Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

domingo, 2 de setembro de 2007

Viagem ao tempo da Idade Média - Cerveira revive feira medieval

.
* Dina Gusmão
.
Momento da recriação histórica da Idade MédiaA partir de amanhã e durante todo o fim-de-semana, Vila Nova de Cerveira recua no tempo até à Idade Média...

,

Trata-se da quarta edição da Feira Medieval e, à semelhança das anteriores, tem programação à altura da ambição de recriar nos dias de hoje os dias de ontem.

,

O teatro das operações vai ser o centro histórico e do programa de festas destaca-se a ceia medieval que assinala o arranque das festividades e o rigor posto na ementa, da responsabilidade da Pousada D. Diniz. Neste sentido sempre se adianta que, em cima da mesa vão estar unicamente pratos da época, com destaque para a caça.

.

O pregão de abertura ecoará por Cerveira e arredores, assim o permitam as vozes dos presidentes da Câmara Municipal e da Região de Turismo do Alto Minho, respectivamente, Francisco Sampaio e José Carpinteira.Outro momento alto promete ser a reposição histórica da apresentação da carta de foral, pelo rei D. Diniz, no dia 1 de Outubro de 1321.

.

“Cerveira viveu, naquele ano longínquo, o prenúncio da construção do seu castelo e o rei ia conceder-lhe o foral. A agitação dominava a comunidade e tanto o clero como a nobreza e o povo interrogavam-se entre si no tão esperado dia em que chegaria o foral enviado pelo rei”, do texto de apresentação do evento.

.

Para reconstituir este momento, três dezenas de filhos da terra inscreveram-se para personificar o povo e a sua história. Ao espírito de missão dos cerveirenses juntou-se o engenho e a arte da encenadora Ana Varela e o resultado aí está. A confirmar por todo o fim-de-semana.

.

in Correio da Manhã 2007.08.30

1 comentário:

De Amor e de Terra disse...

Acho mágicos os momentos em deixamos de ser os viventes actuais, para sermos outros (quem sabe os mesmos) numa história que já foi nossa...
É bom voltar ao passado, ainda que por pouco tempo; conseguiremos ver melhor o que de bom e mau nos oferecia a época representada!

Maria Mamede