Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

terça-feira, 11 de agosto de 2009

PCP defende símbolo mineiro de São Pedro da Cova Classificar e recuperar

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJ2yAWdBJAlwK4Fp28vj2E2Pv9U4d8uzMLUTn00qhvhvtcN_2epgiakNp815bDjXYiSIvsdeHtFFkSN8CHftvaHJWWoi5-_KfuZPdEAxvs3AH31PRWYBR4J3UncWQjDK4w6owBNJxTORk/s400/Empurrando+o+carv%C3%A3o+375.jpg
.

PS só acordou para o problema em vésperas de eleições
.
A Assembleia da República aprovou o projecto de resolução do PCP que recomenda ao Governo a urgente conclusão do processo de classificação do Cavalete de São Vicente e de todo o couto mineiro de São Pedro da Cova, bem como a adopção de medidas para a sua urgente recuperação.
.
O texto foi aprovado com os votos favoráveis de todas as bancadas, à excepção do PS que se absteve. Este, aliás, foi autor de uma iniciativa legislativa idêntica que mereceu igual aprovação mas por unanimidade.
.
Politicamente relevante neste caso – e por isso motivou acesa crítica da bancada do PCP – foi o facto de o PS só muito recentemente ter despertado para esta realidade e, a julgar pela postura, não propriamente por genuína preocupação com o problema mas apenas por cálculo eleitoralista.
.
É que, como salientou o deputado comunista Jorge Machado, desde 2006 e já por quatro vezes que o PCP em debate de Orçamento do Estado apresenta propostas concretas para a recuperação e classificação do Cavalete do Poço de S. Vicente e todas elas esbarraram no voto negativo do PS.
.
«O PCP apresentou o projecto de resolução porque sabe a importância que esta questão assume para a população e para os ex-mineiros que trabalharam em S. Pedro da Cova, sujeitos a grande exploração», justificou o parlamentar comunista, pondo em evidência as diferenças de postura e motivação que estiveram na base da apresentação das respectivas iniciativas de comunistas e socialistas.
.
Jorge Machado acusou ainda o PS de «desonestidade política» e de ser «o único responsável por o problema não estar resolvido», porquanto, observou, «nunca votou a favor das propostas do PCP».
.
No projecto de resolução comunista é sublinhado o «valor patrimonial e referencial» do Cavalete do Poço de São Vicente, «um dos mais significativos símbolos de São Pedro da Cova» e «marco vivo de todo um passado da actividade mineira».
.
Lembrado no texto é, por outro lado, o abandono e progressiva degradação a que este património tem vindo a ser votado, por exclusiva responsabilidade dos sucessivos governos, bem como a luta dos que pelo contrário tudo têm feito para o salvar e recuperar, como é o caso da Junta de Freguesia de São Pedro da Cova (que despoletou o processo com vista à referida classificação) e do PCP que no Parlamento tem promovido várias diligências com aquele objectivo.
.
No projecto de resolução, os deputados comunistas preconizam ainda a inventariação de todo o património material e imaterial pertencente ao couto mineiro de São Pedro da Cova, com vista à sua classificação e recuperação, defendendo simultaneamente a adopção de iniciativas para «mitigar os impactos ambientais provocados pela actividade extractiva».
.
Museu mineiro
.
Dar a conhecer a história da exploração mineira, agrupando materiais e informação que preservem a sua memória e a dêem a conhecer às gerações vindouras, é o objectivo que preside à criação do Museu Mineiro de São Pedro da Cova, defendida em projecto de lei do PCP.
.
Com esta iniciativa legislativa, recentemente entregue na Assembleia da República, o Grupo Parlamentar do PCP pretende assim defender e valorizar a memória e identidade de um lugar e das suas gentes onde o sofrimento e a exploração se cruzaram com a coragem e a luta pela dignidade.





.
Outros Títulos:

.
Apoio à produção de leite nacional
Em defesa do montado e da fileira da cortiça
Regionalização é indispensável
PCP acusa Governo de falhas graves
Injustiças e assimetrias
Chave do combate está no rastreio
Direita revanchista
Consequências têm de ser avaliadas
Petição em defesa do Tua
Património a defender e valorizar
PS recusa medida justa

.
.
in Avante - 2009.07.30
.
.
ver no Kant_O_Photomático:
.

Museologia das Minas de S. Pedro da Cova ?

.
.

Sem comentários: