Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Cartoon, Fotografia e Cartazes na Periferia do Império

  • Cenas de guerra: torturar pode, divulgar fotos não
  • Mostra de cartazes cubanos de cinema é programa imperdível em SP e RJ
  • Honduras de mal humor: cartunistas dizem não ao golpe

    Posted: 12 Aug 2009 12:13 AM PDT

    .

    O perídico cubano "Juventud Rebelde" convoca a todos cartunistas do mundo para um ato gráfico de solidariedade para com o caricaturista hondurenho Allan Mac Donall, sequestrado na madrugada do dia 29 de junho, às 3 da manhã, pelos militares golpistas que depuseram Zelaya. O cartunista foi sequestrado junto com sua filha de 17 meses de idade,
    .
    O mundo só pode tomar conhecimento da detenção do cartunistas graças a internet. Enquanto estava sendo detido, Allan Mac Donall conseguiu denunciar seu sequestro a uma amiga sueca utilizando um programa de mensagens instantâneas. A amiga se engarregou denúnciar sua prisão. Todos os seus cartoons e materiais de desenho foram queimado pelos militares. Depois de quase 24 horas detidos, eles foram libertados, graças a pressão internacional.

    .
    O "Juventud Rebelde" pede que os cartuns em solidariedade a Allan e ao povo hondurenho sejam enviados para o email: amigos@dedete.cu. Os cartuns podem ser vistos aqui

    Na Periferia do Imperio - http://www.naperiferiadoimperio.blogspot.com

    .

    Mostra de cartazes cubanos de cinema é programa imperdível em SP e RJ

    Posted: 11 Aug 2009 07:23 PM PDT


    .

    “Cartazes cubanos, um olhar sobre o cinema mundial” é o nome de uma exposição de 80 cartazes produzidos da década de 60 ao início dos anos 90 pelo ICAIC – Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica.
    .
    Os cartazes retratam, além do cinema cubano pós-revolução, produções cinematógrafiacas de diversos países do leste europeu, norte-americanas e brasileiras. Na mostra encontram-se peças gráficas para filmes como os de Glauber Rocha e Julio Bressane.
    .
    A exposição reune obra de 12 grandes designers cubanos que, influenciados pelas escolas estilísticas a estética dos cartazes poloneses, tchecos e a pop art estadunidense do final dos anos 60, contribuiram ativamente no surgimento de uma escola cubana de artes gráficas.
    .
    Na abertura da exposição em São Paulo, dia 05 de agosto, houve uma exposição de Pablo Pacheco Lopez, vice-presidente do ICAIC. Na ocasião houve a distribuição do catálogo da mostra com as principais obras selecionadas pelo projeto contendo apresentação, texto explicativo e biografia de cada um dos artistas.
    .
    Além da exposição estão sendo oferecidas oficinas de criação de cartazes direcionadas a estudantes universitários de design e também a jovens de 12 a 18 anos oriundos de escolas da rede pública. Essas oficinas, seis a cada dia, acontecem todas as terças e quintas-feiras. Para o agendamento ligar para (011) 3321-4400.

    .
    O projeto é patrocinado pela Caixa Cultural e a exposição, que se iniciou em março no Paraná, ficará em cartaz em São Paulo, de 05 de agosto a 13 de setembro. Após esta data segue para o Rio de Janeiro.


    .

    Cartaz cubano para o filme "O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro",direção de Glauber Rocha de 1969. O filme também é conhecido internacionalmente como "Antonio das Mortes".



    SERVIÇO Local: Caixa Cultural - Praça da Sé, 111
    Informações: (11) 3103-5723
    Local – Galeria Betetto
    Datas: de 05 de agosto a 13 de setembro de 2009
    Horário: 09 às 21h
    Entrada: franca
    Recomendação etária: livre


    .
    .Na Periferia do Imperio - http://www.naperiferiadoimperio.blogspot.com


    .
    .

    Sem comentários: