.
Arqueologia: Vestígios são os maiores conhecidos no País
Templo romano a descoberto
.* Sofia Canelas de Castro
.
É o maior dos templos romanos conhecidos em Portugal e a Câmara de Beja já "está em negociações" para comprar e demolir o edifício que o está a esconder. O templo soterrado em Beja data do século I d.C., foi identificado há setenta anos, mas só há um ano a (re)descoberta abriu caminho para as escavações que o poderão vir a desvendar ao público.
.
"É o maior dos templos romanos já conhecidos em Portugal", como o de Évora e o de Conímbriga, e, "sem dúvida, um dos maiores da Hispânia [designação da Península Ibérica na época romana]", confirmou ontem a arqueóloga Conceição Lopes.
.
É "um edifício imponente", com trinta metros de comprimento e 19,40 m de largura, rodeado por um tanque, com 4,5 m de largura.
.
Segundo a arqueóloga, o templo imperial é o mesmo que foi identificado pelo colega Abel Viana em 1939, durante a abertura dos caboucos para a construção do reservatório de água de Beja. Mas os vestígios foram tapados no final dos anos 90. Agora, "a ideia é escavar até colocar todo o templo à mostra", garantiu o presidente da Câmara de Beja, Francisco Santos.
Sem comentários:
Enviar um comentário