Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Morreu o pioneiro da guitarra eléctrica Lester William Polfus

Você está em: Homepage / Cultura / Notícia
.
D.R. Les Paul criou uma guitarra usada pelos nomes maiores do rock
Les Paul criou uma guitarra usada pelos nomes maiores do rock
Correio da Manhã - 13 Agosto 2009 - 21h29
.

Les Paul vítima de pneumonia

Pioneiro da guitarra morre aos 94 anos

.
Morreu o pioneiro da guitarra eléctrica Lester William Polfus, mais conhecido por Les Paul. Aos 94 anos, o músico não resistiu esta quinta-feira a uma pneumonia no Hospital White Plains, em Nova Iorque.
.

Les Paul foi inventor de vários modelos de guitarra que, em 1952, a Gibson Guitar começou a produzir. Pete Townsend, Jimmy Page, Bob Marley, Carlos Santana, Neil Young, Lenny Kravitz ou Eric Clapton estão entre os artistas que usaram os instrumentos Les Paul.

.

Além da guitarra de corpo sólido, o músico foi responsável pela invenção do gravador em canais diferentes, algo que permitiu a gravação de vários instrumentos em momentos distintos.

.

Enquanto músico, chegou a tocar ao lado de nomes como Bing Crosby, Dinah Shore e The Andrew Sisters. Contou com 36 discos de ouro no período entre 1949 e 1962. Grande partes das actuações foram ao lado da mulher, Mary Ford, e colocou temas como ‘How High the Moon’, ‘Lover’ ou ‘Nola’ na ribalta.

.

A casa de leilões Christie’s chegou a vender, há quatro anos, uma guitarra Les Paul de 1955 por 31,9 mil euros (45,6 mil euros).

.
.
R.P.V
.
.
ver notícia mais desenvolvida em:
.

MORRE LES PAUL O PAI DA GUITARRA ELÉTRICA

.

Sem comentários: