Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

domingo, 7 de fevereiro de 2010

A Fita Branca é considerado favorito a Oscar de filme estrangeiro


 

Cultura

Vermelho - 3 de Fevereiro de 2010 - 14h41


"A Fita Branca", do diretor austríaco Michael Haneke, uma história sombria sobre as origens do terror nazista, é o favorito para receber o Oscar de melhor filme em língua estrangeira, segundo previsões de críticos de cinema.

.

O filme alemão em preto e branco já recebeu prêmios importantes, incluindo a Palma de Ouro em Cannes e o Globo de Ouro em Hollywood, fazendo dele o favorito na disputa, disseram críticos e observadores de premiações.
.
Entre os outros filmes estrangeiros indicados ao Oscar na terça-feira estão o drama criminal francês "O Profeta" e o filme peruano tristonho "A Teta Assustada", que recebeu o prêmio principal do Festival de Cinema de Berlim.
.
Completaram as indicações a produção israelense "Ajami" e "O Segredo dos Seus Olhos", do diretor argentino Juan José Campanella, o único dos cinco a já ter tido um trabalho anterior seu incluído nas indicações a essa categoria do Oscar.
.
"Sou supersticioso, então prefiro não cantar vitória antes da hora", disse Haneke à Reuters por telefone desde sua casa em Viena, falando com a ajuda de um tradutor. "Se você ganha o Oscar, isso é muito bom para os negócios -- e, é claro, é uma honra."
.
"A Fita Branca" trata de uma série de crimes sinistros no norte da Alemanha na véspera da 1a Guerra Mundial. Os especialistas em Oscar acham que os prêmios que o filme já recebeu aumentaram sua exposição entre os eleitores do Oscar.
.
"É o favorito, e já recebeu muito reconhecimento", disse o crítico de cinema Emanuel Levy. Mas ele chamou a atenção para o fato de que a categoria de filme estrangeiro às vezes reserva surpresas. No ano passado a expectativa geral era que "Valsa com Bashir" fosse o vencedor na categoria, mas o filme israelense perdeu para o trabalho japonês "A Partida".
.
Peru tem primeira indicação
.
E "A Teta Assustada", filme que transcorre em ritmo pausado, não era o favorito para vencer no Festival de Berlim este ano. No entanto, recebeu o prêmio principal e vem agradando aos cinéfilos.
.
"A Teta Assustada" é o primeiro filme do Peru indicado na categoria de melhor filme em língua estrangeira. A história trata de uma garota chamada Fausta, que nasceu de um estupro sofrido por sua mãe durante duas décadas de violência rebelde no país.
.
"É algo muito importante para nós", disse à Reuters a diretora peruana Claudia Llosa, de 33 anos. "É como se nosso país estivesse mostrando sua memória ao mundo. Este filme mostra que, de algum modo, conseguimos arrancar algo de belo das trevas."
.
O diretor de "O Profeta", o francês Jacques Audiard, disse em comunicado à imprensa que se sente "espantado" e "imensamente grato" pela indicação de seu filme, sobre um jovem sentenciado a seis anos de prisão e obrigado a usar de sua astúcia para sobreviver a um perigoso enfrentamento entre quadrilhas.
.
O cineasta judeu Yaron Shani, que co-escreveu e co-dirigiu "Ajami" com o palestino Scandar Copti, disse que espera que a indicação ao Oscar atraia público a seu filme. Ambientado nas ruas do bairro Ajami, em Jaffa, o drama criminal trata das divergências entre os muçulmanos, cristãos e judeus da cidade.
.
Todos os diretores disseram que a indicação ao Oscar será um incentivo a seus filmes no difícil mercado de filmes em língua estrangeira nos Estados Unidos.
.
"Se meu filme ganhar o Oscar, isso será maravilhoso, é claro, mas a indicação é mais importante por transmitir a mensagem do filme e tentar chegar a mais pessoas", disse Shani à Reuters.
.
Fonte: Reuters
.
.
  • CAnsado

    04/02/2010 11h34
    Com todo respeito ao cruéis acontecimentos do século passado, mas não aguento mais filme sobre nazismo, poderíamos ao menos mudar para o atual "nazismo israelense", sei lá! Vira o disco!
    Roberto
    Brasília - DF
    .
    .

Sem comentários: