Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

terça-feira, 16 de junho de 2009

Luanda - Peças da região sudoeste patentes no Museu de Antropologia

18-05-2009 21:20

Exposição
Peças da região sudoeste patentes no Museu de Antropologia

Luanda – O Museu Nacional de Antropologia abriu hoje ao público, em Luanda, uma exposição de 65 peças diversas que retratam a estrutura social e cultural dos criadores e pastores de gado dos grupos etnolinguísticos Nyaneka Khumbi, Helelo e Ovambo, localizados na região sudoeste de Angola.

.

Designada "Pastorícia", a amostra que estará patente por um periodo de seis meses foi inaugurada pelo vice-ministro da Cultura, Luís Kandjimbo.

.

A mesma está repartida em três vertentes, dando particular enfoque para as questões da caça e agricultura, dois dos principais pólos de subsistência dos povos da região.

.

O conteúdo da mesma descreve as principais funções de cada um dos acervos e o vínculo existente entre o gado e os seus criadores, nos três grupos étnicos enumerados, e tem como função "revalorizar o modo de vida dos criadores e pastores de gado" local, além de "dinamizar as acções na luta contra a fome e a pobreza".

.

Dentre os objectos expostos, destacam-se os heholo (baldes), ohupa (cabaças) e omakwila (funis), usados na produção e tratamento do leite, bem como materiais do sector agrícola, como os oxilanda (colares), umakipa (cintos de couro com adornos usados pelas mulheres e homens abastados) e oxistoo (reservatório de água para o gado).

.

Os visitantes terão ainda a possibilidade de apreciar, até Novembro, objectos como o omakwila, um tipo de funil de madeira assegurado uma corda de pele de boi, que tem como função filtrar o leite natural, um produto típico dos Nyaneka Khumbi.

.

De igual modo, estão patentes quadros fotográficos com imagens dos povos desse grupo étnico, o oxitoo (um recipiente ou bebedouro escavado de forma triangular feito a partir de tronco de árvore), o embinga (trombeta curva feita com chifre de boi e cera), assim como o omakola (instrumento musical constituído por duas cabaças ligadas entre si).

.

No sector referente à agricultura, estão postos materiais como o okanda (cesto com tampa, feito de palha, usado pelas mulheres para conservar vários enfeites, o almofariz e pilão, o efeti, existon, as sandálias, o ombutesa, embinga e o heholo.

.

A figura do gado também está patente na amostra, que traz na secção relativa aos pastores, entre outros instrumentos, o kwenya, ombele, punhal duplo, o cantil e o onga.

.

A cerimónia de inauguração da exposição foi animada pelo grupo Ballet Nacional, que mostrou aos presentes, com dois números, algumas danças típicas do sudoeste angolano.

.

in

agência angola press


Sem comentários: