Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Para o Panteão Nacional - Trasladação de Aquilino Ribeiro divide opiniões


A partir de hoje Aquilino Ribeiro torna-se o décimo português a ter honras no Panteão Nacional, no entanto, a trasladação dos seus restos mortais do escritor está a dividir opiniões. O professor Mendo Castro Henriques afirma que o escritor esteve envolvido na morte do rei D. Carlos, enquanto regedor da Confraria Aquiliana defende que a obra do escritor é suficiente para justificar a honra conferida.
.

O professor de Filosofia Mendo Castro Henriques, um dos subscritores de uma petição online contra a transladação do escritor, afirma, em declarações à rádio TSF, estar provado o envolvimento de Aquilino Ribeiro no regicídio. Para além de referir a existência de documentação que comprova a ligação de Aquilino Ribeiro à morte do rei D. Carlos, este docente da Universidade Católica refere que outra das provas é a fuga do escritor para Paris e a recusa do presidente francês Clemanceau em extraditá-lo. Este professor afirma ainda que a participação do escritor fica ainda comprovada pelas referências “ao longo da sua obra, até com expressões fortes como a que aparece no livro 'Lápides Partidas'”.
.~
Por sua vez, o regedor da Confraria Aquiliniana, Jerónimo Costa, citado pela mesma rádio, afirma que o alegado envolvimento de Aquilino Ribeiro na morte do rei D. Carlos “não tem qualquer tipo de confirmação”.
.
Jerónimo Costa salienta a obra de Aquilino Ribeiro como uma das mais emblemáticas do séc. XX, motivo que considera ser “mais do que suficiente para a trasladação”.
.
A urna com os restos mortais de Aquilino Ribeiro foi esta manhã trasladada para o Panteão Nacional, numa cerimónia com honras de Estado a assistiram o Presidente da República, Cavaco Silva, o primeiro-ministro, José Sócrates, e o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama.
.
in Correio da Manhã 2007.09.19
.
Foto - Aquilino Ribeiro, sua mulher Grete Tiedemann e o primeiro filho Aníbal Aquilino Fritz Tiedemann Ribeiro, em Março de 1914, em Paris
.
» Artigos Relacionados
.
19-09-2007 - 00:00:00 A garra de um escritor
.

» Comentários no CM on line
Quarta-feira, 19 Setembro
.
- Nuno mas então tambem a Amália não devia ter ido para o Panteão, pois foi uma bandeira do antigo regime
- QM Que os Portugueses de Bem tomem conhecimento de mais um bárbaro atentado à Memória do Rei Mártir e do Príncipe Real!Aguardem pelo lançamento do livro O CÓDIGO DO REGICÍDIO e vão ficar a saber quem é esse "novo inquilino" do Panteão Nacional.E as ossadas do A.Costa e do M.Buiça, não lhes vão fazer companhia? Não há dúvida que estamos numa república podre e sem escrúpulos!! Que nojo!
- José Monteiro Aquilino Ribeiro é um dos maiores vultos da Cultura Portuguesa - Amadora
- PP O MELHOR MESMO,ERA TRANSLADAR O GOVERNO PARA OUTRO PAÍS (GÉNERO IRAQUE).
.

» Comentários no CM on line ao artigo A garra de um escritor
Quarta-feira, 19 Setembro
.
- fica la muito bem Caluniai, caluniai porque ficara sempre alguma coisa. Dizia o Goebells. Tenham vergonha, ou juizo, por favor!
- o corvo A história de um "albergue espanhol". Só falta o Buiça o Salazar, o Afonso Costa , o Barbieri Cardoso, o Miguel de Vasconcelos , o Cunhal , o Otelo o Ze do Telhado e sei lá quantos....
- ptp A vergonha instala-se sempre que o PS paga favores à MAÇONARIA IRREGULAR(LEIA-SE GOL)Antes de escritor e de "antifascista"foi bombista, anarquista , agitador caluniador e por fim cumplice material ou moral de um assassinato que se saiba! Na dita casa também está um proto-fascista que se revoltou contra Salazar porque ele não lhe deu o tacho que ele queria.
- Leandro Coutinho Foge cão que fazem Barão.. Para onde? - que me fazem Conde! Parece ser poreciso trazer esta frase á memória dos que estão tão "indignados" com as honras a Aquilino devido á sua militância anti-monárquica.. *ps- A frase em causa é atribuída a Eça..
- Américo Silva. Algés Aquilino queria que o Estado Novo subsidiasse a florestação das suas terras. Como não conseguiu, tornou-se um activista contra a florestação dos baldios.
- Pim Pam Pum Ao ser "profanado", o Panteão Nacional deixa de ter aquele fundo que atinge a alma da gesta heróica. Parece ter chegado a vez da Carbonária...e os traidores de ontem... São heróis hoje...A Maçonaria já todos a conhecemos...e quem.

Sem comentários: