08.07.2010 - 13:39 Por Romana Borja-Santos
O Rádio Clube Português, do grupo Media Capital Rádios (MCR), vai fechar domingo e a decisão foi comunicada hoje aos colaboradores, apurou o PÚBLICO. Fonte do grupo confirmou que “o produto Rádio Clube Português vai ser descontinuado”.
Em 2003 o Rádio Clube Português regressou
por iniciativa do grupo Media Capital e foi reformulado em 2007 (DR)
Em comunicado, a administração da Media Capital Rádios informa que a partir do próximo domingo, dia 11 de Julho, "as emissões da Rádio Clube irão ser descontinuadas". A decisão, refere o documento, "tem por base a inviabilidade económica de um projecto tecnicamente complexo e dispendioso que, na actual conjuntura, se tornou inviável".
O grupo irá proceder à "reorganização de toda a estrutura" - o que "irá implicar a rescisão com 36 colaboradores no total" -, ou seja, a frequência onde a estação era emitida irá manter-se mas, a partir de dia 12, contará com "um novo formato com três noticiários ao longo do dia, sendo o resto do período preenchido com música dos anos 60 e 70".
Ainda assim, a administração garante que "o encerramento da Rádio Clube é uma decisão isolada, sendo que a MCR irá continuar a apostar no desenvolvimento dos restantes projectos desta unidade de negócio".
O PÚBLICO tentou contactar o director do Rádio Clube, Vítor Moura, mas, até ao momento, não foi possível.
O Rádio Clube Português é o canal informativo da MCR – que detém ainda a Comercial, Cidade FM, Best Rock FM, M80 e Romântica FM, bem como o portal Cotonete – e foi relançado em Janeiro de 2007 como rádio vocacionada para a informação, com a ambição de ultrapassar as concorrentes Antena 1 e TSF e pretendia atingir o equilíbrio financeiro em 2010.
Problemas financeiros
Contudo, os problemas financeiros e de audiência da rádio são já há algum tempo referidos e, no final de 2009, chegou mesmo a ser feito um despedimento colectivo que abrangeu dez colaboradores e que pretendia reduzir os custos da empresa para continuar a garantir a sua viabilidade. A decisão coincidiu com o arranque da nova grelha de programação que prometia um jornalismo de maior proximidade. Já em 2008 tinha havido uma redução do número de colaboradores nas várias rádios do grupo.
Por ocasião do despedimento de 2009, Vítor Moura informou que a estação iria adoptar um novo posicionamento passando a dedicar-se a um “ouvinte adulto e urbano que gosta de estar informado mas também gosta de boa companhia enquanto viaja ou trabalha”. Vítor Moura está à frente da rádio desde Julho de 2009, altura em que o seu antecessor, Luís Osório, foi afastado do cargo que ocupava desde 2005.
O despedimento colectivo de 2009 foi repudiado, em comunicado, pelo Sindicato dos Jornalistas que o considerou "injustificado", já que “este foi o único grupo de media que em 2008 não sofreu quebras de receita publicitária, antes aumentou em 32,2 por cento o seu volume de negócios, obteve resultados operacionais superiores em 12,1 por cento aos do ano anterior e distribuiu dividendos no valor de 61 milhões de euros”. E acrescentou: “Por outro lado, a rádio faz parte de um grupo de media muito poderoso, cujos resultados económico-financeiros dão ampla garantia de cobertura social interna” – em referência ao grupo Media Capital que detém a TVI.
O Rádio Clube Português (RCP) surgiu em 1931 e manteve esta designação até 1975, ano em que a emissora foi nacionalizada e convertida em RDP - Rádio Comercial. Após a privatização de 1993, o nome mudou para Rádio Comercial. A 12 de Março de 2003 a marca Rádio Clube Português regressou por iniciativa do grupo Media Capital e foi depois convertida num modelo mais informativo em Janeiro de 2007.
.O grupo irá proceder à "reorganização de toda a estrutura" - o que "irá implicar a rescisão com 36 colaboradores no total" -, ou seja, a frequência onde a estação era emitida irá manter-se mas, a partir de dia 12, contará com "um novo formato com três noticiários ao longo do dia, sendo o resto do período preenchido com música dos anos 60 e 70".
Ainda assim, a administração garante que "o encerramento da Rádio Clube é uma decisão isolada, sendo que a MCR irá continuar a apostar no desenvolvimento dos restantes projectos desta unidade de negócio".
O PÚBLICO tentou contactar o director do Rádio Clube, Vítor Moura, mas, até ao momento, não foi possível.
O Rádio Clube Português é o canal informativo da MCR – que detém ainda a Comercial, Cidade FM, Best Rock FM, M80 e Romântica FM, bem como o portal Cotonete – e foi relançado em Janeiro de 2007 como rádio vocacionada para a informação, com a ambição de ultrapassar as concorrentes Antena 1 e TSF e pretendia atingir o equilíbrio financeiro em 2010.
Problemas financeiros
Contudo, os problemas financeiros e de audiência da rádio são já há algum tempo referidos e, no final de 2009, chegou mesmo a ser feito um despedimento colectivo que abrangeu dez colaboradores e que pretendia reduzir os custos da empresa para continuar a garantir a sua viabilidade. A decisão coincidiu com o arranque da nova grelha de programação que prometia um jornalismo de maior proximidade. Já em 2008 tinha havido uma redução do número de colaboradores nas várias rádios do grupo.
Por ocasião do despedimento de 2009, Vítor Moura informou que a estação iria adoptar um novo posicionamento passando a dedicar-se a um “ouvinte adulto e urbano que gosta de estar informado mas também gosta de boa companhia enquanto viaja ou trabalha”. Vítor Moura está à frente da rádio desde Julho de 2009, altura em que o seu antecessor, Luís Osório, foi afastado do cargo que ocupava desde 2005.
O despedimento colectivo de 2009 foi repudiado, em comunicado, pelo Sindicato dos Jornalistas que o considerou "injustificado", já que “este foi o único grupo de media que em 2008 não sofreu quebras de receita publicitária, antes aumentou em 32,2 por cento o seu volume de negócios, obteve resultados operacionais superiores em 12,1 por cento aos do ano anterior e distribuiu dividendos no valor de 61 milhões de euros”. E acrescentou: “Por outro lado, a rádio faz parte de um grupo de media muito poderoso, cujos resultados económico-financeiros dão ampla garantia de cobertura social interna” – em referência ao grupo Media Capital que detém a TVI.
O Rádio Clube Português (RCP) surgiu em 1931 e manteve esta designação até 1975, ano em que a emissora foi nacionalizada e convertida em RDP - Rádio Comercial. Após a privatização de 1993, o nome mudou para Rádio Comercial. A 12 de Março de 2003 a marca Rádio Clube Português regressou por iniciativa do grupo Media Capital e foi depois convertida num modelo mais informativo em Janeiro de 2007.
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