Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

segunda-feira, 8 de março de 2010

'Povo Que Canta' revisitado três décadas depois de Giacometti

http://cache.elbo.ws/youtube/2sKB6C6fu1E_130.jpg
boa_vida

'Povo Que Canta' revisitado três décadas depois de Giacometti

por
madalena esteves 
.
Diário de Notícias - 08 Maio 2005
.

Uma equipa de televisão regressou aos locais que Michel Giacometti percorreu há 30 anos e realizou uma nova série, que herdou o nome da anterior Povo Que Canta. A série estreia hoje na RTP1, às 10.00, depois de vários adiamentos.
.
Ivan Dias, autor e produtor, e Manuel Rocha, músico da Brigada Victor Jara, são os responsáveis pela nova aventura da recolha dos sons e das imagens da música popular portuguesa.
.
Uma música que continua viva num contexto social diferente do que Michel Giacometti encontrou há 30 anos.
.
Este novo Povo Que Canta -título inspirado numa velha canção anarquista da resistência espanhola durante a Guerra Civil, nos anos 30 -, é uma homenagem ao etnomusicólogo e ao realizador Alfredo Tropa, autores da primeira versão que pode ser vista actualmente na RTP Memória, às sextas-feiras, a partir das 07.00.
.
Três décadas depois a nova série, composta por 13 episódios, cada um com 52 minutos de duração, visita todas as regiões de Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e dos Açores.
.
A equipa de produção, composta por seis pessoas, viveu uma "aventura de dois anos", recorda Ivan Dias. Uma aventura que revelou "a vitalidade de algumas formas de expressão popular", de acordo com Manuel Rocha.
.
Os dois primeiros programas são dedicados à Madeira e aos Açores. Seguindo-se depois as outras regiões do nosso País. A série inclui um episódio biográfico dedicado a Michel Giacometti e um capítulo sobre a "música em segunda mão", como o etnomusicólogo chamava aos arranjos sobre as recolhas populares.
.
Antes da série televisiva foi editado um disco, com o mesmo título, pela EMI-Valentim de Carvalho, no final de 2003. Uma obra musical composta por 33 pequenos temas, cada um deles precedido por uma explicação.
.
Este projecto foi realizado pela produtora Duvideo, com o apoio do ICAM (Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimedia).
.
.

Sem comentários: