Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

domingo, 2 de setembro de 2007

Encontrado em coma em casa - Morreu o poeta Alberto Lacerda


O poeta Alberto de Lacerda, de 78 anos,

morreu no domingo na sua casa de Londres.

.

* Dina Gusmão

.
A notícia foi avançada pelo Professor Eugénio Lisboa, amigo de longa data, que soube da ocorrência por um amigo comum, o escritor Ian McEwan, que, tendo combinado almoçar com Lacerda, na ausência deste, procurou-o em casa, onde o encontrou em coma.
.
Lacerda foi co-fundador da revista ‘Távola Redonda’, com Ruy Cinatti e David Mourão Ferreira, mas foi na divulgação da poesia portuguesa em Inglaterra, para onde cedo se mudou, que mais se notabilizou.
.
Na década de 50, o poeta trocou Lisboa por Londres, aí se fixando como jornalista da BBC, qualidade na qual desenvolveu grande parte do trabalho de divulgação de poetas como Camões, Pessoa e Sena.
.
Natural de Moçambique, além de Portugal e Inglaterra, viveu também no Brasil e nos Estados Unidos. Autor de vasta obra, parcialmente inédita, está traduzido em várias línguas com destaque para, entre outros, os livros ‘Expiação’ e ‘Palácio’ ou o pioneiro ‘77 Poems’.
.
in Correio da Manhã 2007.08.28

1 comentário:

De Amor e de Terra disse...

Que seja pelo menos divulgado agora,já que como muitos, é preciso que morram para lhe afagarem o génio dando-o a conhecer!


Maria Mamede