima é um tipo de cirurgia que funciona melhor em casos onde a doença está em seus estágios iniciais e está limitada às palmas.
.
FASCIOTOMIA PARCIAL
Este é o procedimento mais comum para tratar a doença de Dupuytren, onde Faz-se Uma incisão na pele da mão para criar um acesso ao tecido conjuntivo subjacente, o cirurgião corta o tecido (fascia), assim você pode voltal a endireitar os dedos novamente. Depois disso, a incisão é suturada. Esta cirurgia é realizada com anestesia local.
.
FASCIOCTOMIA INTEGRAL – COMPLETA
Os pacientes mais jovens como aqueles que têm a possibilidade de recorrência tem a opção de se remover completamente o tecido da palma da sua mão.
.
O tecido doente da contratura de Dupuytren adere à pele da palma da mão e aos dedos, por isso pode ser necessário remover a pele cuidadosamente para remover todo o tecido. A pele retirada pode ser substituída por enxertos de pele de outra parte do corpo. Existir a Recorrência desta após uma fascioctomia completa é bastante incomum.
.
DEPOIS DA CIRURGIA DUPUYTREN – PÓS OPERATORIO
O médico envolve a mão operada com uma gaze e coloca uma tala para apoiá-la ao seu lado após a cirurgia. As sessões de fisioterapia (terapia física ou ocupacional) pode ser exigida até 6 semanas após a cirurgia. Estas podem incluir sessões de reabilitação, com tratamentos térmicos, massagem vigorosa dos tecidos moles e de alongamento. O Tratamento de terapia pós-cirurgia pode fazer toda a diferença quando se trata de ter um resultado satisfatório.
.
RISCOS DA CIRURGIA DE CONTRATURA DE DUPUYTREN
As complicações são raras quando se executa uma operação para tratar a doença de Dupuytren. No entanto, estas podem acontecer e você deve ser informado.
.
Existir Danos a qualquer dos nervos e / ou danos a qualquer das artérias dos dedos do pé afetado é uma possibilidade. Se o nervo estiver danificado, iste pode ser melhorado, mas uma parte do dedo ficará dormente até o nervo cicatrizar completamente. Se qualquer uma das artérias estiver danificada, a reparação nem sempre é necessária porque as artérias restantes podem fornecer a quantidade de sangue suficiente para alimentar os dedos. A perda de pele sobre a área da incisão também pode ocorrer, mas é extremamente raro.
.
Se isso ocorrer, será necessario um enxerto de pele. Outros riscos envolvidos com esta cirurgia incluem deformação da mão, como a perda da função na mão devido a contracturas. Levando em consideração o exposto, recomendamos que você siga as instruções do seu médico em todos os momentos, para evitar qualquer possivel complicação.
.
As informações dadas neste site devem ser consideradas como uma introdução à cirurgia para a doença de Dupuytren. Antes de tomar uma decisão certa sobre este tratamento, recomendamos que você entre em contato com o seu medico de familia para que este lhe possa responder a quaisquer perguntas e duvidas que possa ter.
.
.
http://www.fotosantesedepois.com/2010/01/19/dupuytren-contratura-de-dupuytren/
.
.

Resultados de imagens para contratura de dupuytren


.
.
Contratura de Dupuytren
.
.
http://www.scribd.com/doc/2384797/Contratura-de-Dupuytren
.,
.
 
 
INFORMATIVO PÚBLICO GERAL
Prof. Dr. Rames Mattar Jr.

Contratura de Dupuytren
HISTÓRICO
A moléstia de Dupuytren foi descrita em 1831 pelo Barão Guillaume Dupuytren, um célebre cirurgião francês. Ele encontrou como causa o espessamento e a retração da fascia palmar, que produzia uma deformidade em flexão dos dedos. Por esta razão a denominação Contratura de Dupuytrem esta associada a esta moléstia.
.
QUEM PODE SER PORTADOR?
A Contratura de Dupuytren é uma doença comum, que afeta cerca de 1% dos indivíduos descendentes da raça caucasiana. Geralmente afeta pessoas entre 40 a 60 anos de idade e é cerca de 8 vezes mais comum no sexo masculino. Há uma forte tendência familiar. 
.,
CAUSA
A causa exata ainda é desconhecida. Ela pode estar associada com a administração de anti-convulsivantes, com o alcoolismo, com a presença de outras doenças do tecido conectivo (artrites), com doenças cárdio-respiratórias e vasculares. O trauma não é considerado um fator causal. 
.
SINAIS E SINTOMAS
NÓDULOS: O primeiro sinal mais importante é a formação de nódulos na palma da mão, próximo à base dos dedos anular, mínimo ou polegar. 
.
PREGAS CUTÂNEAS: As pregas ou retrações cutâneas ocorrem por retração das fibras que comunicam a fascia palmar com o tecido cutâneo 
.
CORDA: São bandas fibrosas longitudinais que se estendem da palma até o dedo. As cordas podem causar uma contratura em flexão das articulações de dedos. Uma vez iniciada, a contratura em flexão progride, de forma lenta ou rápida, provocando graves deformidades e gerando incapacidade. Os dedos anular e mínimo são os mais freqüentemente comprometidos, seguidos pelo polegar. O dedo indicador raramente é comprometido. 
.
NATUREZA DA DOENÇA
1. A doença progride lentamente, podendo haver períodos de acalmia e de progressão rápida;
2. O envolvimento dos pés ocorre em cerca de 15 a 20% dos casos;
3. O envolvimento bilateral das mãos é praticamente certo (cedo ou tarde);
4. Com maior freqüência, a doença inicia-se na palma das mãos, ao nível da base dos dedos anular e mínimo;
5. A contratura em flexão ocorre nas articulações metacarpo-falangeana e interfalangeana proximal (2 primeiras articulações dos dedos);
6. Os tendões flexores nunca estão envolvidos neste processo;
7. A pele pode estar envolvida pela infiltração das camadas da derme;
8. O processo não é malígno;
9. Geralmente não há dor, podendo aparecer uma maior sensibilidade nas áreas de infiltração nas fases inflamatórias;
10. A cura completa, usualmente, é impossível;
11. A recidiva é freqüente, particularmente na articulação interfalangeana proximal.
.
TRATAMENTO
O objetivo é restabelecer a função da mão. Se não houver deformidade e perda de função a cirurgia pode ser adiada. A presença isolada de nódulo palmar raramente é indicação para cirurgia, a não ser que este interfira com as atividades e ocupação do paciente. A contratura progressiva é indicação para tratamento cirúrgico. A contratura em flexão pode ser observada pedindo para o paciente apoiar a palma da mão em uma superfície plana. 
.
CONSIDERAÇÕES SOBRE A CIRURGIA
1. Nódulo isolado não é indicação para cirurgia;
2. As deformidades em flexão da metacarpo-falangeana são mais facilmente corrigíeis; 3. As deformidades em flexão da inter-falangeana são mais dificilmente corrigíeis e possuem maior tendência à recidiva. 
.
TÉCNICA CIRÚRGICA
A cirurgia consiste em remover a fáscia palmar portadora da contratura ao nível da palma da mão e dedos (fasciectomia palmar parcial). O tempo cirúrgico varia de acordo com o grau de comprometimento , mas geralmente é de 90 a 150 minutos. A anestesia pode ser regional ou geral. Sempre é utilizado um torniquete pneumático, ao nível do braço, para permitir que o cirurgião realize a cirurgia sem sangramento. A incisão na pele é em forma de zig-zag, desde a palma até o dedo envolvido. Esta incisão proporciona uma cicatrização melhor e permite um alongamento da pele para tratar a contratura. A cirurgia é meticulosa necessitando de uma dissecção cuidadosa de vasos, nervos e tendões que devem ser protegidos e preservados. Devido ao tipo de incisão vários pontos de sutura são necessários para fechar a ferida cirúrgica. Em algumas situações, o cirurgião pode optar por deixar parte da ferida aberta, para melhorar a drenagem, bem como utilizar drenos. 
.
CURATIVO
Após a cirurgia utiliza-se um grande curativo, com várias gazes, algodão ortopédico e faixas, e uma goteira gessada imobilizando punho e dedos.Este curativo proporciona uma compressão suave e é retirado entre 3 a 5 dias da cirurgia. 
.
CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIOS
1. Elevar a mão acima do coração nas primeiras 48 horas. Dormir com o braço apoiado em travesseiro sobre o tórax;
2. Fletir e extender o dedo o máximo possível;
3. Tomar a medicação recomendada pelo médico para obter alívio da dor, se esta o incomodar. 
.
CONSIDERAÇÕES SOBRE O PÓS-OPERATÓRIO
1. A ferida cirúrgica pode demorar para cicatrizar e evoluir para deiscência em virtude do comprometimento do tecido cutâneo, próprio desta doença;
2. Os exercícios com os dedos devem iniciar-se o mais precocemente possível, para evitar rigidez;
3. Exercícios devem ser realizados por muitos meses, até o restabelecimento da máxima amplitude de movimentação articular. Alguma incapacidade de estender o dedo não é infreqüente;
4. O uso de órtese, envolvendo os dedos comprometidos, com o objetivo de evitar a recidiva, geralmente é necessário - normalmente uso noturno por 6 a 12 meses;
5. As cicatrizas pode ser hipertróficas e sensíveis mas, normalmente, melhoram com o passar do tempo;
6. O retorno completo da função do dedo nem sempre é possível. A recidiva é sempre possível.
.
.http://www.ronaldoazze.com.br/informe_geral/2.asp
.
.

Sem comentários: