Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

terça-feira, 27 de abril de 2010

Teatro Baquet - Porto

Durante a visita guiada ao Cemitério de Agramonte, poderemos apreciar o jazigo erigido às vitimas do incêndio no Teatro Baquet.

Teatro Baquet

Idealizado por um alfaiate, António Pereira Baquet, o Teatro tinha uma entrada principal na Rua de Santo António e uma saída de serviço para a Rua Sá da Bandeira. O Baquet não era um edifício excepcional, mas possuía uma fachada, enriquecida com uma varanda em pedra, onde repousavam quatro estátuas, figurando, respectivamente, a Pintura, a Música, a Comédia e as Belas-Artes.

No dia 20 de Março de 1888, representava-se, nessa noite, "La Gran Via", uma popular zarzuela do compositor espanhol Frederico Chueca, o maestro Ciríaco Cardoso dirigia a orquestra e a casa encontrava-se lotada.

Após ter sido detectado o fogo, nos bastidores, os acontecimentos precipitaram-se. O público compreendeu imediatamente o que se passava e correu para as saídas No pânico da debandada, boa parte dos espectadores optou pelo estreito corredor que levava à saída para Sá da Bandeira, e muitos não chegaram a atingir a porta de serviço, tendo tombado e sido pisados pela multidão em fuga. Da varanda do edifício, vários espectadores lançaram-se à rua, quebrando braços e pernas.

O funeral das vítimas teve lugar no princípio da noite do dia 23, no Cemitério de Agramonte. Os cadáveres carbonizados foram depositados numa única vala, sobre a qual se ergueu um monumento construído com ferros retirados dos escombros do Baquet.
.
.
 http://www.cm-porto.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=cmp.stories/6552
.

O Teatro Baquet. (Cidade do Porto)

sexta-feira, 16 de Outubro de 2009

«Teatro Baquet (fachada para a Rua St. António /31 de Janeiro) gravura feita em 1863»
Estava localizado na antiga Rua de Santo António (hoje Rua 31 de Janeiro) na cidade do Porto. Mandado construir pelo alfaiate portuense António Pereira Baquet, em 21 de Fevereiro de 1858, foi estreado com um baile de Carnaval, em 13 de Fevereiro do ano seguinte.
.
Na noite de 20 de Março de 1888, ficou completamente destruído por um incêndio que deflagrou nos bastidores.
«Incêndio no Teatro Baquet, fachada que dava para a Rua Sá da Bandeira»

http://monumentosdesaparecidos.blogspot.com/2009/10/o-teatro-baquet-cidade-do-porto.html
.
.

Teatro Baquet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

.
Localizado na antiga Rua de Santo António (hoje Rua 31 de Janeiro) na cidade do Porto. Mandado construir pelo alfaiate portuense António Pereira Baquet, em 21 de Fevereiro de 1858, foi estreado com um baile de Carnaval, em 13 de Fevereiro do ano seguinte. Na noite de 20 de Março de 1888, ficou completamente destruído por um incêndio que deflagrou nos bastidores.

Referências

  • José Manuel Lopes Cordeiro, O teatro do alfaiate Baquet, in: "Público", 14/04/2002, p. 56.
.

1 comentário:

José António Moreira Rodrigues disse...

Uma pequena correção ao seu EXCELENTE trabalho -
Antonio Pereira Baquet faleceu com 63 anos a 25/12/1867, pelas 09:00, no n.º 157 da R. de Santo Antonio na freg. de Santo Ildefonso (assento de óbito on-line)tenho o seu testamento cerrado sido aberto nesse mesmo dia (assento de óbito on-line):
nasceu na zona do Bonfim como Antonio Pereira, perto das Goelas de Pau, por volta de 1803 / 1804;
emigrou com sua família para Espanha em 1828 (seu pai ? Pereria era negociante) tendo aí aprendido a arte de alfaiataria e casado, de onde regressou ao Porto em 1836 com sua mulher instalando-se na Praça da Batalha como contramestre em casa do 1.º alfaiate da cidade, o Capella.