Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Religião: Congresso junta 15 mil no Estádio do Jamor

Você está em: Homepage / Portugal / Notícia
.
Pedro Catarino Em todo o recinto estavam espalhadas caixas para a contribuição voluntária dos fiéis
.
Em todo o recinto estavam espalhadas caixas para a contribuição voluntária dos fiéis
.

Jeovás sentem-se discriminados

.
* André Pereira
.
Apesar de ser uma religião reconhecida em Portugal desde 1975, as Testemunhas de Jeová continuam a sentir-se discriminadas pela sociedade portuguesa nos contactos de rua ou nas visitas às casas das pessoas. Cerca de 15 mil Testemunhas de Jeová estiveram ontem no Estádio do Jamor, num congresso que durou três dias sob o tema ‘Como Poderá Sobreviver ao Fim do Mundo?’


.

"Quando me converti, há cerca de 30 anos, era muito diferente de agora. As pessoas reagiam mal e até água nos atiravam para cima. Hoje ainda há pessoas que nos tratam mal", contou ao CM Isaura Caixinha, de 76 anos, Testemunha de Jeová desde 1978.

.

A solução, explica José Alberto Catarino, da organização do evento, passa pela compreensão. "Entendemos que no momento da abordagem a pessoa possa estar stressada e pode não ter o respeito ou a simpatia, mas entendemos que não seja nada pessoal", afirmou, esclarecendo o porquê da questão sobre o fim do Mundo: "Não estamos a falar do fim cósmico do planeta Terra, mas sim da forma como a actual sociedade está estruturada. Acreditamos que a palavra de Deus será a salvação. Não tem nada a ver com a gripe A ou com a crise financeira mundial."

.

Durante os três dias de congresso foram vários os assuntos abordados – como a família ou a vivência de uma forma simples. Anteontem foram baptizados 67 novos fiéis. João Pires, de 30 anos, é um candidato a Testemunha de Jeová. "Ainda sou um estudante da Bíblia, mas quero muito ser baptizado", contou ao CM, explicando os motivos que o levaram a querer converter-se à religião: "Quando tinha os meus 12, 13 anos andava na Igreja, nas Laranjeiras, e fui ter com o padre com as minhas dúvidas. Coisas como o que faço aqui na Terra ou que esperança posso ter. A resposta dele foi ‘não questiones que ainda ficas maluco’. Mais tarde conheci as Testemunhas de Jeová e obtive as respostas que precisava."

.

BÍBLIA PROÍBE TRANSFUSÕES

.

As transfusões sanguíneas são uma das questões que mais desconfiança cria fora do seio das Testemunhas de Jeová. Para José Alberto Catarino, da organização do evento, trata-se de uma questão de obediência à Bíblia: "Objectamos à transfusão total de sangue porque a Bíblia proíbe a ingestão de sangue seja ela de que forma for", explicou, justificando que "não se trata de uma atitude desinformada". "Há alternativas à transfusão de sangue, como a hemodiluição, e é isso que procuramos informar junto da comunidade médica", rematou.

.

"PALAVRA DE DEUS HÁ UMA"

.

Fiéis de todas as idades acompanharam os três dias do congresso no Estádio do Jamor. Sara Fernandes, de 22 anos, foi um deles e fala em desconhecimento das pessoas quando são abordadas pelos ‘vigilantes’: "Há sempre obstáculos quando abordamos alguém. Na maioria das vezes, não conhecem o que fazemos e não respondem da melhor forma. Quanto às diferenças, basta dizer que religiões há muitas. Palavra de Deus há uma."

.

PORMENORES

.

PÁSCOA É RITUAL COMUM

A morte de Jesus Cristo é a única celebração comum entre as Testemunhas de Jeová e os cristãos.

.

TRABALHO VOLUNTÁRIO

A entrada no congresso foi gratuita. Toda a logística do evento foi levada a cabo pelo voluntariado das várias congregações.

.

.

NOTA VN - Depois do Mundo acabar, acaba a vida na Terra. Como pensam sobreviver? Há dias deram-me à porta um folheto com este títlo, mas não o li. É pena, pois fiquei sem saber, pois «despeço», sem mais conversa e delicadamente, Testemunhas de Jeová e Vendedores que me batem à porta ou telefonem, desejando-lhes sorridentemente «Bom Trabalho»!

.


.

.

In Correio da Manhã - 03 Agosto 2009 - 00h30

.

Comentários no CM on line

.

03 Agosto 2009 - 14h15 | Victor
15000 numa assembleia regional. Há 50 mil TJ em Portugal e 7 milhões no mundo.Intolerancia e ódio afectam opiniões.
03 Agosto 2009 - 13h39 | VERÔNICA-BRASIL,vivo em meu país...
Os jeovás só pregam o bém,atendo-os em minha porta toda as vezes q baterem,a palavra do bem nunca é demais...
03 Agosto 2009 - 13h36 | VERÔNICA-BRASIL,vivo em meu país...
Os jeovás são os únicos que semguem o q a biblia diz,vão de porta em porta levar a palavra do pai como fez Jesus...
03 Agosto 2009 - 12h00 | Pedro L.
Descriminação não, mas não quero chegar do turno da noite, deitar-me, e às 9H estarem com o dedo preso na campainha.
03 Agosto 2009 - 11h37 | Atento
Cada um é livre de escolher a sua religiao e desloca-se ao local de culto proprio,nada mais!Abordagens não!!
03 Agosto 2009 - 11h32 | Pedro
Eu só vou posso dizer é que o trabalho que nós fize-mos nunca ouvi falar de quem faça iguais.
03 Agosto 2009 - 11h28 | Pedro
E se repararem nós não trata-mos mal ninguem! e não corre-mos com as pessoas que vem a nossa porta nem as ameaça-mos!
03 Agosto 2009 - 11h21 | josue
as testemunhas de jeova nao sao uma sieta.a partir do momento que fomos declarados como religiao nao somos seita.
03 Agosto 2009 - 10h21 | Luís Dino
Se forem mais abertos,nas reuniões,às pessoas em geral,poderão eventualmente menos discriminados.
03 Agosto 2009 - 10h16 | Luís Dino
Todas as religiões têm a sua forma de se apresentar à sociedade.A Católica e a IURD têm TV.Deve-se respeitar todos.
.
03 Agosto 2009 - 09h28 | Espartano
Eu é que me sinto mal tratado e discriminado! tive que sair do meu país para sustentar a familia.
03 Agosto 2009 - 09h23 | Paulo
Cada um professa a religião que em entender. Não quero é que venham chatear-me com conversas que não me interessam...
03 Agosto 2009 - 09h18 | Luisa Baião
A minha religião é:não faças aos outros o que não queres para ti. Mas,todos devemos respeitar a religião de cada um.
03 Agosto 2009 - 08h05 | José Gonçalves Cravinho
O Homem é que criou Deus à sua imagem e semelhança e a respectiva Religião.Tudo Lenda e Mito.
03 Agosto 2009 - 07h59 | Carlos
Descriminados!!! São só 15000, uma seita tão pequena não se pode sentir descriminada.
03 Agosto 2009 - 01h59 | oureana
Quem quiser ser obediente a Deus, também o pode ser na Igreja Católica. Seitas NUNCA.
03 Agosto 2009 - 01h51 | Monik
Tal cm respeito todas as religioes, exijo q respeitem as minhas escolhas. S quiser irei d livre vontd, ñ pelas visitas.
03 Agosto 2009 - 01h45 | Monik
Nao tenho nada contra os jeovas, mas nao admito que venham a minha porta pressionar-me a ouvir ou a mudar de religiao.
.
.

Sem comentários: