Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Vidas centenárias



.
Luís Oliveira, Viseu / Edgar Nascimento
.
De olhos azuis bem arregalados, espalha simpatia e demonstra uma lucidez impressionante. Os ares da Serra da Estrela aliados a uma vivência calma mas dura serão o segredo de Estefânea Barreto, residente em Folgosinho, Gouveia, que hoje completa 107 anos. Um momento vivido “com grande alegria” e que será assinalado com uma festa de arromba que se realiza na Associação Lar de Folgosinho – onde está há quatro anos – que contará com a presença de familiares e entidades locais.
.
A vida da ‘avó Estefânea’, como carinhosamente é tratada no lar, conta-se, segundo a própria, “em poucas palavras”. Nasceu em 1900, no seio de uma família humilde que sobrevivia do que a terra lhes dava. Com os restantes cinco irmãos cedo começou a trabalhar na agricultura. “Foi uma infância muito dura porque tive de ajudar os meus pais no campo. Fazia de tudo um pouco
.
Apesar de os pais não quererem que namorasse, Estefânea Barreto conseguia fazê-lo “às escondidas” e aos 30 anos casou com um homem “de poucas posses”. Tiveram quatro filhos mas dois acabaram por falecer em tenra idade. Aos 56 anos ficou viúva e “nunca mais” quis casar. Os filhos emigraram para França, mas ela resistiu. “Fiquei sozinha a cultivar as terras que sempre me deram aquilo de que precisava”, adianta.
.
Após ter passado muito anos sozinha em Folgosinho, um Inverno rigoroso mudou-lhe a vida. Já com 82 anos, apanhou “uma gripe de morte” e ficou muito debilitada, motivo pelo qual os filhos a levaram para França. “Um pouco contrariada, mas tive de ir”, lembra a idosa. Há sete anos regressou ao País com os filhos. Primeiro para Lisboa e depois de volta a Folgosinho, “onde tudo começou” e pretende “viver o resto” da sua vida.
.
No lar de Folgosinho, que sente como sendo a sua própria casa, Estefânea Barreto dá “graças a Deus” por ter vivido “tanto tempo”. “Nunca esperei durar tantos anos”, confessa. O que mais distingue esta mulher nascida no início do século passado é a lucidez, capacidade e resistência física. Não precisa de óculos e ainda ouve razoavelmente bem. Garante ser uma pessoa “feliz” e agradece aos filhos e aos funcionários do lar o carinho que lhe dispensam.
.
“Sou muito bem tratada aqui, onde não me falta nada”, afirma a centenária, que está “muito contente” com a festa que lhe prepararam para hoje. “É um exemplo para todos nós”, diz José Guerrinha, director do lar.
.
CRONOLOGIA DE ESTEFÂNEA LOPES BARRETO
.
1900 - Estefânea Lopes Barreto nasce em Folgosinho, no seio de uma família de agricultores.1930 - Casa-se com David, numa boda recatada. Têm quatro filhos, dois dos quais ainda estão vivos.1956 - Fica viúva um mês antes do casamento do filho Jorge.1982 - Enfraquecida pela gripe que contraiu num Inverno mais rigoroso, Estefânea aceita emigrar para França, onde fica a viver com os filhos.1996 - Parte uma perna num acidente doméstico, ficando hospitalizada três meses. Desde então caminha com a ajuda de uma muleta.2000 - Acompanha os filhos numa viagem a Lisboa e a Folgosinho.2004 - Cansada das viagens entre Portugal e França, Estefânea vai viver para o lar onde até hoje se encontra

(...)

DESDE A MONARQUIA ATÉ AO EURO
.
Na vida de Estefânea a Terra deu muitas voltas: houve duas guerras mundiais e o País viveu em monarquia, experimentou a ditadura e agora integra a União Europeia
.
CENTENÁRIOS QUE FIZERAM HISTÓRIA
.
Poucos dias após atingir os 100 anos, Fernando Pessa deixou o País e o jornalismo mais pobres. Nascido em Aveiro em 15 de Abril de 1902, começou na Emissora Nacional em 1934 e ao fim de quatro anos foi para Londres, para a BBC. Regressou a Portugal em 1947 e casou. Impedido pelo antigo regime de reingressar na Emissora Nacional, foi trabalhar nos seguros. Pessa realizou a primeira emissão em directo da RTP, em 7 de Março de 1957. Reformou-se em 1995 e faleceu a 29 de Abril de 2002.
.
Outro centenário foi Fernando Valle. Nasceu em 30 de Julho de 1900 em Coja (Arganil). Médico desde 1926, Fernando Valle acabaria por ser demitido por Salazar das funções de médico municipal e delegado de saúde. Continuou a tratar dos pobres, durante meio século, de graça. Chegou a ser preso no Aljube. Foi um dos fundadores do PS (1973) e maçon desde 1923. Faleceu a 26 de Novembro de 2004 aos 104 anos.
.
Seu companheiro em várias lutas foi Emídio Guerreiro. Nascido em Guimarães, a 6 de Setembro de 1899, foi voluntário na I Guerra Mundial, opositor da ditadura e fundou a loja maçónica A Comuna, em 1928. Esteve preso um ano e exilou-se, durante 40 anos: em Espanha participou na Guerra Civil e em França passou à clandestinidade e juntou-se à Resistência durante a II Guerra Mundial. Ajudou a fundar o PPD. Mais tarde aderiu ao PRD e aproximou-se, no final da vida, ao PS. Faleceu no dia 29 de Junho de 2005.
.
REALIZADOR À BEIRA DOS 100
.
É já a 12 de Dezembro que o cineasta portuense Manoel de Oliveira celebra o seu 99.º aniversário, aproximando-se ainda mais do clube dos portugueses centenários. Mas o homem que há mais de sete décadas disputou Beatriz Costa com Vasco Santana em ‘A Canção de Lisboa’ continua a realizar, sendo o mais velho cineasta do Mundo em actividade.
.
CENTENAS EM PORTUGAL
.
Portugal contava em 2001 com 589 centenários, segundo os últimos dados obtidos pelo Instituto Nacional de Estatística. Um número com tendência a subir graças às melhores condições de vida e progressos alcançados na medicina.
.
Os Estados Unidos são o país que conta com mais centenários, cerca de 55 mil, seguindo-se o Japão com 30 mil.
.
Bem menor é o total de supercentenários, ou seja, pessoas com mais de 110 anos. São 77 no Mundo, dos quais apenas oito são homens. Portugal conta com duas presenças de peso na lista: Maria de Jesus, 114 anos, a segunda pessoa mais velha do Mundo depois da norte-americana Edna Parker, também com 114 anos. Na 52.ª posição surge António Moreira, com 111 anos, quinto homem mais velho do Mundo.
.
in Correio da Manhã 2007.10.29
.
Foto Luís Oliveira (Estefânea Lopes Barreto)
.

» Comentários no CM on line
Terça-feira, 30 Outubro
.
- Dibita Desejo tudo de bom a esta senhora.Que bonita idade.Muitas felecidades.
- Margarida Borges Muitos parabéns minha senhora! Isto sim é uma Mulher de força! Com tudo o que passou, que acredito que tenha tido uma vida muito dura e de muito trabalho, ainda está lucida e com grande vontade e alegria de viver. Que conte muitos! Um beijinho de carinho

Segunda-feira, 29 Outubro
.
- Graça Afonso Parabéns a esta senhora, que chegou a esta bonita idade reodeada de amor e carinho!A vida dela deve ter sido muito dura, mas valeu a pena!Que conte muitos!
- João Manuel Felicidades minha Senhora,que tenha muita saúde e sorte. Para si e para toda a sua família.
- josé céptico Faz-me lembrar a propaganda do PCP logo após o 25 de Abril que dizia haver velhos aos montes com 170 anos na Russia tal era a maravilha do regime.
- maria bismarks Mil beijinhos de parabens D.ESTEFANEA BARRETO que Deus esteja sempre consigo e que lhe de muitos de saude.Londres
- gilda Fica a ver o mundo a mudar para pior e a ver o seu País a afundar. Ao menos esta senhora está protegida e com gente que a trata bem! Ao menos isso! Um abraço para a D. Estefanea, pequenino, para não a magoar, mas cheio de ternura.
- António Jorge Xavier Correia de Freitas Côrte-Real Parabéns Senhora D. Estefânia e Louvado seja Deus! Que Deus lhe dê tantos quantos Ele entender.
- zélia Linda idade avó Estefânia. Que todos os que a rodeiam a façam sentir bem na vida e nos seus sonhos. O meu sonho era criar um local ideal para os "jovens mais velhos", viverem activos e com dignidade,ensinando e aprendendo. Sempre! Felicidades!Beijinhos avó. Torres Novas
- Carlos Andrade PARABÉNS D. Estefânea. Obrigado CM por esta notíca tão estimulante no dia da 3ª Idade.

Sem comentários: