Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Os espanhóis que combateram em França

Combates da memória ( 22 )


.

Evelyn Mesquida
.
O tema já uma vez aqui foi abordado mas vale a pena ler no El País de 13/7 um texto resultante de um encontro com a historiadora Evelyn Mesquida (Alicante, 1945) que dedicou 10 anos de investigação na difícilima tarefa de reconstituir, de forma documentada, o generoso e exaltante empenhamento dos republicanos espanhois na resistência francesa.A jornalista do El País Berna Harbour começa por referir que «a memórica histórica oficial não é só fraca em Espanha. A França acreditou que vitoriou os seus homens em Paris mas eram Gomez, Puig ou Pujol os que desfilavam e escasso o rasto que deixaram nos arquivos oficiais». Evelyn Mesquida sublinha que « o meu objectivo é que a França reconheça que deve uma parte da sua liberdade a mais de 200 mil republicanos que combateram com uma experiência e entrega que os franeses não tiveram, e que a França também recupere a sua memória histórica». Relatando os seus contactos com familiares dos combatentes espanhóis en França, Evelyn declara que «vi a alegria dos descendentes ao conhecer pelo livro [La Nueve, ver em baixo] o heroísmo dos seus avós, ao saber que a história não acabou naqueles campos de concentração franceses como pensavam mas em batalhas gloriosas que trouxeram a liberdade à Europa, embora não a Espanha».

La Nueve (*),
Edições Llun Quiñonero


(*) O nome do livro de Evelyn Mesquida refere-se à 9ª Companhia do Regimento francês do Chad em que foram integrados os combatentes espanhóis que se bateram primeiro na França ocupada, depois no Norte de
África contra Rommel e participaram num segundo desembarque na Normandia, vindo a intervir finalmente na libertação de Paris. Aqui, o sítio dedicado à La Nueve.
.

.
,

Sem comentários: