Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

domingo, 2 de setembro de 2007

Aljezur : Convívio na Praia de Odeceixe - Banho com tradição

.
* José Carlos Eusébio
.
Mais de duas dezenas de pessoas cumpriram ontem o ritual do Banho 29, rumando até à praia de Odeceixe – numa prova de que em Aljezur a tradição ainda é o que era.
.
Vestiram trajes à moda antiga (nem as toucas faltaram) e trouxeram o indispensável farnel. Só não se deslocaram, como acontecia há décadas atrás, de burro e carroça, dado que a câmara disponibilizou transporte mais cómodo e moderno, um autocarro.
.
“Isto é uma tradição muito antiga e nós não queremos que ela acabe. Só é pena que os jovens não adiram muito”, referiu ao Correio da Manhã Moralinda Oliveira, de 68 anos, que, apesar de tudo, lá conseguiu convencer a neta – Joana, de 9 anos – a acompanhá-la. A jovem, vestida também a rigor, confessou achar “piada à iniciativa”.
.
Antigamente, muitos camponeses apenas se deslocavam à praia uma ou duas vezes por ano. E dia 29 de Agosto era uma data quase sagrada. “As pessoas percorriam grandes distâncias, por caminhos muito difíceis, para vir passar o dia à praia. Chegavam bem cedo e traziam sempre um farnel”, frisou Graciete Maria, de 69 anos. No seu caso, levava “duas horas de burro desde a serra até ao mar”.Maria da Soledade, também de 69 anos, nunca mais esqueceu o dia em que foi pela primeira vez à praia: “Tinha seis anos e disseram ao meu pai que a água do mar era boa para resolver o meu problema de falta de ouvido. Demorámos quatro horas, a pé, a percorrer a distância até a praia”. A falta de audição nunca desapareceu por completo, mas Maria da Soledade ganhou para sempre o hábito do Banho 29.
.
António Frade, de 82 anos, não é algarvio, mas revela-se um fervoroso adepto daquela tradição aljezurense – o facto de a sua esposa ser natural daquele concelho algarvio contribui, provavelmente, para isso. “Gostamos de participar na iniciativa. É um convívio muito agradável”, referiu o octogenário.
.
O ritual do Banho 29 foi recuperado há vários anos pela autarquia aljezurense. O ano passado, a praia escolhida foi a da Amoreira.
.
OUTRO CONCELHO
.
Lagos é outro município que não deixou morrer a tradição do Banho 29, mas a romaria até ao mar aconteceu à noite. Promoveu o Concurso de Trajes de Banho Terras do Infante, com prémios monetários para os melhores classificados. A iniciativa foi abrilhantada com música – actuou Toy – e fogo-de-artifício.
.~
PORMENORESPASSEIO
.
O Banho 29 integra todos os anos o programa comemorativo do feriado municipal de Aljezur. Os participantes foram ontem transportados de autocarro até à povoação de Odeceixe e depois seguiram a pé até à praia. Quase todos os idosos estão, aliás, habituados a caminhadas, dado que participam regularmente em passeios promovidos pela autarquia.
.
PETISCOS
.
Cada um dos 25 participantes preparou um farnel para partilhar. Na mesa montada na praia de Odeceixe encontravam-se muitas iguarias capazes de fazer crescer água na boca, nomeadamente bolos caseiros, figos, melancias, arroz de pato, chouriça, vinho e filhós.
.
ÁGUAO
.
Banho 29 teve tudo a favor: o dia esteve quente e a água do mar apresentava um temperatura agradável. Os turistas que se encontravam na praia não pararam de tirar fotografias.
.
in Correio da Manhã 2007.08.30
.
Foto José Carlos Eusébio. (Banhistas foram ontem à praia ostentando trajes antigos)

1 comentário:

De Amor e de Terra disse...

Sou de gente da Terra...
sendo meus Avós Maternos (aqueles com quem convivi)lavradores, ir à praia, só depois das colheitas, equivalendo isso a fins de Setembro, as vezes princípios de Outubro.
No entanto, pelo S.Bartolomeu, (24 de Agosto) era quase obrigatório o tal banho Santo, já que se acreditava que "No dia de S.Bartolomeu, um banho vale por 7".

Maria Mamede