Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Obras na zona histórica de Valença - Antiga cadeia transformada em museu

.
* C.A.V.
.
A empreitada de readaptação do edifício da antiga cadeia de Valença em Núcleo Museológico já começou. A intervenção, cujo valor ronda os 193 mil euros, pretende transformar o edifício, localizado na zona histórica – que já foi moradia régia, domus municipalis, cadeia e sala de exposições – em núcleo museológico e pólo central de uma rede de espaços e museus da Praça Forte de Valença.
.
O novo espaço vai dispor de uma galeria de exposição, no piso inferior, instalações sanitárias no piso intermédio, gabinetes de apoio e depósito de materiais no piso superior e pretende mostrar o legado patrimonial, histórico e cultural do concelho, ao longo dos séculos, nomeadamente, no que toca à sua natureza militar.
.
Entre os principais objectivos do museu destaca-se a promoção e divulgação dos aspectos históricos mais decisivos e marcantes da Praça Forte, na perspectiva da defesa das fronteiras do território nacional ao longo dos séculos. Também os aspectos mais marcantes do emblemático comércio tradicional estarão representados com espólio metrológico, bem como os objectos arqueológicos encontrados nas várias escavações em curso na Fortaleza e em outros espaços do concelho.
.
O edifício é um dos mais antigos e simbólicos da zona histórica, destacando-se, no piso térreo, os tectos abobadados e os arcos indicativos da arquitectura gótica, do tempo de D. Afonso III.
.
in Correio da Manhã 2007.09.17
.
Foto - Muralhas de Valença do Minho

1 comentário:

De Amor e de Terra disse...

Fico muito feliz com notícias deste tipo!




Maria Mamede