Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

domingo, 2 de setembro de 2007

Além Praia - No berço do sabor inconfundível do Porto

.
* Sérgio Cardoso
.

Muito provavelmente, o leitor já experimentou o sabor de um vinho do Porto. Mas será que sabe a história que está por trás deste símbolo de Portugal no Mundo?
.
Conhece todo o processo de produção que leva ao resultado final disponível em qualquer copo perto de si? É tudo isto que uma visita guiada às caves do Vinho do Porto possibilita, para além, claro, da prova de um sabor indiscutivelmente tripeiro.
.
Em Vila Nova de Gaia, junto à margem do rio Douro, a maioria das caves está integrada na Associação das Empresas de Vinho do Porto, que organiza, por sua própria iniciativa, visitas de grupo, para as quais elaborou um roteiro com mapas e aspectos pormenorizados das várias caves.
.
Qualquer que seja a escolha em relação à marca, a visita não ultrapassa os 30 minutos e permite conhecer a história de cada uma das empresas, assim como todo o processo de fabrico do vinho do Porto.
.
Algumas caves aproveitam mesmo a tecnologia vídeo para mostrar aos visitantes a primeira fase da produção, que tem lugar nas vinhas junto às margens do rio Douro, sobretudo na parte de Trás-os-Montes e Alto Douro. O cheiro característico de verdadeiras catedrais de barris acompanha toda a visita que, regra geral, termina com a prova do vinho do Porto, quer seja branco quer seja tinto. O bilhete para visitar as caves varia consoante a firma. Há caves em que o ‘tour’ é gratuito, mas noutras paga-se uma quantia que ronda os 3 euros.
.
Cerca de 600 mil pessoas visitam anualmente este berço do vinho do Porto, onde, em algumas caves, se organizam eventos diversos, desde jantares-convívio, bailes de finalistas ou até mesmo casamentos.
.
OUTROS LOCAIS A VISITAR
.
PRAÇA DA RIBEIRA E CAIS DE GAIA
.
Em margens opostas do rio Douro, são locais a conhecer, quer durante o dia, quer à noite, quando sobe a afluência a bares e restaurantes.
.
COMO CHEGAR
.
Várias auto-estradas confluem no Porto. Pela A1, a direcção é Ponte da Arrábida e sai-se na Afurada. A mesma saída devem procurar os que entram na Via da Circunvalação - VCI.
.
ONDE COMER
.
Fondues, Misto de enchidos, Cogumelos ao alho, Bacalhau assado no forno, Arroz de feijão com salpicão, Francesinha.
.
in Correio da Manhã 2007.08.30

1 comentário:

De Amor e de Terra disse...

Interessante esta nova maneira de publicitar as Caves, O Vinho do Porto e as duas Cidades, como roteiros turísticos.


Maria Mamede