Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Património - Força dos ventos pode ser fatal - Muralha em risco

.
.
* Ana Maria Ribeiro
com agências
.
A confirmarem-se as piores suspeitas dos especialistas em conservação arquitectónica, a Muralha da China – que começou a ser edificada 200 anos antes de Cristo e em 1987 foi incluída na lista de Património da Humanidade da UNESCO – poderá desaparecer nos próximos 20 anos.
.
E a culpa é única e exclusivamente do Homem: a destruição sistemática dos bosques e dos montes que circundam o monumento – por alegada necessidade da industrialização e em nome do progresso – tem como consequência o facto de a muralha ser cada vez mais fustigada por ventos fortes, carregados de areia.
.
Para agravar o problema, algumas práticas agrícolas e o uso recorrente de pesticididas e insecticidas muito fortes têm empobrecido o solo, tornando-o mais passível de derrocadas de terra.O governo de Pequim já foi alertado para o problema, mas ignora-se, até ao momento, se tenciona tomar medidas que possam impedir aquilo que, segundo os arqueólogos, é inevitável.
.
A Muralha da China foi mandada erguer em 220 a.C. pelo primeiro imperador chinês, Qin Shihuang, para proteger o país dos seus inimigos. Na década de 80 Deng Xiaoping mandou-a recuperar, considerando-a símbolo maior da nação chinesa.
.
PORMENOR RESCONSTRUÇÃO
.
A construção da grande muralha foi muito atribulada e o monumento só ficou totalmente concluído no séc. XV, durante a Dinastia Ming.
.
VISTA DA LUA
.
Diz-se que é a única estrutura construída pelo Homem que se avista da Lua mas tal já foi desmentido por cientistas.
.
120 PIRÂMIDES
.
Para erguer os sete mil quilómetros de Muralha foram necessários 300 milhões de metros cúbicos de material, o suficiente para erigir 120 pirâmides Quéops, a maior do Egipto.
.
NOVA MARAVILHA
.
Eleita em Julho último uma das sete novas maravilhas do Mundo, a Muralha empregou, na sua construção, cerca de um milhão de homens, entre soldados, camponeses e prisioneiros.
.
.
in Correio da Manhã 2007.09.02
.
Para saber mais ver:
.
.
.

1 comentário:

De Amor e de Terra disse...

Sempre aprendo aqui!

Obrigada.



Maria Mamede