Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Casa-museu Aquilino Ribeiro


* Emanuel Nunes
Jornalista
.
.
Fundação e museu funcionam sem qualquer tipo de apoio público ou privado.
.
No dia da trasladação de Aquilino Ribeiro para o Panteão Nacional, a SIC visitou a Casa-museu do escritor em Moimenta da Beira. Uma instituição que funciona apenas graças à herança da família.
.
Era numa casa de traço antigo, toda feita em pedra e rodeada por um enorme terreno de cultivo que moravam os avós de Aquilino Ribeiro. A propriedade fica em Soutosa, no concelho de Moimenta da Beira. Era aqui que o escritor passava os Verões e onde escreveu algumas das suas obras. É também nesta casa que está grande parte do espólio do autor de “O Romance da Raposa”.
.
Exposta no museu, está também a secretária que o escritor usou em Lisboa e em Santo Amaro de Oeiras. Foi comprada em 1925 por 1100 escudos. Nestas salas, há também diversas primeiras edições de várias obras. Algumas com dedicatórias à primeira mulher: a alemã Grete Tiedemann.
.
Desde 1988 que esta casa é tambem a sede da Fundação Aquilino Ribeiro. Uma instituição criada pelo filho e pela nora do escritor.
.
Maria Josefa de Campos, de 86 anos, considera justa a homenagem que hoje se faz ao sogro. Só tem pena de não poder participar na cerimónia devido a um problema de saúde que a impede de sair à rua.
.
A Casa-museu vai sobrevivendo com alguma dificuldade, apesar das valiosas obras de arte no seu interior. As receitas vêm apenas do que pagam os visitantes - 2 euros - e mesmo assim, há quem vá embora porque acha caro. De resto, não há nenhuma instituição pública ou privada que apoie a actividade do museu e da fundação.
.
Publicação: 19-09-2007 15:04 Última actualização: 19-09-2007 17:35
.
in SIC notícias
.
Fotografia - Foi nesta casa que Aquilino Ribeiro escreveu algumas das suas obras

3 comentários:

De Amor e de Terra disse...

Muito interessante e incita a uma visitinha à Fundação!





Maria Mamede

Anónimo disse...

Adoro Aquilino Ribeiro. Bem gostava de fazer uma visita à Fundação mas...

Belisa disse...

Olá

Nem sabia que existia esta Fundação e museu.Não é muito divulgado como lugares a visitar...acho que deveria ser também como outros.
Vou anotar.

Beijos estrelados