La force des choses
4.10.06
A aparição do automóvel na "choldra" queiroziana
.
Em pleno reinado de D. Carlos, cinco anos após o ultimatum inglês de má memória, chegou a Portugal o primeiro automóvel, no dia 12 de Outubro de 1895.
.
Era um modernissimo Panhard & Levassor com motor frontal (V2 de 1,3 litros debitando cerca de 6 cavalos) e tracção às rodas traseiras, importado de França por D. Jorge, Conde de Avilez, que o leva de Lisboa para Santiago do Cacém (imagine-se a estrada, ou antes o caminho)
.
É então, também, protagonista do primeiro acidente de viação neste país ao atropelar um burro que passava :)
.
Nesse mesmo ano realizou-se a primeira corrida de automóveis do mundo, a Grande Épreuve Paris – Bordeaux – Paris ganha precisamente por Emille Levassor num veículo semelhante: 1175 km em 48 horas e 42 minutos.
.
Da organização da prova nasceu o Automobile Club de France.
.
.
Era um modernissimo Panhard & Levassor com motor frontal (V2 de 1,3 litros debitando cerca de 6 cavalos) e tracção às rodas traseiras, importado de França por D. Jorge, Conde de Avilez, que o leva de Lisboa para Santiago do Cacém (imagine-se a estrada, ou antes o caminho)
.
É então, também, protagonista do primeiro acidente de viação neste país ao atropelar um burro que passava :)
.
Nesse mesmo ano realizou-se a primeira corrida de automóveis do mundo, a Grande Épreuve Paris – Bordeaux – Paris ganha precisamente por Emille Levassor num veículo semelhante: 1175 km em 48 horas e 42 minutos.
.
Da organização da prova nasceu o Automobile Club de France.
.
in scriptoriumciberico.blogspot
.
,
Sem comentários:
Enviar um comentário