Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

terça-feira, 16 de março de 2010

O Regabofe das «Fundações» ... em 2009/2010






Número sobe para 75 com as reconhecidas pelo Executivo de Durão Barroso

Governo já aprovou mais de meia centena de fundações

Público - 28.12.2009 - 07:21 Por João d´Espiney
  • 1 de 22 notícias em Economia
A Fundação para as Comunicações Móveis (FCM), que tanta polémica tem suscitado nos últimos meses, é apenas uma das cerca de 50 que já foram aprovadas desde que José Sócrates chegou ao poder em Março de 2005.
 (Enric Vives-Rubio (arquivo))


Uma pesquisa efectuada pelo PÚBLICO aos despachos publicados em Diário da República desde 2001 - ano em que a comissão que António Guterres criou para responder ao escândalo da Fundação para a Prevenção e Segurança (FPS) de Armando Vara apresentou as suas propostas para moralizar a criação e o acompanhamento deste tipo de entidades - permite concluir que já foram aprovadas pelo menos mais 75 fundações com variados regimes jurídicos: públicas, privadas, privadas de direito público. Isto porque nos Governos de Durão Barroso e Santana Lopes foram constituídas pelo menos mais 24. Ou seja, desde 2001 foram criadas, em média, 9,3 fundações por ano.
.
Face a estes números, pode-se concluir que existem hoje em Portugal já cerca de 1200 fundações, tendo em conta o levantamento efectuado pela comissão liderada pelo ex-reitor da Universidade de Coimbra, Rui Alarcão: 1100, das quais 750 ligadas a instituições religiosas.
.
Além do levantamento do número de fundações, esta comissão chegou a apresentar em Maio de 2001 um projecto de nova lei-quadro para a constituição e controlo destas entidades sem fins lucrativos e que gozam de inúmeros privilégios de âmbito fiscal. Mas com a queda do Governo de António Guterres, no final desse ano, os documentos perderam-se nas gavetas governamentais.
.
Já no Governo de Durão Barroso, a então secretária de Estado da Administração Pública, Suzana Toscano, chegou a admitir que a moralização na criação e controlo das fundações não era uma prioridade do Executivo social-democrata.
.
Com o escândalo da FPS já no esquecimento, a fundações foram florescendo como cogumelos. A tal ponto, que, em 2007, Rui Alarcão afirmou, em declarações ao Jornal de Negócios, que a necessidade de criar novas regras para a criação de fundações e acompanhamento das suas actividades era "até mais importante e urgente" do que em 2001.
.
A comissão presidida por Rui Alarcão chegou a apresentar três anteprojectos: um com propostas de alteração ao Código Civil para as fundações privadas; outro para as privadas de origem pública; e um terceiro que previa a criação de uma Comissão Nacional de Fundações, uma entidade "desgovernamentalizada" que teria a competência de "reconhecer" qualquer nova fundação, assim como o dever de controlar e fiscalizar o cumprimento das disposições legais e regulamentares ligadas às fundações.
.
Ainda em 2007, e na sequência de uma notícia publicada com o número de fundações já criadas até então, o Governo de José Sócrates chegou a aprovar uma alteração ao regime em vigor. Basicamente, o Executivo transferiu a competência para o reconhecimento de novas fundações do Ministério da Administração Interna para o primeiro-ministro, competência esta que José Sócrates delegou, mais tarde, na Presidência do Conselho de Ministros.
.
Já este ano, antes de rebentar o caso da Fundação que gere o dossier "Magalhães", o Governo pediu a Diogo Freitas do Amaral para estudar o assunto e elaborar uma proposta de revisão do regime jurídico das fundações.
.
O PÚBLICO tentou falar com o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, mas tal revelou-se impossível. Mas em declarações recentes ao semanário Sol, Freitas do Amaral adiantou apenas que a proposta vai no sentido de "sistematizar e modernizar o regime jurídico das fundações, com a preocupação de moralizar o sector e promover mais transparência e publicidade, no que toca à criação de fundações públicas por meios de direito privado".
.
O PÚBLICO questionou a Presidência do Conselho de Ministros sobre quando é que tenciona aprovar o novo regime mas a sua porta-voz limitou-se a afirmar que "as propostas estão a ser estudadas".
.
O PÚBLICO solicitou também dados actualizados com o montante dos subsídios concedidos pelo Estado ao universo de fundações existentes, mas também ficou sem resposta. Os últimos dados conhecidos, referentes aos orçamentos do Estado de 2001 e 2002, indicavam que a quase totalidade dos ministérios destinaram 68,8 milhões de euros em subsídios a fundações.
.
Refira-se ainda que, apesar da inexistência de controlo e dos muitos milhões de euros que recebem em subsídios e isenções fiscais, o Tribunal de Contas nunca realizou nenhuma auditoria global a este tipo de entidades. Mas está neste momento a realizar uma auditoria à Fundação para as Comunicações Móveis, no âmbito da fiscalização aos programas do Governo para a sociedade de informação nas escolas.
.
.
_________
.

Comentários 1 a 10 de 19






  1. asdrubal , pais do faz de conta. 28.12.2009 23:24

    CUNHAS E FUNDAÇÕES

    o Estado ou seja nós susidiamos as fundações, mas quando alguns de nós solicitamos apoios a algumas fundações só somos subsidiados se tivermos uma grande cunha e não é pelo facto de sermos dos melhores em determinada área que os demovemos, eles estão lá não para ajudar os melhores mas os amigos dos amigos.





  2. S. C. , Lisboa. 28.12.2009 19:18

    68,8 milhões?

    E não são controladas nem sujeitas a auditorias pelo tribunal de Contas? E depois espanatam-se que os desgraçados que trabalham no duro para sobreviver e pagam os seus impostos não estejam dispostos a mais sacrifícios e conversas de políticos de barriga cheia sobre uma crise que a eles não se vê que faça mossa.





  3. Antonio Manuel , Porto. 28.12.2009 15:13

    ASSIM NÃO !

    É por estas e outras que nós vemos neste local alguns comentadores virem a terreiro defender Sócrates e sua política.Então com tantas fundações e sem nada para fazerem,devem passar o tempo e escreverem para estes sites de comunicação a tentarem meter na cabeça das pessoas que Sócrates é o melhor.É que quando este governo for descansar de nada ter feito,esta rapaziada começa a ter que enfileirar a lista dos desempregados e a boa vidinha foi-se Eu bem estranhava ver tanta gente na defesa de Sócrates,mas agora compreendo.Por aqui se vê qual é a finalidade deste governo.Não é governar para todos,mas ter o poder para arranjar tachos a torto e a direito para os seu incondicionais.Com tantos até podem ganhar sempre as eleições,porque estes não falham ás urnas.Para eles ter estes é sinónimo de um seguro de vida grande.Por isso este governo Sócrates existe só para este grupo de pessoas que vivem e comem na mão deste PS de Sócrates. Isto é imoral e desonesto com os desempregados e todos aqueles que trabalham no dura diariamente e recebem um ordenado de miséria que mal chega para comer e pagar a renda.E outros ganham a vida sem fazer nada,apenas têm que bajular este 1º ministro.Assim não!





  4. ZéPovinho , coimbra, marrocos de cima. 28.12.2009 11:49

    Fundam-se todos!!!

    AS FUNDAÇÕES SÃO AS OFF-SHORES... CÁ DENTRO!!!





  5. Trolha da Areosa , Porto. 28.12.2009 11:37

    Afundamentos

    Viva a Fundação Vitor Baía...até ajuda as criancinhas do IPO do Porto e dá para importar Mercedes topo de gama sem pagar IA... enfim um benemérito !!





  6. Olha p'ra ele Ó Xuxa , Ranholas. EU. 28.12.2009 11:11

    Ó Xuxa de Metz !

    Ó Metz na Muchila ! Está calado e cala-te, e vai ver se estou lá fora, ó meu "vasculho dos Urinois" ...





  7. O Zé da Mochila , Europa. 28.12.2009 10:54

    Boa!!!!

    Ó Bufarda, desde quando Metz é na Alemanha??? Além de burro és ignorante.





  8. Anónimo , Algures por ai. 28.12.2009 10:52

    Está tudo rico...

    Os gajos do PS quando no Governo muito gostam de aprovar e criar fundações para tudo e mais alguma coisa. Já sabesmos que desde a Fundação do MS e mais as broncas de Macau que os governos e politicos do PS são eximios nestas coisas vai-se-lá saber porquê, mas para se descobritr não é preciso pensar muito, isto porque há muito já se sabe que as fundações, nem todas são uma forma de esconder muita coisa.





  9. Francisco Lemos , Lisboa. 28.12.2009 10:32

    Espionagem política

    O Público andou a pesquisar os actos do Governo? Mas com que direito? É espionagem política, mal intencionada...





  10. Portugal fundação a afundar , profundamente aprofundada. 28.12.2009 10:32

    que ricas fundações

    EU TAMBÉM QUERO UMA FUNDAÇÃO SÓ PRA MIM !

Comentários 11 a 19 de 19






  1. Ersília , Lx. pt. 28.12.2009 10:29

    Atenção :

    A "Fundação" do Ali Bába e dos 40 Ladrões, vai ser inaugurada a 1/1/2010, pelo P.M. Sócrates e na presença dos restantes "políticos" de todos os Partidos ... bem partidos !





  2. Bill , metz. 28.12.2009 10:09

    Farto de Portugueses

    Os Portugueses sao uns eternos insatisfeitos.Deviam viver em tribos como na Amazonas.





  3. Elias , Lisboa. 28.12.2009 10:03

    Gozo!

    Gozam com os Portugueses e eles não fazem nada, tristeza de País! Até quando vamos deixar isto assim?





  4. Anónimo , Algures, Portugal. 28.12.2009 09:59

    Fundação e fundações

    D. Afonso Henriques fundou Portugal. D. José Sócrates, com tantas fundações, não faz mais de que afundar Portugal. E já agora, se alguém me souber esponder, quantos boys e quantas girls do PS, fazem parte dessas fundações?





  5. Carlos Reis , Lx. 28.12.2009 09:55

    Tantas Fundações

    Gostava de saber para que servem estas?? Aposto que até sei a resposta. Servem para Desviar dinheiros publicos para alguns espertalhões. Isto claro esta dentro da legalidade. P.S. não quero ofender a boa gente que de certeza trabalha honestamente e com mérito próprio.





  6. José , Província, Portgal. 28.12.2009 09:24

    Fax de conta!

    Fax de conta! O socrates é um fundador ou melhor um afundador de Portugal.





  7. nambuangongo1974 , SD Rana. 28.12.2009 09:04

    Acolitos

    Em cada fundação ficam "instalados" muitos amigos...





  8. JL , Évora - Portugal - Republica das Bananas. 28.12.2009 09:01

    FUNDAÇÕES = VIGARICE

    Estas "fundações" criadas e alimentadas pelo "partido dos sucateiros", têem como unico objectivo transferir dinheiros do OGE (logo do meu dinheiro), para depois virem a alimentar os esquemas onde grassa a corrupção e a roubalheira comamdada pelo "pinócrates". O resto é conversa da treta.....





  9. aaa , aaa. 28.12.2009 08:55

    Religião = Corrupção

    Cada vez que surge um esquema de cariz duvidoso, a Igreja aparece envolvida, agora são 750 em 1100 Fundações. Para quê é que a Igreja precisa de tantas Fundações? E porque é que não há um grande efeito na sociedade com a existência de tantas Fundações religiosas? Só lhes interessa o comodismo e o auto-enriquecimento?
    .
    .

Sem comentários: