Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

sábado, 20 de março de 2010

Mais um passo para Arrábida a Património Mundial




Ambiente : Mais um passo para Arrábida a Património Mundial
.
em 2010/3/19 22:10:00 Foi dado mais um passo no sentido de candidatar a Arrábida a Património Mundial da Humanidade pela Unesco. A formalização da Comissão Executiva, cujo objectivo é supervisionar o processo de candidatura, teve lugar no dia 15 de Março, no Novotel, em Setúbal. Em simultâneo foi aprovada uma candidatura mista, com a inclusão dos valores imateriais.
.
A Comissão Executiva da Candidatura da Arrábida a Património Mundial, composta por seis elementos (Presidente do Conselho Directivo da AMRS, Secretária-geral da AMRS, presidentes dos municípios de Palmela, Sesimbra e Setúbal e a Directora do Departamento de Gestão de Áreas Classificas do Litoral de Lisboa e Oeste/ICNB) reuniu no dia 15 de Março, enquanto órgão de supervisão. Este passo insere-se num longo processo de candidatura que está a ser conduzido pela Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) desde 2004, altura em que a Arrábida foi colocada na lista indicativa da Unesco portuguesa na componente natural.
.
Nesta reunião, a Comissão Executiva confirmou também a adição dos valores imateriais, como a cultura e as lendas e tradições, aos valores materiais já patentes na versão anterior da candidatura. Esta inclusão obriga a uma reformulação, que está a ser desenvolvida em conjunto com diversas entidades, e que parece fazer todo o sentido, uma vez que a biodiversidade da Arrábida é imensa… num mesmo espaço encontramos espécimes raros e únicos de flora, da fauna, de geologia, de arquitectura, de fenómenos religiosos e pagãos, de cultura popular… que é imperativo preservar e para usufruto das gerações vindouras.
.
Os próximos passos serão: a realização da reunião da Comissão de Acompanhamento, composta por diversas instituições e entidades que permitam dar suporte técnico-científico e politico à candidatura; e a realização de uma reunião do Fórum, que pretende abranger um maior número possível de instituições e entidades regionais, com vista a ser um espaço de reflexão e partilha por excelência.
.
.

Sem comentários: