Vídeo demonstra a manipulação da famosa foto
.
Um vídeo veiculado na própria sexta, que mostra o mesmo ângulo, mas em movimento, ensina como é cada vez mais importante ter senso crítico ao olhar aquilo que é publicado, e sempre se questionar sobre a versão que tentam imputar as mais variadas situações. Pelo vídeo, não resta dúvida de que Obama olhava para os degraus e não para a bunda da brasileira.
.
Mayara Tavares é carioca e uma das representantes do Brasil na J8 (Cúpula Júnior 8), que reuniu 56 adolescentes, com o objetivo de dar visibilidade as suas opiniões sobre as questões discutidas pelos chefes de Estado. Se há algo positivo na exploração midiática foi o espaço que a jovem passou a ter, depois da foto manipulada, para falar sobre a participação do Brasil no J-8.
.
Além da imaginação
.
A imagem curiosa, obtida de um ângulo sugestivo, foi o suficiente para os sites internacionais não pouparam esforços para passar da descrição para a interpretação do olhar de Obama.
.
O tabloide alemão Bild não poupou ironia. Segundo o jornal, Obama "pode ser o homem mais poderoso do mundo, mas não está imune ao charme de um belo traseiro!" O Bild ainda brinca com o nome de Obama, o chamando de O-bum-a, um trocadilho com "bum", que significa bunda, em inglês.
.
O Herald.ie pergunta se "Obama estaria tendo lições com Berlusconi". O primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi enfrenta um escândalo em que é acusado de promover festas em sua casa com a participação de garotas de programas. A matéria do Herald.ie começa em tom de espanto: "Oh, querido - ela é jovem suficiente para ser sua filha"
.
O italiano Corriere della Sera chamou de "indiscreto" o olhar de Obama. "Enquanto os líderes se posicionam [para a foto], o olhar de Obama parece cair maliciosamente sobre uma garota", escreve o jornal.
.
O americano ABC News, no entanto, desmente essas interpretações. Segundo o correspondente Jake Tapper, a mesma imagem vista em vídeo parece "mais inocente". No vídeo, Obama aparece prestando uma gentileza e ajudando uma garota a descer os degraus. No entanto, Tapper deixa uma ponta de dúvida no ar. "Apesar disso, nem todos concordam. Julgue por si mesmo", escreve.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário