Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Internet: Pintura do século XV - A Última Ceia em alta definição


* João C. Rodrigues com agências
.
Uma das obras de arte mais famosas e inacessíveis do Mundo está desde sábado ao alcance de qualquer pessoa com uma ligação à internet.
.
Numa iniciativa inédita, os responsáveis do Convento de Santa Maria da Graça, em Milão, Itália, colocaram on-line uma reprodução de ‘A Última Ceia’ com 16 mil milhões de pixels – isto é, 1600 vezes mais pormenorizada que uma fotografia tirada por uma máquina de dez milhões de pixels.A grande resolução vai permitir que os peritos analisem pormenores do quadro do século XV, incluindo os traços dos desenhos originais que Leonardo Da Vinci fez por ‘baixo’ da pintura final.“
.
A alta definição vai permitir ver detalhes como se se estivesse a centímetros do quadro, ao contrário das fotografias normais, que ficam com grão à medida que se faz zoom”, explicou o curador do Convento, Alberto Artioli. “As pessoas vão reparar como Leonardo fez as taças transparentes e notar até o estado de degradação da tela”, reforçou.
.
O trabalho, que pode ser visto em http://www.haltadefinizione.com/ , foi realizado a partir de 1677 fotografias e só teve início depois de receber a autorização do Laboratório Fotométrico do Instituto Central do Restauro italiano, que testou e validou as condições de iluminação da sessão fotográfica. A grande preocupação das autoridades era que a luz dos projectores danificasse de novo a obra, cujo restauro iniciado em 1999 terminou no início deste ano.
.
Recorde-se que ‘A Última Ceia’ é uma das obras de Da Vinci que menos visitantes recebe por ano. Por forma a preservar as características da pintura, apenas 25 pessoas, de cada vez, podem entrar na sala e o tempo de observação está limitado a 15 minutos. No total, 320 mil ‘privilegiados’ podem ver a obra de Da Vinci em cada ano e os responsáveis do Convento afirmam que a procura é quatro vezes superior. Desta forma, reconhecem as autoridades italianas, “a internet ajuda a democratizar o acesso às grandes obras de arte”.
.
CURIOSIDADES
.
MURAL
.
‘A Última Ceia’ mede 460×880 cm e foi pintada, entre 1494 e 1498, na parede do refeitório do Convento de Santa Maria da Graça, em Milão.
.
500 ANOS DE DESGASTE
.
Napoleão usou o refeitório, onde está a obra, como estábulo. Padres chegaram a fazer uma porta na parede e o Convento foi bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial.
.
in Correio da Manhã 2007.10.19
.
Imagens - Estudos de Da Vinci para a Última Ceia e Mural final
.
Para saber mais ver:
.

2 comentários:

A MINHA AMIGA ESTRELA CADENTE disse...

Quanto custa a ceia do Da Vinci?
Eu sou compradora. o meu problema é pensar onde a pôr...
Bj

A MINHA AMIGA ESTRELA CADENTE disse...

Esta colecção de pintores que aqui tens fazem-me perder horas e horas.
Não me canso de os olhar, ou por outra olhar as suas obras.
Mas quando chego à Pietá de Miguel Angelo então perco-me...
De Dali é o quadro dos relógios.
"O tempo é viscoso..."
A casa dele é linda. Já a viste?
A de Gala não é tão bonita.
Bj