Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

sábado, 20 de março de 2010

Manu Chao - mano negra -"Mala Vida"


.
.

Ícone de canal
givern






Tu me estas dando mala vida
yo pronto me voy a escapar
gitana mia por lo menos date cuenta
gitana mia por favor
tu me dejas respirar
tu me estas dando mala vida
.
cada dia se la traga mi corazon !
.
dime tu porque te trato yo tan bien
cuando tu me hablas como un cabron
gitana mia !
mi corazito est sufriendo
gitana mia por favor
sufriendo mal nutricion
tu me estas dando mala vida
.
cada dia se la traga mi corazon !










Conheceram-se no metro de Paris e separaram-se a bordo de um comboio na Colômbia. Para quem não conhece Mano Negra, o mais fácil a fazer é dizer que Manu Chao foi o seu líder indiscutível e que de 1987 a 1994 foram um caso sério de sucesso pela Europa e Mundo fora.
.
Manu Chao gozava já nesta altura de um certo reconhecimento no meio alternativo parisiense e era uma figura bastante estimada que já vinha fazendo história no rock francês dos anos 80 com as bandas Los Carayos e Joint de Culasse que mais tarde seriam conhecidos por Hot Pants.
.
Os Mano Negra aparecem na cena musical parisiense a meio dos anos 80, com um estilo sonoro ecléctico cantado em castelhano, francês e inglês, onde o dub se misturava com bases à la Clash e Chuck Berry e com toques latinos percussivos que se fundiam ora com ska ora com reggae. Como eles próprios se definiam… Rock n’ Roll Universal.
.
Durante quase uma década percorrem todo um circuito underground europeu que culminou numa digressão explosiva pela América do Sul.
.
Por lá, os Mano Negra deram conta que haviam saído do seu esquema original e decidiram voltar aos seus antigos costumes. Em 1992 decidem pegar na ideia de juntar um grupo de teatro francês, cujo objectivo era viajar de barco por toda a costa atlântica sul-americana realizando festivais culturais com música e teatro em cada porto e terminar com um grande festival no Rio de Janeiro.
.
A ideia realizou-se e decidem integrá-la na sua digressão mundial, que se chamou Cargo Tour 92. Em finais de 1993 levaram a cabo outro projecto que consistia em percorrer estradas colombianas de Bogotá até Santa Martha de comboio.
.
Aos Mano Negra juntaram-se Ramon Chao (pai de Manu Chao) e um grupo de colaboradores franceses e sul-americanos. A viagem ocorreu com muitas turbulências, tiveram problemas com guerrilhas locais para poderem transitar e houve conflitos no seio do grupo, o que levou ao abandono de alguns membros da banda, mas mesmo assim o grupo projectou toda a sua energia nas várias estações de comboio colombianas.
.
Das coisas boas que resultaram destas viagens uma delas é sem dúvida o livro que Ramon Chao escreveu e que relata todas as experiências vividas, o livro chama-se “Un Train De Feu Et De Glace” (“Um Comboio de Fogo e de Gelo – Mano Negra na Colômbia”), um importante documento da vida do grupo.
.
Os Mano Negra desintegram-se em 1995, deixando-nos como herança 6 álbuns magníficos. Manu Chao decide juntar alguns músicos e monta uma nova banda, os Radio Bemba Soundsystem, Clandestino e Próxima Estación: Esperanza, fazem o resto de uma história de sucesso já bem conhecida do ex-vocalista dos Mano Negra.
.
DVD – Mano Negra
Out of Time
2 DVD Emi Music France/EMI
.
Se bem que este DVD é mais uma pequena pérola para os fãs de Manu Chao, a verdade é que se escondem nele histórias fabulosas de viagens sem destino que os Mano Negra decidiram encetar.
.
Para além das marcantes viagens artísticas pela América latina, mostra-nos documentários que servem muito bem como arma de arremesso política. Sabendo que o grupo esteve sempre ligado a facções esquerdistas (chegando mesmo a ser acusado de financiamento do grupo independentista basco E.T.A) este documento visual e sonoro, avisa-nos que a palavra tem que ser escutada e a luta anti-capitalista é levada muito a sério, sendo os próprios Mano Negra que nos mostram como isso influencia toda a sua caminhada musical.
.
Os sons do Caribe mesclados com o puro rock passeiam-se à nossa frente, seja num bar onde o cheiro a vinho derramado no chão é nauseabundo, seja numa praça pública onde a multidão se arrasta e chega mesmo ás 100 mil cabeças, na Bolívia.
.
Out of Time é uma importante peça num puzzle musical que há muito tentam decifrar. Para quem achava que Manu Chao tinha feito Clandestino a partir do nada, ficamos a saber que já o fazia muitos anos antes de ser o que é e quem é hoje em dia.
.
Há quem diga que a banda terminou porque Manu convidava sempre muitos músicos para tocarem ao vivo com Mano Negra. Já nessa altura se via um Manu Chao em vias de crescimento além fronteiras. .
Documentário de consumo obrigatório.

 .


 .
. - Edição nº 29 - Março 2006
.
.

Sem comentários: