Francis Bacon (artista)
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Francis Bacon | |
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Nome completo | Francis Bacon |
Nascimento | 28 de outubro de 1909 Londres |
Morte | 28 de Abril de 1992 Londres |
Nacionalidade | Britânica |
Ocupação | pintor |
Francis Bacon (28 de Outubro de 1909 - 28 de Abril de 1992) foi um pintor anglo-irlandês de pintura figurativa. Foi descendente colateral de Francis Bacon, filósofo do Período Elisabetano. Seu trabalho é mais conhecido como audaz, austero, e freqüentemente grotesco ou imagem de pesadelo.
Índice |
Início da vida
Francis Bacon nasceu em Dublin de pais ingleses. Seu pai, Eddy Bacon, foi um veterano da Segunda Guerra dos Boêres e se tornou um treinador de corrida de cavalos. Sua mãe Winnie, herdeira de um negócio de aço e de uma mina de carvão, era notável pela sua natureza saliente, gregária, um total contraste em relação ao seu marido. Francis foi cuidado pela enfermeira da família, Jessie Lightfoot. Uma criança asmática e com muita alergia a cães e cavalos, Bacon muitas vezes teve que tomar morfina para aliviar seus sofrimentos durante os ataques. A sua família mudou muitas vezes de casa, e durante esse período mudou-se entre a Irlanda e a Inglaterra, levando a um sentimento de displicência que permaneceu com o artista durante toda a sua vida. Em 1911 a família morou em Cannycourt House, próximo a Kilcullen, no Condado de Kildare, mas posteriormente mudou-se para Westbourne Terrace, em Londres, próximo a onde Eddi Bacon trabalhou Exército Territorial.
Abbeyleix
Retornando a Irlanda após a Primeira Guerra Mundial. Bacon foi enviado para viver um tempo com sua avó maternal, Winifred Supple, e seu marido Keery, em Farmleigh, Abbeyleix, Condado de Laois. Eddy Bacon depois comprou Farmleigh de sua sogra, até seu filho se mudar novamente para Straffan Lodge, Naas, Condado de Kildade, o lugar onde seus pais nasceram. Embora Francis tenha sido uma criança tímida, ele adorava se vestir bem. Isso, junto com sua maneira afeminada, freqüentemente enfurecia seu pai, o fez se criar uma distância entre dois. Em 1924 seus pais se mudaram para Gloucestershire, primeira para Prescott House em Gotherington, depois para Linton Hall, situado próximo a Herefordshire. Francis passou dezoito meses na Dean Close School, Cheltenham, de 1924 a 1926. Isso foi sua única experiência com educação formal de pintura, pois ele saiu semanas depois.
Em uma festa a fantasia na quinta casa da família em Cavendish Hall, Suffok, Francis se fantasiou de Flapper as roupas próprias, batom, salto alto e um cigarro longo.
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Em 1926 sua família voltou para a Irlanda, em Stranffan Lodge. Sua irmã, Ianthe recordou que Bacon fez desenhos de mulheres com chapéus Clochês e longos cigarros. Após esse ano, Francis foi banido de Straffan Lodge seguindo um incidente em que seu pai o viu se admirando em frente ao espelho usando as roupas de baixo de sua mãe.
[editar] Londres, Berlim e Paris
Bacon passou o outuno e o inverno de 1926 em Londres, com a ajuda de £3 por semana que sua mãe enviava, vivendo uma vida simples, e lendo Nietzsche. Para incrementar suas economias, ele trabalhava como empregado doméstico, mas apesar de ele gostar de cozinhar, ele se tornou logo entediado e resignado. Ele foi demitido de um emprego de atendente telefonista de uma loja de roupas femininas em Poland Street, Soho, depois do dono do estabelecimento receber uma carta anônima. Ele descobriu que ele atraia homens ricos, uma atração que ele estava tirando vantagem, tendo desenvolvido um bom paladar para vinho e comida. Um dos homens era um ex-militar do exército amigo do seu pai, outro criador de cavalos de corrida, com nome de Harcourt-Smith. Bacon depois reivindicou que seu pai pediu a seu amigo para transformá-lo em um "homem". Francis teve uma difícil relação com seu pai, uma vez admitindo que estavam tendo uma relação. Indubitavelmente, Eddy Bacon sabia da fama de seu amigo de viril, mas não da sua atração por homens jovens.
Na primavera de 1927, Bacon foi levado por Harcourt-Smith para a opulenta, decadente Berlin da República de Weimar, ficando juntos no Hotel Adlon. Foi assim que Bacon viu o filme Metropolis de Fritz Lang.
Bacon passou dois meses em Berlin, enquanto Harcourt-Smith passou apenas um - "Ele logo ficou cansado de mim, claro, e foi embora com uma mulher… Eu realmente não sabia o que fazer, então eu fiquei por mais um tempo, e depois, quando consegui juntar um pouco de dinheiro, decidi ir para Paris.". Bacon passou o próximo ano e meio em Paris, onde conheceu Yvonne Bocquenti, pianista e connoisseur, na abertura de uma exposição. Ciente de necessidade de aprender francês, Bacon viveu três meses com a Madame Bocquentin e sua família na sua casa próximo a Chantilly. No Château de Chantilly (Musée Condé) ele viu o quadro O Massacre dos Inocentes de Nicolas Poussin, uma pintura que ele se referiu várias vezes posteriormente em seu trabalho. De Chantilly, ele esteve em uma exibição que o inspirou decididamente para pintar. A visita a uma exibição de 1927 com 106 pinturas de Picasso na Galeria Paul Rosenberg, despertou o seu interesse artístico. Bacon frequentemente apanhava o comboio para Paris, cinco vezes ou mais durante a semana, para ver exposições de artes; Bacon viu o filme épico de Abel Gance Napoleão na Paris Opéra na sua premiação em abril de 1927. No outono de 1927, Bacon ficou no Paris Hôtel Delambre in Montparnasse.
Vida e obra
Este artista irlandês de nascimento, tratou com uma extraordinária complacência alguns temas que continuam a chocar a nossa vida em grupo. As fantasias masoquistas, a pedofilia, o desmembramento de corpos, a violência masculina ligada à tensão homoerótica, as práticas de dissecação forense, a atracção pela representação do corpo (um especial fascínio pelos fluidos naturais, sangue, bílis, urina, esperma, etc.) e, no geral, com tudo o que está directamente ligado à transgressão seja relacionada com o sexo, a religião (são paradigmáticos os seus retratos do Papa Inocêncio X que efectuou a partir da obra de Diego Velázquez) ou qualquer tabu, foram as peças com as quais Bacon construiu a sua visão "modernista" do mundo.
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Nasceu em 28 de Outubro de 1909, em Dublin e sofria de asma. Esta debilidade irritava seu pai, um homem rude e violento, que o costumava chicotear para o "fazer homem". Devido a isto Bacon criou um comportamento de oposição a seu pai. Uma infância difícil, que sempre o influenciou na sua arte e lhe inspirou um certo desdém por essa Irlanda de sua infância, tal como Oscar Wilde e James Joyce.
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A sua primeira exposição individual na Lefevre Gallery, em 1945, provocou um choque e não foi bem recebida. Toda a gente estava farta de guerra e de horrores, só se falava da "construção da paz" e as imagens de entranhas dos quadros de Bacon, com os seus tons sanguíneos, provocaram mais repulsa do que admiração.
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Como homem do seu tempo, Bacon transmitiu a ideia de que o ser humano, ao conquistar e fazer uso da sua própria liberdade, também liberta a besta que existe dentro de si. Pouca diferença faz dos animais irracionais, tanto na vida - ao levar a cabo as funções essenciais da existência como o sexo ou a defecação - como na solidão da morte; representando o homem como um pedaço de carne.
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Leilões
Mulher Sentada
Em Paris a 12 de Dezembro de 2007, a Sotheby's leiloou a obra Mulher Sentada avaliada entre 7,5 e 10 milhões de euros.
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O quadro é o retrato de uma mulher, Muriel Belcher (Fundadora do clube privado de bebida Colony Room em Londres), quase enrolada numa cadeira partida, pertencente a um coleccionador norte-americano.
Tríptico
A obra Tríptico, datado de 1976, foi comprado em Maio de 2008 em Nova Iorque em leilão por cerca de 53 milhões de euros por um coleccionador privado.
Foi a mais cara pintura moderna do mundo.
Categorias: Pintores da Inglaterra | Pintores da Irlanda | Personalidades LGBT | Pintores do abstracionismo
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28/05/2009 - 18:31h O retrato de Muriel Belcher
Mulher sentada (O retrato de Muriel Belcher), de Francis Bacon
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Francis Bacon (28 de Outubro de 1909 – 28 de Abril de 1992) foi um pintor anglo-irlandês de pintura figurativa. Foi descendente colateral de Francis Bacon, filósofo do Período Elisabetano. Seu trabalho é mais conhecido como audaz, austero, e freqüentemente grotesco ou imagem de pesadelo..
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http://blogdofavre.ig.com.br/tag/mulher-sentada/
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TIAGO PEREIRA Diário de Notícias - 08 Fevereiro 2008
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artes
Tríptico de Francis Bacon vendido por 35 milhões de euros
TIAGO PEREIRA Diário de Notícias - 08 Fevereiro 2008
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Tríptico 1974-1977, de Francis Bacon, foi vendido na quarta-feira por mais de 26 milhões de libras (quase 35 milhões de euros) mas não estabeleceu um novo recorde para uma pintura irlandesa ou britânica em leilão. A marca continua, assim, a pertencer ao mesmo Bacon, por Estudo do Inocente X, vendida no ano passado pela casa Christie's, em Nova Iorque, por apenas mais 215 mil euros.
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A peça, a que mais atenções concentrou no leilão de arte do pós-guerra e contemporânea, foi assinada por Francis Bacon em resposta à morte de George Dyer em 1971, que se suicidou no quarto de hotel que os dois partilhavam em Paris (na véspera da última retrospectiva de Bacon na capital francesa).
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O Tríptico 1974-77 é o último da série Trípticos Negros, inteiramente dedicados à memória e à morte de George Dyer. Primeiro com Agosto 1972, que actualmente integra a colecção da galeria Tate, em Londres, e que já inspirou criações como o bailado coreografado e interpretado por Katharina Maschenka Horn. Seguiu--se Maio-Junho 1973, descrito pelo próprio Bacon como "o momento em que estive mais perto de contar uma história com a pintura". A morte de George Dyer ocupou o papel de catalisador para Francis Bacon alimentar a sua obsessão que mantinha com o passar do tempo e o constante desaparecer de todos quantos o rodeavam.
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Entre as vendas mais destacadas da Christie's conta-se também Zwei Liebespaare, de Gerhard Richter (quase dez milhões de euros), Concetto spaziale, Attesa, de Lucio Fontana (nove milhões) e Palm Springs Jump, com a assinatura de Jean-Michel Basquiat (que chegou aos 8,7 milhões de euros).
No final do mês, a 27, Francis Bacon voltará a ser protagonista em Londres, com Estudo de um Nu com uma Figura num Espelho em leilão na Sotheby's.|
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http://patry33.wordpress.com/2008/page/8/
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A peça, a que mais atenções concentrou no leilão de arte do pós-guerra e contemporânea, foi assinada por Francis Bacon em resposta à morte de George Dyer em 1971, que se suicidou no quarto de hotel que os dois partilhavam em Paris (na véspera da última retrospectiva de Bacon na capital francesa).
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O Tríptico 1974-77 é o último da série Trípticos Negros, inteiramente dedicados à memória e à morte de George Dyer. Primeiro com Agosto 1972, que actualmente integra a colecção da galeria Tate, em Londres, e que já inspirou criações como o bailado coreografado e interpretado por Katharina Maschenka Horn. Seguiu--se Maio-Junho 1973, descrito pelo próprio Bacon como "o momento em que estive mais perto de contar uma história com a pintura". A morte de George Dyer ocupou o papel de catalisador para Francis Bacon alimentar a sua obsessão que mantinha com o passar do tempo e o constante desaparecer de todos quantos o rodeavam.
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Entre as vendas mais destacadas da Christie's conta-se também Zwei Liebespaare, de Gerhard Richter (quase dez milhões de euros), Concetto spaziale, Attesa, de Lucio Fontana (nove milhões) e Palm Springs Jump, com a assinatura de Jean-Michel Basquiat (que chegou aos 8,7 milhões de euros).
No final do mês, a 27, Francis Bacon voltará a ser protagonista em Londres, com Estudo de um Nu com uma Figura num Espelho em leilão na Sotheby's.|
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‘Tríptico 1974-77′, de Francis Bacon.
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Francis Bacon (Dublín, 1909- Madrid, 1992) se mostró convencido de que “cuando muera, mis obras no valdrán nada. Seré olvidado”. El millar de marchantes y coleccionistas congregados en la puja de Londres por su obra, la última de los conocidos como “trípticos negros” pintados por el artista tras el suicidio de su compañero, George Dyer, contradice esa apreciación. Fue pintado entre mayo y junio de 1974
Quarta-feira, 4 de Fevereiro de 2009
Francis Bacon - Triptico
Pintura
Francis Bacon - Triptico - Óleo sobre tela (Londres, Inglaterra UK) - 1991
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http://ardotempo.blogs.sapo.pt/238281.html
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