.
Ao unir o conteúdo de história e de língua portuguesa ensinado aos alunos do quinto ano (quarta série) do ensino fundamental, a professora Eliane Barreto Maia Santos obteve excelentes resultados. O projeto Migração e Literatura de Cordel foi desenvolvido pela professora em 2008, no Colégio Destaque, em Pinhais, Paraná.
.
Após ouvir pessoas que chegaram ao estado como migrantes, cada estudante confeccionou um livrinho, em formato de cordel, no qual contava a trajetória de vida do entrevistado. – Os textos foram produzidos de maneira poética, com uma pitada de humor, e complementados com desenhos –, explica a professora.
.
Os livros foram expostos, inicialmente, na própria sala. Depois, no pátio da escola. Ao fim do projeto, foram presenteados aos entrevistados, com uma carta de agradecimento, escrita pela professora.
.
– As pessoas ficaram emocionadas e agradeceram pela transformação de histórias de vida sofridas e difíceis em algo tão meigo –, conta Eliane. As crianças, segundo a professora, sentiram-se valorizadas.
.
Outro trabalho foi desenvolvido a partir de o Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles. De acordo com a professora, o poema foi lido, inicialmente, em função do tema Inconfidência Mineira.
.
As crianças ficaram surpresas ao ler versos sobre assunto tão sério escritos por uma autora conhecida pelas poesias infantis e alegres. Daí surgiu o interesse de conhecer mais sobre a escritora.
.
Em um estudo sobre ela, os alunos descobriram fatos da vida de Cecília que se refletiam nos poemas. Decidiram, então, montar uma exposição com objetos e reprodução de fotos, além de poemas ilustrados. – Durante a mostra cultural da escola, em outubro do ano passado, o trabalho foi elogiado pelos visitantes, e muitos se emocionaram –, relata Eliane.
Sem comentários:
Enviar um comentário