Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

terça-feira, 30 de junho de 2009

Morre aos 68 anos Pina Bausch, a brilhante coreógrafa alemã


Considerada uma das artistas mais famosas e revolucionária da dança moderna, a grande coreógrafa e bailarina alemã Pina Bausch morreu na manhã desta terça (30), aos 68 anos, em Wuppertal, Alemanha. Conforme anunciou a porta-voz do Teatro Wuppertal, Ursula Popp, "Pina Bausch morreu no hospital e teve uma morte repentina e rápida, cinco dias depois de ter um câncer diagnosticado".
.

A revolucionária bailarina alemã, morta nesta 3ª feira
.

Nascida Philippine Bausch, ela era diretora artística do Teatro de Dança de Wuppertal desde 1973. Segundo Popp, a coreógrafa foi internada no hospital para fazer exames, devido a um estado de fatiga intensa, e "não saiu de lá". No domingo, ela esteve em cena com sua companhia, que influenciou dançarinos do mundo inteiro. Quando saiu pela última vez para receber a grande ovação do público que a aplaudiu de pé, ninguém sabia que se tratava de sua despedida definitiva.

.

Nascida em 27 de julho de 1940 na cidade de Solingen, Alemanha, Pina Bausch se formou em 1958 na escola Folkwang, em Essen, também na Alemanha. Depois continuou aprendendo dança nos Estados Unidos, onde passou três anos e estudou na Juilliard School of Music, em Nova York, de 1959 a 1962.

.

O trabalho da bailarina — que estreou como coreógrafa em 1968 — caracteriza-se por uma junção de teatro e dança moderna, que refletia sentimentos humanos como a tristeza e o amor. Entre as suas produções mais conhecidas estão Komm tanz mit mir (Vem, Dança Comigo, 1977), Café Müller (1978), Keuschheitlegende (Lenda de Castidade, 1979) e Viktor (1986).

.

Parte dos trabalhos da companhia Tanztheather Wuppertal de Bausch tomou por referência países por onde passou desde a década de 1980. A coreografia Rough Cut é dedicada à Coreia do Sul, por exemplo, e Água, de 2001, é fruto da passagem da coreógrafa pelo Brasil.

.

Em 2007 ela ganhou o Prêmio Kyoto, importante prêmio de dança, em homenagem ao seu trabalho, rompendo a fronteira entre dança e teatro e estabelecendo um novo parâmetro da arte teatral. No mesmo ano, o Festival de Dança da Bienal de Veneza premiou a bailarina com o Leão de Ouro pelo conjunto de sua obra.

.

O trabalho de Bausch pode ser visto também no filme Fale com Ela (2002), de Pedro Almodóvar, que apresenta as coreografias Masurca Fogo e Café Müller. Desde setembro de 2008, o trabalho da bailarina e coreógrafa era objeto de uma biografia cinematográfica conduzida pelo diretor Win Wenders.

.

A companhia de Pina Bausch estava programada para fazer uma turnê por São Paulo em setembro deste ano, com apresentações de Café Müller, peça de 1978, e sua versão para A Sagração da Primavera, de 1975, com música de Igor Stravinsky. O programa seria o mesmo apresentado pelo Teatro de Dança de Wuppertal em 1980 no Brasil — a primeira de suas cinco passagens pelo país.

.

.

in Vermelho - 30 DE JUNHO DE 2009 - 16h51

-

.

Sem comentários: