Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

sábado, 1 de setembro de 2007

Casa de Irene Lisboa está ao abandono


Património: Em Arranhó, Arruda dos Vinhos
.
* Flávia Calçada,
jornalista da agência Lusa
.
Mais de 100 anos depois de Irene Lisboa ter nascido na Quinta da Murzinheira, no concelho de Arruda dos Vinhos, o espaço, propriedade dos descendentes dos irmãos da poetisa, está agora em total abandono.
.
Pertencendo há 100 anos à família Vieira Lisboa, a casa onde a escritora nasceu na Quinta da Murzinheira “está em ruínas desde há sete anos quando se tentou comprar”, relatou à Lusa o presidente da Junta de Freguesia de Arranhó, Joaquim Luís, referindo que o imóvel permanece “sem portas e janelas” e com as “telhas a cair”.
.
Localizada em A-dos-Arcos, freguesia de Arranhó, a quinta, com 36 hectares, estende-se por terrenos agrícolas onde continua a predominar a vinha, e mantém ainda uma adega “completamente degradada”, que noutros tempos era usada como apoio aos trabalhos do campo, também retratados por Lisboa nas suas obras.
.
Desde há vários anos que a Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos tem vindo a estabelecer contactos com a família paterna de Irene Lisboa para comprar o espaço e “fazer ali inicialmente a casa-museu Irene Lisboa”, mas “a família nunca se mostrou muito receptiva”, revelou à Lusa a vereadora da cultura, Gertrudes Cunha. Todas as tentativas foram goradas e a autarquia inaugurou, no final de Junho, o Museu Irene Lisboa, em instalações antigas da Junta de Freguesia de Arranhó, reunindo pela primeira vez todo o acervo documental da vida e obra da poetisa. Mas continua a ser “um objectivo adquirir a quinta”.
.
A autora de ‘13 Cantarelos’, a sua primeira obra publicada, nasceu a 25 de Dezembro de 1892 na Quinta da Murzinheira, fruto de uma relação entre Luís Emídio Vieira Lisboa e uma criada, “a rapariga do campo enganada”, como escreve em ‘Começa uma vida’.
.
in Correio da Manhã, 2007.08.24
.

» Comentários no CM on line
Sabado, 25 Agosto
.
- Sr. Dr. Pelo que li algures, Irene Lisboa da família paterna apenas terá tido direito, em vida, ao "apelido". Seria irónico que essa mesma família viesse a ser beneficiada financeiramente "à custa" do nome da poetisa. Acho que todo o acervo documental está muito bem onde está. O mais importante é o acervo testemunho da vida e obra da poetisa. Da casa e dos irmãos n/ rezará a História!
.
Sexta-feira, 24 Agosto
.
- CASA AMADIS Outro escândalo do mesmo género : Na freguesia de Vilameã, Amarante, existe, em perfeito estado de conservação, a casa natal do pintor Amadeo de Souza Cardoso. Incluindo a célebre cozinha retratada em tela famosa. O herdeiro recusa vender à junta ou até mostrar a casa a qualquer visitante.
.
Se quiser saber mais sobre a vida e obra de Irene Lisboa ver
.

1 comentário:

De Amor e de Terra disse...

Que pena!
Esperemos que tudo se componha, porque valeria bem preservar este património e fazê-lo de todos.

Bj

Maria Mamede