Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

"Aquarela do Brasil"

Quinta-feira, 6 de Agosto de 2009

.

.

.
Reconquista da autoestima

.

Corações e mentes de brasileiros espalhados pelo mundo foram arrebatados por esta interpretação surpreendente da nossa "Aquarela do Brasil". O que emociona, além da alegria dos componentes do coral, está no detalhe que faz a diferença: são eslovenos e cantam em português perfeito.
.
O vídeo correu feito rastilho de pólvora pelas caixas postais, numa onda de trocas de emails, e se transformou num dos maiores hits dos últimos tempos na Internet. Das pouco mais de mil visualizações diárias desde que foi postado saltou repentinamente para 10 mil exibições, em média, por dia.
.
O gatilho que disparou a audiência foi acionado ocasionalmente por uma internauta através de sugestão colocada na caixa de comentários de um blog. O experiente blogueiro teve o senso de oportunidade de levantá-lo como post e a blogosfera formou a massa crítica que detonou a reação em cadeia.
.
Vale a pena analisar como isso aconteceu. [...]

.

Banho de descarrego

.
Há exatos 20 dias corria solta no Senado a interminável guerra de lama promovida pelo histérico Arthur Virgílio e suas vestais contra os parlamentares da base aliada, para delírio dos ventiladores de aluguel da mídia golpista. O blogueiro Luis Nassif, no seu habitual "Fora de Pauta", comemorava o encerramento de mais uma semana politicamente imunda.
.
Em momento inspirado, a leitora Nivia de Oliveira Castro acertou o alvo com link e tudo o mais: - Então, porque hoje é sexta, vale a pena ver esse monte de gringos estufando o peito pra soltar um sonoro “Brasil, meu Brasil brasileiro”, lá do outro lado do mundo, com uma alegria de emocionar. Só pra lavar a alma.
.
O Nassif captou direitinho o recado e não perdeu a "deixa", escancarando a torneira para aplicar um autêntico banho de brasilidade naquele momento de tão baixa autoestima. O descarrego veio já na happy hour através do post intitulado "Brasil, brasileiro". Os comentários foram quase todos em louvação e ainda estão disponibilizados para quem quiser ver.

.
200 mil novas visualizações

.
No momento da postagem o vídeo marcava pouco mais de 60 mil exibições desde o dia 31 de maio, quando foi hospedado no YouTube. Alavancado pelo enorme tráfego de uma audiência das mais qualificadas que há na rede hoje em dia, deu um salto espetacular e, no momento em que redijo este texto, mostra uma contagem atualizada com mais de 250 mil visualizações.
.
Na linguagem própria da Internet dá-se a esses fenômenos o nome de hype. E foi exatamente nisso o que se transformou a apresentação do coral esloveno Perpetuum Jazzile, ancorado pelos mestres brasileiros do BR6, grupo vocal especializado em música sem qualquer tipo de instrumento.
.
Este exemplo revela de forma inequívoca o alcance da força mobilizadora da blogosfera, quando resolve detonar uma genuína e espontânea ação viral. É o dedo que aciona este tipo de gatilho que alguns tentam desesperadamente decepar com o propósito escuso de preservar seus próprios anéis e privilégios.

.







Sem comentários: