Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Discos - POESIA (EN)CANTADA


.
* Dina Gusmão
.
São poucos os artistas que nunca foram buscar a um livro um poema para musicar e a testá-lo chega hoje ao mercado “Poesia (En)cantada”. Amália, Zeca Afonso, José Mário Branco, Rui Veloso ou Trovante são apenas alguns dos músicos que cantaram poetas como Camões, Pessoa, Natália Correia, Miguel Torga, Eugénio de Andrade ou Mário de Sá Carneiro.
.
O CD em causa ostenta o selo da Emi–Valentim de Carvalho e nas palavras do seu presidente, David Ferreira, faz tanto pela música como pela poesia mas...
.
“Apesar de irmos ao ponto de incluir uma poetisa galega, Rosalía de Castro (‘Cantar de Emigração’, por Adriano Correia de Oliveira), não são poucas as ‘faltas’ neste disco, tanto no que toca aos poetas como aos que os souberam cantar. Lá voltaremos um dia... o encanto da poesia cantada não acaba aqui”.
.
ALINHAMENTO
.
São 20 temas que, sem excepção, andam ou andaram na boca de toda a gente.
.
De Camões a Camané, assim reza o subtítulo, temos “Com Que Voz” (Camões por Amália), “Endechas a Bárbara Escrava” (Camões por Sérgio Godinho), “Lisboa” (Eugénio por Trovante), “Mudam-se os Tempos...” (Camões por José Mário Branco), “No Comboio Descendente” (Pessoa por José Afonso),“Cantar de Emigração” (Rosalía por Adriano), “Abandono” (Mourão-Ferreira por Cristina Branco), “E Alegre Se Fez Triste” (Manuel Alegre por Janita), “Barca Bela” (Garrett por Teresa Silva Carvalho), “Partindo-se” (João Roriz de Castel Branco por Quarteto 1111)... E estes são só os dez primeiros temas, por revelar ficam outros tantos, já que, não basta lê-los. Há que ouvi-los.
.
Quem já o fez, não tem dúvidas nem reservas e, garante, custa a crer que “em tempos aquelas palavras não foram cantadas”, David Ferreira dixit.
.
in Correio da Manhã 2003.01.20
.
imagem - Camões é cantado por Amália, Sérgio Godinho e José Mário Branco

1 comentário:

De Amor e de Terra disse...

Sei que são diferentes as opiniões sobre estes assuntos, mas quanto a mim, que AMO a Poesia acima de quase tudo, seja ela lida, ou dita, acho, no entanto, que cantada ganha outra dimensão.
Espero ouvir, com muita curiosidade e muito interesse.


Maria Mamede