Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Brasil - Filme sobre líder comunista Gregório Bezerra começa a ser rodado

Cultura

.
Vermelho - 26 de Agosto de 2009 - 15h15

.

Começam no mês que vem as filmagens do longa-metragem "História de um Valente", baseado na vida do líder comunista Gregório Bezerra - um dos ícones da esquerda brasileira. O filme, dirigido por Cláudio Barroso, contará a trajetória de Gregório, entre 1957 e 1964. Nesse período, o personagem teve intensa atuação política e terminou preso pelos militares.

.

Único opositor do regime militar a ser torturado em praça pública, no Recife, Gregório será interpretado por Jackson Antunes, o Leonardo da novela A Favorita. Também estão escalados para o elenco Nélson Xavier, Hermila Guedes, Germano Haiut, Magdale Alves, Francisco Carvalho, Irandir Santos, Carol Holanda e Edmilson Barros (que fará o papel do ex-governador pernambucano Miguel Arraes).
.
Orçado em R$ 3,5 milhões, "História de um Valente" vai contar com reconstituições em locações do Recife e do interior pernambucano. Serão reconstituídos, por exemplo, lugares como a Praça de Casa Forte (local onde Gregório Bezerra foi publicamente torturado), pontos do bairro de Jardim São Paulo (onde o comunista morou) e ainda na Zona da Mata Sul de Pernambuco.
.
“Quero desenvolver o filme num tom de suspense político-policial, mas não vou esquecer o lado humano de Gregório”, afirma Cláudio Barroso. Para o produtor do filme, Germano Coelho, o orçamento está bem acima dos padrões dos longas pernambucanos - mas boa parte do dinheiro será consumido com a reconstituição da época.
.
Perfil
.
Nascido na cidade de Panelas, interior de Pernambuco, Gregório Lourenço Bezerra (1900-1983) perdeu os pais ainda criança. Uma vez no Recife, passou a trabalhar como carregador de bagagens na Estação Central, jornaleiro e ajudante de obras. Foi analfabeto até os 25 anos, mas começou a se interessar pela política ainda jovem. Participou de manifestações em apoio à Revolução Bolchevique e das primeiras ondas de greve geral por direitos trabalhistas no Brasil.
.
Em setembro de 1969, Gregório foi um dos 14 presos políticos trocados pelo então embaixador norte-americano no Brasil, Charles Burke Elbrick. O militante fez parte do Partido Comunista do Brasil e do PMDB, tornando-se o deputado federal mais votado em Pernambuco na época da Constituinte. De seus 83 anos de vida, 23 foram passados na cadeia, nove na clandestinidade e nove no exílio.
.
Ao líder comunista, o poeta Ferreira Gullar dedicou um poema que se chama justamente História de um Valente: “Valentes, conheci muitos,/ e valentões, muito mais./ Uns só Valente no nome/ uns outros só de cartaz,/ uns valentes pela fome,/ outros por comer demais,/ sem falar dos que são homem/ só com capangas atrás./ Mas existe nessa terra/ muito homem de valor/ que é bravo sem matar gente/ mas não teme matador,/ que gosta da sua gente/ e que luta a seu favor,/ como Gregório Bezerra,/ feito de ferro e de flor”.
.
O consultor de História de um Valente, desde a primeira versão do roteiro - há três anos -, é o filho de Gregório, Jurandir Bezerra. Já o diretor, Cláudio Barroso, chega ao projeto com larga experiência. Co-dirigiu seu primeiro curta, "Afundaçãodobrasil", em 1980.
.
Realizou também os filmes Pedras de Fogo e Margarida Sempre Viva, que relatam os assassinatos de líderes camponeses no Nordeste. Em 2005, lançou o documentário “O Mundo É Uma Cabeça”, filme que já recebeu 10 prêmios em festivais nacionais, entre eles, o de melhor curta documental do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro 2005.

.

.


Gregório Bezerra - Uma entrevista histórica - 31 min
.

.
.

Sem comentários: