Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Loulé: Autarquia investe cerca de quatro milhões de euros - Ex-libris recuperado

.
* José Carlos Eusébio
.
A Câmara de Loulé vai investir quatro milhões de euros na completa renovação do interior do velhinho Cine-Teatro local. O edifício, que é considerado um dos principais ex-libris da cidade, foi adquirido pelo município há cerca de quatro anos, após demoradas e difíceis negociações com os proprietários.
.
Segundo o presidente da Câmara local, Seruca Emídio, “o concurso público da empreitada foi aberto este mês, devendo a obra arrancar em Março do próximo ano e estar concluída no prazo de um ano e meio”.Todo o interior da sala de espectáculo, com capacidade para cerca de três centenas de espectadores, será remodelado, sendo instalado um novo e moderno palco com o dobro do tamanho do actual. A autarquia pretende que o cine-teatro fique vocacionado para a realização de espectáculos ao vivo.
.
A empreitada contempla também a substituição de sistemas eléctricos e redes de água e esgotos, bem como haverá o reforço da segurança contra incêndios.
.
Ao longo dos anos, a autarquia louletana tem vindo a efectuar diversas obras de manutenção do edifício, evitando desta forma que a casa de espectáculos fechasse as portas ou fosse mesmo demolido. Em 2003, a Câmara acabou por finalmente adquirir o Cine-Teatro Louletano e fez a reparação da sua parte exterior.
.
O imóvel é considerado como uma das mais importantes salas de espectáculos da região algarvia, dispondo de excelentes condições acústicas. Este mês, por exemplo, está programado (dia 28), um espectáculo com o cantor de Jorge Palma.
.
HISTÓRIA
.
A inauguração do cine-teatro teve lugar a 19 de Abril de 1930, mas anteriormente já funcionara como cinema. A abertura oficial de portas deu--se com a Companhia Teatral, onde pontificava a actriz Ilda Stichini.
.
Têm passado por aquela emblemática sala de espectáculos algarvia artistas de nomeada, como Alves da Cunha, Berta de Bívar, Raul Solnado ou Maria do Céu Guerra. Foram ainda projectados os mais famosos filmes internacionais.
.
O edifício, cuja construção custou 180 contos, foi durante 75 anos propriedade da Sociedade Teatral Louletana, sendo adquirido há cerca de quatro anos pela edilidade. .
.
PORMENORES
.
AQUISIÇÃO
.
O processo de aquisição do imóvel foi complexo, dado que envolveu negociações com cerca de 70 herdeiros dos proprietários. Custou 1,5 milhões de euros, tendo sido utilizadas verbas provenientes das contrapartidas de funcionamento dos casino.
.
RECUPERAÇÃO
.
Após a aquisição, a autarquia levou a cabo o arranjo de toda a parte exterior do imóvel, incluindo a reparação da cobertura. A empreitada que agora vai ser executada diz respeito somente à remodelação do interior do cine-teatro.
.
INVESTIMENTO
.
O requalificado cine-teatro vai ser destinado sobretudo à realização de espectáculos musicais e de teatro. Ao longo dos anos, a autarquia tem mantido a exibição de filmes, mas a actividade dá prejuízo.
.
in Correio da Manha 2007.09.17
.
Foto - Sandra Santos (Cine-Teatro Louletano com obras de remodelação a partir de Março)

1 comentário:

De Amor e de Terra disse...

Bela iniciativa.
É tão bom ver a recuperação e a reutilização...



Maria Mamede