Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

sábado, 1 de setembro de 2007

Faro: Antigo Cinema Ossónoba - Centro cultural nasce em Estoi

* Paulo Marcelino
O antigo Cinema Ossónoba em Estoi está a ser alvo de uma empreitada de recuperação e valorização, por forma a transformar o espaço num centro de recreio e lazer. O objectivo da autarquia farense é integrar o espaço nos pólos ao serviço da estratégia cultural para o conselho, com a vantagem de expandir essa dinâmica a uma aldeia do interior.
.

O objectivo é dotar esta aldeia do barrocal algarvio de um espaço cultural polivalente e complementar à dinamização económica e turística que a área começa a ter”, disse, ao CM, José Apolinário, presidente da Câmara de Faro.
.
O antigo cinema Ossónoba está há muito desactivado. Foi inaugurado em Agosto de 1950 por iniciativa de José Zeferino, um benfeitor cujo centenário do nascimento se comemora, precisamente, no próximo ano.
.
Arrendado à Câmara há dez anos, o edifício, elemento emblemático de arquitectura datada, está a ser sujeito a obras de recuperação exteriores e interiores. A empreitada está orçamentada em 315 mil euros, parcialmente comparticipada por fundos comunitários. A obra estará concluída até ao final do primeiro trimestre de 2008.Apolinário disse ao CM que aquele espaço vai ser integrado na estratégia cultural que abrange outros pólos no concelho, como o Teatro das Figuras, por forma a “garantir que seja pujante e dinâmico”, com programação ao longo de todo o ano.
.
in Correio da Manhã 2007.08.26

2 comentários:

De Amor e de Terra disse...

É muito louvável ver iniciativas como estas, de recuperação e aproveitamento...oxalá todos se preocupassem com isso, porque é terrível ver a degradação de imóveis que podem, tal como este servir de novo como para a divulgação cultural.

Anónimo disse...

Levou tempo...mas conseguiram caír em si para a recuperação do antigo cinema..algo que ha mto deveria ter sido feito ..